A. QUEBRA GELO (10 min)
Boas vindas aos novos!
Quem foi até hoje seu melhor amigo e por quê?
B. EXALTAÇÃO (10 min)
Peça para alguém dar um testemunho sobre como mudou de pensamento e atitude depois que encontrou a Cristo.
Louvor 1 ou 2 músicas bem alegres
C. EDIFICAÇÃO (30 min)
O Coração do Homem
Texto Base: Mc 4:3-9, 14-20
“3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
A explicação da parábola
“14 O semeador semeia a palavra. 15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. 16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. 17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, 19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. 20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.”
Introdução
A Bíblia nos fala muito sobre o coração do homem. Ela menciona a palavra coração muitas vezes, ao todo 889. Na época em que a Bíblia foi escrita, o coração, como órgão do corpo humano, era considerado o centro da vida natural do homem. Com base nisto, eles entendiam que havia um coração invisível que era o centro da vida espiritual.
A grande maioria das vezes, quando a Bíblia fala sobre o coração, ela não está se referindo ao órgão do corpo humano que bomba o sangue, mas ao órgão espiritual que dirige a vida do homem (inclusive no NT nenhuma das vezes que aparece a palavra “coração”, se refere ao coração de carne)
Pv 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Como é o coração do homem
Quando o homem pecou seu coração foi contaminado e corrompido. O profeta Jeremias diz (Jr 17:9):
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto”.
Por isto Jesus afirmou que: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” (Mc 7:21-23).
Mas Deus, pelo seu amor, mandou Jesus e disse: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ez 36:26).
As Inclinações do Coração
Pela obra de Jesus na cruz, hoje temos a capacidade de administrar nosso coração.
“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal” (Lc 6:45).
Pelo que a bíblia dá a entender, o coração é composto pela mente (Mt 9:4), pela vontade (Hb 4:12), pelas emoções (Jo 16:22) e pela consciência (Hb 10:22).
Estas quatro áreas têm influência naquilo que sai do coração do homem e definem o que ele é. Na parábola do semeador vemos estes quatro setores do coração definindo a forma de vida das pessoas.
- O coração baseado na mente é como uma estrada de solo duro onde a Palavra de Deus tem dificuldade de penetrar, pois para estas pessoas tudo é julgado pela lógica (e a lógica é contra a fé)
- O coração baseado nas emoções é como um solo rochoso que fica muito animadoquando escuta as boas novas do evangelho, mas logo que chegam as dificuldades se desmotiva.
- O coração baseado na vontade é como um solo cheio de espinhos onde os muitos interesses envolvem o homem e o desconcentram do evangelho.
- O coração baseado na consciência é como uma terra boa que ao escutar o evangelho reconhecem que necessitam e deixam o evangelho desenvolver em seus corações.
Conclusão
A vida de uma pessoa pode ser fortemente influenciada pelos pensamentos, pelas emoções ou pela vontade. Mas quando deixamos a Palavra de Deus ser prioridade ao invés dos pensamentos, emoções ou vontades, teremos prosperidade e vida abundante.
Perguntas
- Com qual tipo de solo podemos comparar nosso coração?
- Compartilhe como nossa mente, nossas emoções, nossas vontades interferem nas decisões de nossa vida, que sutilmente nos afastam da Palavra de Deus.
- O poder de decisão está em nossas mãos. Então como poderíamos decidir de forma que a Palavra de Deus seja prioridade absoluta em nossa vida, uma vez que se a seguirmos teremos um resultado maravilhoso (Mc 4:20 – “trinta, a sessenta e a cem por um”)?
- Fale de uma experiência que você decidiu seguir a Palavra de Deus, mesmo que sua mente, suas emoções ou sua vontade o impulsionavam a ir para outro caminho, mas que você tenha decidido seguir a Palavra e foi bem sucedido.
D. EVANGELISMO
Orar pelas necessidades (enfermidades, doenças, ...)
Orar pelo Mapa de Oração.
Levar as pessoas novas a Jesus.
Fazer algum propósito de evangelismo que envolva os membros da célula.
Ricardo Wagner, apóstolo.


