Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PERIGO DAS JANELAS

Estudos da Célula

O PERIGO DAS JANELAS
 

Texto Base

(Atos 20:7-12) - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

Introdução

Paulo exortava os irmãos em Trôade e estendeu seu discurso até meia-noite. O jovem Êutico estava sentado à janela e, tendo adormecido profundamente, caiu do terceiro andar, sofrendo “morte” imediata. Paulo desceu e, inclinando-se sobre ele, o trouxe de volta à vida. Subiu ao cenáculo, celebrou a Ceia do Senhor e falou à igreja até o romper do dia. Desse texto extraímos algumas lições para nossas vidas:

1. A janela é um lugar que oferece muitas distrações através da janela, quem está dentro olha para fora e quem está fora dá uma “olhada” para dentro. Ficar à janela é estar dentro, mas observando o que se passa lá fora. Ficar à janela é ter a atenção dividida e o coração distraído por muitas coisas. Êutico era jovem da igreja – ele não abriu mão de estar reunido com seus irmãos na fé, mas ficou à janela. A janela parecia um lugar arejado e colorido que oferecia muitas distrações, mas não era seguro. Foi o palco de sua queda, o anúncio de sua morte.

2. A janela é lugar de sedução Davi foi seduzido através de uma janela.

Jezabel se preparou para seduzir através da janela. Cuidado com todo tipo de sedução que o inimigo tem trazido a você. Provavelmente isso seja uma janela que o inimigo abriu e não uma porta aberta por Deus.

3. A janela é um lugar de quedas perigosas quem cai de uma janela cai para fora, e não para dentro. Êutico caiu do terceiro andar e morreu. Sua queda foi uma tragédia. Se não fora o milagre operado por Deus, por intermédio de Paulo, Êutico teria encerrado precocemente seus dias.

A. Davi também caiu da janela. Davi também viu uma janela aberta e através dela, uma mulher se banhando; aquela janela aberta encerrou Davi numa terrível prisão de adultério e assassinato. (II Samuel 11:2-4) - E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.

B. Jezabel caiu da janela. A igreja apostólica derrotou Jezabel através da janela. Eles empurraram Jezabel para baixo. (II Reis 9:30-33) - Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela. E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu SENHOR? E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.

4. As janelas virtuais de hoje. As janelas hoje são mais coloridas e atraentes, mais numerosas e espaçosas. Os jovens encontram janelas para todos os lados. O mundo virtual escancara suas janelas sedutoras diante dos olhares divididos dos jovens cristãos. Eles precisam fazer uma escolha. Não podem ficar com o coração dividido. Não podem ter um é na igreja e outro no mundo. Não podem ser amigos do mundo a ao mesmo tempo amigos de Deus.

5. Deus nos chama para restaurar pessoas que se perderam por causa das janelas deste mundo. Paulo interrompe o culto momentaneamente, desce do cenáculo e ressuscita o jovem Êutico, devolvendo à igreja. Depois volta ao cenáculo e dá prosseguimento ao culto, ministrando a Ceia do Senhor e a Palavra até o alvorecer do dia.  Deus nos use para levantarmos os “Êuticos” que estão na janela e continuemos a realizar a obra do Senhor!

Conclusão

Deus nos chamou para tomarmos as portas do inimigo. (Gênesis 24:60) - E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus inimigos! (Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Por isso não te distraia com as janelas no caminho. AS JANELAS QUE O MUNDO ABRE PRA VOCÊ OBSERVAR DISTRAEM VOCÊ DE ALCANÇAR AS PORTAS QUE DEUS QUER ABRIR PRA VOCÊ!

Estevão Wagner, pastor

13/08/2014

Veja Mais...

10/Jul/2014

Mudança na Mentalidade.

 
27/Jun/2014

Mudança na Atitude.