Texto Base
(Juízes 5:6-11) - Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos. Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei. E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel? Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao SENHOR. Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto. Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do SENHOR, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do SENHOR descia às portas.
Introdução
Na cultura desta época que a bíblia relata, as cidades eram construídas com muros muito fortes. Elas eram edificadas ao redor de poços de água potável. As águas eram prioridade número um para eles. Os moradores das cidades todos os dias saíam de suas casas, e passavam os muros das cidades, onde iam cultivar suas lavouras. Mas os poços estavam guardados na cidade.
Quando um exército inimigo queria tomar aquela cidade, o principal foco era cercar os poços. A cidade que estava sendo atacada pelo exército inimigo fechava os portões, com o propósito de se protegerem. E o que eles mais protegiam eram seus poços. Pois sabemos que as pessoas conseguem passar um bom tempo sem alimento, mas não sem água. Então, aqueles que queriam tomar a cidade colocavam seus flecheiros na parte superior do muro onde miravam para os poços. Quando as pessoas viam pegar água, eles lançavam suas flechas. A guerra se tornava uma batalha pelos poços.
Esse é o principal foco de guerra espiritual em que estamos inseridos hoje. Existe um poço de bênçãos para nossas vidas. Há um poço de unção que está a nossa disposição. Poço de prosperidade e vida abundante. O problema é que os flecheiros, os demônios, os principados e poderes nas regiões celestiais, tem se posicionado para manter-nos longe do poço e da fonte da vida. Temos que decidir, como Débora nos levantarmos para derrubar os flecheiros que estão cercando os poços de nossas vidas. Para que possamos beber as águas da restauração que Deus tem para nossas vidas.
Há quatro poços de vida espiritual que vamos trabalhar. Toda vez que você tenta se aproximar deles, os flecheiros posicionam-se para o atingir com os dardos inflamados do maligno.
1. O POÇO DA PALAVRA. O primeiro poço é o poço da palavra, a bíblia. Você necessita tremendamente da palavra de Deus. Ela é a fonte de vida. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. (Salmos 119:105). A palavra de Deus é a luz que ilumina nosso caminho. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. (Salmos 119:11). A palavra é o que nos livra de pecar. “A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra”. (Salmos 119:28). A palavra é o que nos fortalece. “A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”. (Salmos 119:25). A palavra é o que nos dá vida. “Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra”. (Salmos 119:41). É através da palavra que somos salvos. (Rm 10:17) – é através da palavra que temos fé. “Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra”. (Salmos 119:170). Somos livres através da palavra. “... Nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede”. (Lucas 5:5). A palavra nos traz prosperidade. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. (João 17:17). A palavra é a verdade. E a palavra nos santifica. Logo temos que viver uma vida na palavra. Jesus resistiu a satanás porque tinha a palavra nele.
2. O POÇO DA FÉ. Outro alvo dos flecheiros é o poço da fé. Tudo que Deus faz é através de nossa fé. Satanás sabe disso, por isso ele lança seus dardos contra nossa fé. Devemos nos levantar e lutar. A luta sempre é para alcançar, conquistar algo, neste caso é a fé. “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna”. (I Timóteo 6:12). Deus já nos deu uma arma espiritual, o escudo da fé. “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. (Efésios 6:16). Deus não se move pelas necessidades das pessoas, mas sim por sua fé! “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. (I João 5:4)
3. O POÇO DO SEU ESPÍRITO. O seu espírito é um poço: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. (João 7:38). Águas fluirão do seu interior. O teu espírito é o que se comunica com Deus. Ou você guarda teu espírito, alimentando ele com oração, palavra de Deus, adoração. Ou você míngua ele com as coisas do mundo. A revelação de Deus para estes tempos está dentro de você. Está em seu espírito! Por isso devemos orar em espírito. “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”. (Judas 1:20). “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. (Efésios 6:18)
4. O POÇO DAS FINANÇAS. Você pode ser o cara mais ungido, mais experiente, mais trabalhador, se não tiver dinheiro você não vai muito longe. Nunca houve um tempo onde a unção é tão cara, porque sem dinheiro você não vai a lugar algum. Por isso da mesma forma que satanás luta contra seu espírito vai lutar contra seu dinheiro. Tem pessoas religiosas que acham que o dinheiro é raiz de todos os males. Não é. O amor ao dinheiro é a raiz: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. (I Timóteo 6:10). Quando o dinheiro é nosso mordomo, e não nosso mestre, ele contribui para que o projeto de Deus se cumpra em nossas vidas. O dinheiro é aquilo que seu dono é. Se você é uma pessoa justa, seu dinheiro será justo. Se você for um traficante de drogas, cada centavo teu será mau. Os flecheiros sabem disso, por isso querem secar suas fontes. Pois, recursos financeiros, liberam milagres.
Conclusão
É tempo de nos levantarmos como Débora e cuidarmos de nossos poços. Os poços que o SENHOR tem preparado para nós. Guerreie, e cuide dos teus poços. Tenha comunhão com a palavra. Combata o combate da fé. Vigiai teu espírito, o alimenta com a verdade. E saiba como lidar com tuas finanças.
Estevão Wagner, apóstolo.


