Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A FÉ QUE VEM DE DEUS

Estudos da Célula

A FÉ QUE VEM DE DEUS
 

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A célula tem autoridade espiritual para orar por curas e milagres? (aguarde respostas). Jesus comissionou os discípulos a curar os enfermos nas casas onde o evangelho fosse pregado (Lucas 10:5,9). A célula é a expressão de pequenos grupos da Igreja de Cristo. O Senhor Jesus prometeu que onde dois ou três se reunissem em Seu nome, ali ele estaria (Mateus 18:20).

Por isso, precisamos entender que a reunião da célula é um lugar onde a presença e o poder de Deus devem se manifestar. Este é um lugar de transformação de vidas, conversão e milagres. Sempre que alguém tiver algum desafio, enfermidade, dor ou qualquer dificuldade pessoal, temos a missão de orar, ligar nos céus e na terra e causar o sobrenatural no nosso meio. Se você está enfrentando grandes problemas, este é o lugar de resposta.

QUEBRA-GELO: Neste momento da sua vida, qual o seu maior projeto a ser realizado num futuro breve? (amplie o leque de respostas entre ministério, evangelismo, família, finanças, emoções, conquistas pessoais, estudos, profissionais, etc.)

Introdução: Muitas pessoas acreditam em alguma divindade, crença ou filosofia de vida, refletindo uma vida de fé, por crerem em algo invisível. Contudo, isto nem sempre é uma fé bíblica. Somente a fé bíblica acessa o Deus verdadeiro.

A fé bíblica começa por crer que Deus existe e que a Bíblia é Sua Palavra. Contudo, esta fé ainda não é suficiente para mudar muitas realidades. Em Tiago 2:19 a Bíblia fala que até os demônios creem que Deus existe. Hoje vamos aprender a ampliar a ação da nossa fé, compreendendo a fé que vem de Deus e ativa o Seu poder, que transforma as nossas vidas.

Marcos 11:22-24 (NVI): Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. 23 Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 24 Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.

No original grego em que o Novo Testamento foi escrito, não consta a palavra “em” no v.22. As traduções mais literais da Bíblia descrevem a afirmação de Jesus como “Tenham a fé de Deus” ou ainda “Tenham a fé que vem de Deus”. Jesus está ensinando uma fé que somente o Espírito Santo pode ativar em nós, a fé que vem de Deus.

1. A FÉ QUE VEM DE DEUS PROFERE NOVAS REALIDADES

No v.23 Jesus enaltece que a fé começa por aquilo que se DIZ. Se quisermos viver a fé que vem de Deus, precisamos liberar poder sobrenatural por meio de nossas palavras. Muitas vezes o sistema de trevas deste mundo faz com que os cristãos usem o poder de suas palavras para ativar derrota, medo, insegurança e incredulidade (Provérbios 18:21). Deus criou o universo por meio de Sua Palavra (Hebreus 11:3). A fé que vem de Deus profere novas realidades.

Por outro lado, não temos direito espiritual de usar a fé que vem de Deus fora dos limites de Sua Palavra (1Jo 5:14). Precisamos declarar e agir a partir da vontade de Deus sobre nós (exemplo em Lucas 5:5).

COMPARTILHAMENTO: Você conhece algumas promessas da Palavra de Deus? Se sim, compartilhe exemplos. (Líder: se o grupo for novo e não souber a resposta, leve algumas referências bíblicas anotadas e peça que leiam em voz alta)

2. A FÉ QUE VEM DE DEUS CRÊ SEM DUVIDAR

Jesus ensina que a fé que vem de Deus requer que creiamos sem duvidar no coração, mas crendo que acontecerá aquilo que declaramos (v.23). Um dos maiores inimigos da fé de um cristão é a dúvida. Jesus afirmou que se permitirmos dúvida em nosso coração o poder da fé já será inibido. Precisamos treinar nossa mente e coração para crer sem duvidar e inclusive podemos orar sobre isto, assim como fez o pai daquele menino que tinha fortes problemas espirituais (Marcos 9:24).

PERGUNTA: A dúvida cresce quando focamos os olhos na dificuldade. Como podemos vencer a dúvida?

3. A FÉ QUE VEM DE DEUS TRAZ À EXISTÊNCIA EM ORAÇÃO

No v.24 Jesus conclui que a fé que vem de Deus traz à existência a nova realidade já proferida e crida por meio da oração. A oração da fé é aquela que oramos baseados na palavra de Deus e por isso podemos orar crendo que já recebemos, trazendo à existência na realidade espiritual a mudança que precisamos em nosso ambiente. Esta é uma característica de Deus (Romanos 4:17). Por isso, a fé que vem de Deus traz à existência aquilo que ainda não existe como se já existisse.

Existem orações em que fazemos petições a Deus, outras em que compartilhamos o nosso coração ou pedimos direção. Mas a oração da fé, a oração que libera milagres é aquela em que proferimos novas realidades, cremos sem duvidas e oramos em nome de Jesus Cristo para que o Pai ative Seu poder através de nós (Efésios 3:20).

PERGUNTA: Quais são os principais momentos em que temos direito espiritual de orar a oração da fé? (líder: diante de crises, desafios, milagres, sonhos. Para trazer à existência a vontade de Deus que conhecemos por meio de nossa fé)

CONCLUSÃO: Declare constantemente palavras que produzam mudanças sob a Palavra de Deus. Creia em suas declarações de fé. Ore ativando o poder sobrenatural do Espírito Santo, declarando “em nome de Jesus” (João 14:14).

DESAFIO: Membros da célula orem em duplas ou trios liberando milagres pela oração da fé à necessidade de cada um.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a brincadeira que você mais gostava de brincar quando era criança?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. No mundo competitivo que vivemos, no meio de uma grande multidão de pessoas, olhamos para o lado e muitas vezes nos sentimos quase que insignificantes diante dos grandes desafios e frente a tantas pessoas “melhor qualificadas” que nós. Diante desta realidade, a palavra de Deus nos deixa ensinamentos valiosos para não nos desanimarmos e continuar nos desenvolvendo para alcançarmos a visão que Deus nos tem dado.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

16/04/2024

Veja Mais...

29/fev/2024

EM BUSCA DO PERDIDO.

 
26/mar/2024

A PRÃTICA DO AMOR.