Estudos da Célula

Como Árvore Plantada pelo Senhor para Sua Glória

23 de novembro de 2012 5 MIN DE LEITURA

Introdução. Muitas passagens bíblicas nos mostram que a árvore é símbolo do homem. Os escritores da bíblia usaram da alegoria do homem com uma árvore para mostrar que Deus tem um projeto a fim de que sejamos uma árvore segundo sua vontade. Que tipo de árvore você é? Qual gostaria de ser? E qual você deveria ser?

1) A árvore que Deus quer que sejamos. Salmos 1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Deus quer que sejamos uma árvore plantada junto aos ribeiros de água. Junto da fonte de suprimento, perto da solução para nossas vidas. Muitos acabam parecendo árvores em desertos que crescem pouco e de maneira irregular com características tortuosas. Deus não quer que você seja plantado num deserto! Você pode passar por tempos de estiagem, mas não aceite habitar em desertos. Outra característica da árvore que Deus quer que sejamos é dar frutos no tempo certo. Na estação dos frutos, no tempo de colheita devemos colher muito. Deus quer que sejamos árvores cujas folhagens não caem. É deprimente ver uma árvore sem folhas. Embora saibamos que no próximo verão terá folhas de novo, muitas vezes nos perguntamos se ela ainda está viva. Há pessoas que parecem plátanos basta dar um friozinho e as folhas avermelham e caem, ficam tristes e deprimidas rapidamente. Mas o que acontece com esta palavra bíblica que diz que aquelas pessoas que meditam na palavra de Deus não murcham suas folhas?  Precisamos ser uma árvore que atende a expectativa de Deus.

2) A árvore que alguns são. Juizes 9:7-15 Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. Esta alegoria trata de um chamado para uma missão, as respostas que as pessoas dão a esta missão e as características destas pessoas. O chamado começa pelas árvores mais importantes, honradas e com produtos valiosos e a resposta delas é que estão muito ocupadas e que são muito importantes para gastarem tempo nesta missão. Isto ilustra aquelas pessoas que são mais proeminentes nas cidades, são mais importantes e têm funções privilegiadas, elas geralmente dizem não à missão de Deus. Ao final ilustra uma liderança negativa, alguém que nem tem sombra, assim como o espinheiro, mas quer exercer autoridade com arrogância e violência. Algumas pessoas são como árvores que tem sombra, mas não a disponibilizam para os caminhantes da vida refazerem as energias, outros querem exercer autoridade mas não tem sombra para oferecer.

3) Quando há a árvore boa e a árvore má juntas. Mt 13:24-30 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro. Esta parábola ou alegoria apresenta o desenvolvimento de duas plantinhas simultâneas, parecidas, mas com fruto muito diferentes. O joio é chamado de falso trigo por sermos parecidos. A semente do joio é veneno, ao passo que a semente do trigo alimenta o mundo inteiro. Esta parábola representa a nossa sociedade e inclusive a igreja do Senhor Jesus em toda a terra. Quem pode diferenciar um verdadeiro cristão de um não cristão caminhando na rua? Não é possível! Tudo o que vemos são pessoas com as mesmas características. E quem da sociedade aceitaria a comparação com o joio? E será que eu sou joio ou trigo? O que me faz garantir isto? Eu e você queremos ser trigo, pois no final de tudo o trigo será guardado no celeiro de Deus e o joio irá pro fogo.

4) Tornando-me a árvore que Deus quer. Rm 11:16b se for santa a raiz, também os ramos o serão. Aqui está uma dica para sermos uma árvore abençoada, prestar atenção na semente. Se as sementes forem abençoadas também a árvore será e os frutos serão. Jo 15: 1-2 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Outro fator importante para sermos árvores plantadas pelo Senhor é deixá-lo ser nosso agricultor, deixá-lo mexer em nossas vidas, deixá-lo podar nossos ramos, deixá-lo preparar o solo. Muitas vezes não entendemos este trabalho de Deus e logo que algum ramo é cortado pensamos que estamos sendo lesados, que estamos perdendo algo, que Deus não está cuidando de nós direito, pois como ele deixou que um ramo fosse cortado? Entender o trabalho de Deus em nossas vidas é crucial para sermos a árvore que ele deseja. Isaías - 61:3b Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Vanderlei Cardoso, pastor

Leia a seguir

BIBLIOTECA COMPLETA
PREPARE-SE PARA FRUTIFICAR
23
SET2026
Estudos da Célula

PREPARE-SE PARA FRUTIFICAR

CHAMADOS PARA GOVERNAR
15
SET2026
Estudos da Célula

CHAMADOS PARA GOVERNAR