Introdução
A Bíblia diz que o “justo viverá por fé”. Sendo assim, quais são as características de uma pessoa de fé? As pessoas têm características nacionais e culturais de acordo com o país ou a região em que vivem. Uma pessoa de fé tem características que mostram que ela realmente é uma pessoa de fé. As características de um cristão são sempre características positivas.
1. Uma pessoa de fé vive de acordo com a Palavra de Deus
a. Quando os israelitas viviam no Egito eles se alimentavam do pão do Egito. Porém quando eles cruzaram o Mar Vermelho e entraram no deserto, eles não tinham maneira de adquirir pão. Eles viveram apenas pela palavra de Deus. “Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.” (Ex 16:4)
b. Jesus disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4)
c. A fé vem de ouvir a mensagem de Deus, e a mensagem vem da Palavra de Deus. (Jo 2:5, Mt 8:8)
2. Uma pessoa de fé vive através de seus sonhos
Como uma galinha que choca seus ovos esperando por um pintinho, assim é a pessoa que vive em seus sonhos.
a. Israel saiu do Egito, sonhando com a terra prometida que mana leite e mel. “E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos separei dos povos.” (Lv 20:24)
b. As pessoas que não sonham morrem no meio do caminho. Os 10 espias e os israelitas perderam seus sonhos e morreram no deserto. Josué e Calebe que continuaram a sonhar entraram em Canaã com seus descendentes. “E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR. Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.” (Nm 14:36-38)
c. O Espírito Santo trabalha em nós através dos sonhos e visões (II Co 2:9-10, Ef 3:20).
3. Uma pessoa de Fé é uma pessoa corajosa
a. A fé e coragem de Davi
- Ele matou um leão e um urso através da fé (I Sm 17:34-35).
- Ele lutou com Golias através da fé (I Sm 17:36,45).
b. A fé e coragem de Pedro
- Ele teve uma coragem desmedida quando lançou as redes no mar depois do sol estar a pino (Lc 5:4-6).
- Ele andou por sobre as ondas do mar durante a noite ( Mt 14:28-29).
- Ele curou um mendigo aleijado na Porta Formosa do templo à nona hora depois de Pentecostes (At 3:1-11).
4. Uma pessoa de fé é uma pessoa com uma linguagem diferente
a. Fé não crê em circunstâncias, sentimentos ou em emoções. Fé acredita em Deus (Mc 11:22-23).
b. A linguagem de uma pessoa com fé em Deus vai além das circunstâncias, sentimentos e emoções. Ou seja, a pessoa de fé fala coisas que não existem como se já fossem.
- Abrão que significa “pai exaltado” teve seu nome mudado para Abraão que significa “pai de multidões” e começou a falar que seria pai de multidões mesmo sem ter ainda nenhum filho (Gn 18).
- Deus disse para Abrão não chamar mais sua esposa de Saraí que significa “minha princesa”, mas de Sara que significa “princesa” significando que ela seria uma verdadeira princesa de seu povo (descendentes) mesmo tendo noventa anos e ainda não ter filhos (Gn 17:15-17).
- Jesus disse: “Se podes?”. E ele mesmo respondeu: “Tudo é possível ao que crê”.
Conclusão
Uma vez que uma pessoa de fé caminha com Deus, ela precisa assemelhar-se ao caráter de seu Deus. Por isso ela deveria naturalmente pensar, sonhar, crer, falar e viver como Deus.
Ricardo Wagner, apóstolo


