Introdução. Cada dia o ser humano é movido pelo desejo de vencer e prosperar quando isto não acontece mais com alguém é porque a vida perdeu o brilho, o encanto e os sonhos foram apagados. É bom ser movido por este desejo de vencer. O nosso Deus é vencedor e deseja que sejamos filhos vencedores. Em alguns aspectos como os de 1Co 15:57, onde descreve a vitória sobre a morte e o pecado, o próprio Deus nos dá a vitória por intermédio do sacrifício de Jesus na cruz. Um aspecto complicador nesta análise sobre o assunto “vitória” é que muitas vezes não conseguimos ver a vitória que Deus está nos dando e em alguns casos a jogamos fora. Em outros momentos a própria vitória mal administrada pode se converter em grande derrota. 1Co15:57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
1) A nossa vitória vem de Deus. Pv 21:31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR. Esta passagem bíblica é linda, pois ela alia a ação de Deus com a ação do homem. Ela diz que o cavalo se prepara para a guerra. De fato precisamos nos preparar para a guerra todos os dias. Precisamos nos aperfeiçoar na guerra, melhorar em nosso trabalho, aprender mais sobre relacionamentos e família, estudar sobre as coisas de Deus. É preciso que nos preparemos, porém é preciso também, entendermos que a vitória definitiva vem com a bênção do Senhor.
2) A nossa vitória e prosperidade é desejo de Deus. Sl 35:27 Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo! Nesta passagem encontramos a informação de que Deus tem prazer na prosperidade de seu servo. Então, nunca pergunte se é vontade de Deus que você prospere, porque ele já respondeu esta pergunta! Sl 106:5 para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, e me alegre com a alegria do teu povo, e me regozije com a tua herança. Além de Deus desejar nossa prosperidade pessoal, ele quer que vejamos a prosperidade dos outros, da igreja, da nossa família dos nossos filhos e netos. Sl 128: 5-6 O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!
3) Muitas pessoas não ouvem a Deus na prosperidade. Jr 22:21 Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Por isto, Deus precisa levar estas pessoas aos desertos da vida a fim de lhes falar ao coração. Dt 8:13 e 14a depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus... Isto acontece com muitos também. Ouvem a Deus quando estão no aperto e no deserto, mas quando estão prósperos e estão com sua vitória nas mãos, ficam muito ocupados nesta nova situação de prosperidade. Passam a ter um trabalho melhor, começam a construir projetos, têm mais condições de lazer e não tem mais tempo para oração leitura da bíblia, ir á célula e ir à igreja. Será que você já conheceu alguém assim? Só pense!
4) A prosperidade, a vitória, a bênção podem se tornar em armadilha para quem não administra bem. Sl 69:22 Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade, em armadilha. Veja esta armadilha acontecendo com um personagem de uma parábola de Jesus. Lucas 12:20-21 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. A prosperidade dá uma sensação de segurança e de ordem na vida o que é muito bom, porém muitos transferem isto para o mundo espiritual e no mundo espiritual o que dá segurança e ordem é o sangue de Jesus e não as coisas naturais.
5) Veja o exemplo de alguém que administrou mal a sua bênção, veja o caso de Esaú.
a) O cansaço, o estresse, o imediatismo e a ansiedade podem nos levar a administrar mal a nossa bênção. Gn 25:29-30Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Esaú voltou cansado do trabalho, estressado pelo mau resultado, pois a bíblia não cita nenhuma caça dele naquele dia. Esaú queria saciar sua fome imediatamente, não queria esperar nenhum minuto. O imediatismo pode levar a gente a perder a bênção. Pode levar a gente a perder um casamento. Pode levar a gente a fazer negócios mal feitos. Bons vendedores sabem que não podem deixar o cliente pensar muito, precisam fechar a venda logo enquanto o cliente está envolvido pelos benefícios daquele produto. Esaú só pensou no benefício imediato e Jacó pensou no futuro e então propôs a condição.
b) A avaliação exagerada do problema ou da necessidade faz-nos perdera bênção do Senhor. Gn 25:31-32 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Será que Esaú estava mesmo a ponto de morrer pelo fato de estar meio dia ou um dia sem comer? Este é o tipo de exagero que torna o nosso problema muito grande e a bênção que o Senhor nos deu muito pequena ou até insignificante. Esaú engrandeceu o problema dizendo; “estou a ponto de morrer...” e diminuiu a bênção dizendo: “de que me aproveitará o direito de primogenitura?” De que me aproveitará, ou seja, isto não tem valor nenhum, isto não vale nada. Porém depois que ele pensou melhor, depois que o imediatismo não o dominava mais, ele queria matar Jacó por ter lhe comprado o direito de primogenitura. É assim que geralmente acontece; a pessoa não administra a bênção e depois quer achar culpados por tê-la perdido. Muitas coisas que você tem é bênção do Senhor, é vitória do Senhor! Aprenda a identificar as bênçãos que o Senhor já te deu, mas que você não conseguia enxergar.
c) A troca do direito da bênção por coisas passageiras e temporais. Gn 25:33-34 Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. Muitas pessoas têm um forte senso de urgência por certas coisas naturais e passageiras que chegam a deixar de lado as coisas espirituais e eternas. O que pode ser hoje o nosso prato de lentilhas? É tudo aquilo que sentimos urgência em ter, em consumir, em adquirir. Se aquilo que desejamos possuir está fazendo com que negociemos as coisas de Deus, então é hora de reavaliar nossos valores. Não troque a bênção de Deus pelas coisas temporais e passageiras daqui.


