Deus é Tudo que Necessito (Ricardo Wagner, ap.)
Durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto desde o Egito até a terra de Canaã, Deus mesmo estava junto com o povo os guiando de uma forma muito peculiar.
Ex 13:21-22 – “O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.”
Ex 40:36-38 – “Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.”
Israel peregrinou em torno de 40 anos pelo deserto do Sinai até entrar em Canaã. Esta jornada foi dirigida por Deus. O povo de Israel era guiado através de uma coluna de nuvem que pairava sobre eles durante o dia e por uma coluna de fogo durante a noite. Quando a coluna se levantava e se deslocava o povo a seguia. Quando ela repousava o povo acampava.
O deserto do Sinai é um lugar muito hostil para a vida humana. As temperaturas durante o dia chegam a 49?C e a noite a menos 10?C. A variação da temperatura do dia para a noite pode chegar a 37?C. Durante o inverno pode nevar e gear em pleno deserto. Existe neve permanente no pico do monte Sinai durante a grande parte do ano, apesar que durante o dia o calor seja escaldante. Isto significa que o clima é praticamente insuportável para o ser humano. Poucos beduínos vivem atualmente neste deserto.
Deus, porém, cuidou de seu povo e os dirigiu em sua jornada. Durante o dia havia a nuvem que os protegia do calor escaldante e durante a noite havia a coluna de fogo que os aquecia do frio congelante, bem como iluminava a escuridão. O povo estava protegido das situações adversas. Porém quando a coluna se deslocava era necessário que eles se deslocassem junto para não ficarem desprotegidos e sufocassem com a aridez do dia e congelassem com o frio da noite.
Percebemos aqui que Deus não está limitado em sua manifestação. Quando o povo necessitava ser aquecido, Deus se manifestava como uma coluna de fogo. Quando o povo precisava ser protegido do calor, Deus se manifestava através de uma nuvem. Ele se tornou aquilo que o povo necessitava. Ambas as funções (a nuvem e a coluna de fogo) foram no sentido de trazer conforto ao povo de Israel.
PERGUNTAS: O que esta história da coluna de fogo a noite e da nuvem durante o dia pode nos ensinar para aplicarmos em nossas vidas?
Quando Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo das mãos do Faraó do Egito, Moisés perguntou qual era o nome de Deus (para os hebreus o nome traz consigo o caráter e a personalidade). Deus respondeu assim:
Ex 3:14-15 – “14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. 15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.”
Esta expressão “EU SOU O QUE SOU” vem daquilo que é chamado de tetragrama (YHWH) que atualmente lemos como Yahweh. Este nome de Deus aparece 6.828 vezes na Bíblia. Na grande maioria de nossas bíblias em português este nome é traduzido como SENHOR em letras maiúsculas. A expressão “EU SOU O QUE SOU” ou “EU SOU” também poderia ser traduzido e interpretado da seguinte forma “AQUELE QUE SE TORNA" ou "EU ME TORNAREI/SEREI O QUE EU QUISER”. Deus está dizendo a Moisés que tudo o que o povo necessitasse Deus poderia ser! Desta forma Moisés avançou sem medo, pois tudo o que o povo necessitasse Deus seria!
Ele foi o fogo no frio e a nuvem no calor. Ele foi Deus de Guerra para os Israelitas: “O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.” (Ex 15:3). Mas também Ele é Deus da Paz: “E o Deus da paz seja com todos vós.” (Rm 15:33).
Ele é o Pastor que cuida, alimenta e dirige seu povo. Ele é o Rei que tem autoridade para governar. Ele é o Médico que cura. Ele é o Pai que nos traz segurança. Ele é como a Mãe que não esquece de seus filhos. Ele é tudo que precisamos. Ele pode torna-se tudo aquilo que necessitamos.
PERGUNTAS: Qual característica mais lhe impressiona no caráter de Deus? O que Deus já foi para você? O que Ele precisa hoje ser para você?
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo: Pergunta: Você conhece uma pessoa que o nome dela expressa a personalidade e caráter dela?
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. Diante dos desafios que teremos que enfrentar este ano para AVANÇARMOS, precisamos ter “espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração” (Ef 1:17-18). Precisamos aumentar nosso conhecimento de Deus que a “graça e paz vos sejam multiplicadas” (II Pe 1:2). Para isto precisamos cada dia avançar no conhecimento de nosso Deus para que nossa fé esteja alicerçada na certeza que nosso Deus vem em socorro aos seus, pois “o SENHOR, ... ama a prosperidade do seu servo” (Sl 35:27)
b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a crescerem no conhecimento de Deus para ficarem seguros e firmes e poderem avançar nos propósitos de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que as pessoas de sua célula cada dia mais venham a conhecer o seu Deus, e assim, não vacilem nem tenham medo diante das circunstâncias, pois conhecem profundamente seu Deus!
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.
Observação: Nosso tempo e recursos definem o que é importante para nós. Observe o quanto sua célula é importante para você. Quanto tempo tem se dedicado para sua célula e os seus participantes e assim poderá de antemão saber se terá sucesso ou não. O sucesso é diretamente proporcional ao valor que você dá para as coisas que faz. Corrigido por Prfta Eneida Wagner


