Imagine a Bênção!
Uma célula com quatro a cinco pessoas começa em uma cidade do interior. Esta célula cresce e surgem sete células. Uma destas células, poucos meses depois, multiplica-se; passam-se mais três meses e a célula gerada se multiplica por quatro, isto é, com quatro líderes.
Esta é parte da história da Comunidade de Vera Cruz que em oito meses já figura entre as maiores igrejas da cidade. A esposa do pastor, Kélia é a líder descrita acima. Uma de suas líderes veio na igreja a primeira vez á quatro meses atrás com dores terríveis na coluna a tal ponto de necessitar o uso de morfina para aliviar a dor, ficava noites sem dormir. Uma infinidade de remédios era sua rotina, entre estes, tomava dois comprimidos que custavam 70,00 por dia. Submeteu-se a cirurgia na coluna, mas não havia resolvido. Pediu oração se queixando que não havia dormido de dor na noite anterior. Após a oração disse-lhe que dormiria a noite toda. Ela acordou 9:30h da manhã. Um espírito de morte manifestava-se fortemente nela por terem tentado abortá-la. Foi liberta, curada e assumiu célula nesta semana. Graças a Deus! Só na visão celular para acontecer algo tão lindo!
Liderança de célula. A maneira mais fantástica para ser trabalhador na seara do Senhor.
João 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Alguns podem dizer; não precisa ser líder de células para ser obreiro do Senhor; eu concordo em parte. Quem não tem um grupo onde pode gerar filhos (ganhar), cuidar deles, alimentá-los e vê-los crescer (consolidar), desenvolver neles responsabilidade, fidelidade, caráter (discipular) e lançá-lo para sua missão no Senhor (enviar), não sei como realizará sua tarefa de pai eficientemente. Quem não tem uma célula para fazer isto, o trabalho é parcial e esporádico, não tendo condições de promover e acompanhar o crescimento do filho. Então, os obreiros que têm um desejo enorme de trabalhar para o Senhor, mas não têm células, trazem uma pessoa para a igreja e dizem; pastor fiz minha parte, aqui está meu fruto. Isto é como colocar um filho no mundo e não cuidá-lo ou dar aos cuidados de quem não é o pai. A liderança de célula é maravilhosa porque a pessoa que gerou o filho vai cuidá-lo, fazê-lo crescer, e lançá-lo para a missão sob supervisão.
O resultado do trabalhador/líder sob vários ângulos.
1) Ponto de vista do Senhor da seara.
a) A necessidade da obra. Lucas 10:2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Os trabalhadores são poucos. Esta afirmação é dolorida. Imagine você olhando para a sua lavoura, para a sua plantação e ver que está pronta a ser colhida, mas não tem trabalhadores, todos estão ocupados com suas vidas. Você vai atrás e pede; por favor, ajudem-me a colher minha lavoura enquanto parte já vai se perdendo e você vê que são poucos trabalhadores para o muito serviço. Não deixe Deus procurar muito; ofereça-se para trabalhar na sua seara.
b) O orgulho (satisfação) do coração do Pai por ter um filho trabalhador. Marcos 1:11 E do céu veio uma voz, que disse: Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria. Isto é o que o Pai falou do seu filho Jesus que disse sim para trabalhar e cumprir a missão. Isto é também o que o Pai diz para cada um que cumpre com sua vontade. Isto é o que você falaria para um filho obediente que trabalha com você de bom grado e produz muito resultado; não é mesmo?
2) Ponto de vista do trabalhador/ líder.
a) Se diz sim. Isaías 6:8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías representa a pessoa que diz sim para o chamado de Deus; ele viu a glória do Senhor e recebeu a revelação do filho de Deus como se vê em Is 53.
b) Se diz não. Jonas1:1-3 Certo dia, o SENHOR Deus disse a Jonas, filho de Amitai: Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos. Jonas se aprontou, mas fugiu do SENHOR, indo na direção contrária. Jonas foi na direção contrária e foi engolido por um grande peixe. Jonas representa a pessoa que diz não a obra de Deus. Depois não sabe por que as coisas vão mal, não sabe por que foi engolida por um grande peixe. Se esta pessoa for trabalhar, o faz de mau gosto, acha muita responsabilidade, faz como que por obrigação. Deus quer voluntários.
c) A recompensa. 1Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. O Senhor não deixará sem recompensa quem trabalhar em sua seara.
3) Ponto de vista de quem é beneficiado neste trabalho.
a) Livramento, cura e libertação. Atos 3:8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Repare na reação deste homem que foi beneficiado pelo trabalho dos obreiros Pedro e João. Ele salta, começa a pular, dançar, louvar a Deus. Ele mostra para todo mundo o resultado que recebeu. Você também pode fazer muita gente pular de alegria! Você pode ser o motivo de muitas pessoas louvarem a Deus! Deus quer te usar. Amém!
b) Única ou última saída. Mc 5: 25-29 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais... escutado falar de Jesus... tocou na sua capa... Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. Para esta mulher não tinha mais solução, mas ouviu falar de Jesus... Será que alguém nestas condições poderia ouvir falar de Jesus através de você? Quem sabe a última saída de muitas pessoas esteja nisto; ouvir falar de Jesus e ir até Ele. Como você acha que esta mulher se sentiu? Com muita gratidão de quem lhe falou de Jesus. Você também pode fazer muitas pessoas se sentirem assim! Amém!
4) Ponto de vista daqueles que não acreditavam. Passam a se interressar e muitos começam crer no Senhor através dos frutos dos trabalhadores. At 8: 7-13 Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados. E assim o povo daquela cidade ficou muito alegre. Morava ali um homem chamado Simão, que desde algum tempo atrás fazia feitiçaria...O próprio Simão também creu. Felipe, um trabalhador do Senhor estava fazendo a obra de Deus e um feiticeiro o observava, viu o resultado e os frutos de Felipe e se converteu ao Senhor. Muitos que hoje te criticam, zombam e até se opõem, poderão vir a crer no Senhor quando virem os frutos do Senhor na sua vida.
Aplicação.
Trabalhar para Deus é a missão mais alta do ser humano. Nada pode ser maior. Nada pode ser mais gratificante. Este é o desejo de Deus para nós. Muitos pensam que trabalhar para Deus é coisa para alguns especialmente chamados. Não! Todos são chamados para trabalhar, mas nem todos atendem ao chamado. Uma vez trabalhando, Deus libera dons e ferramentas segundo sua vontade para nos auxiliar e cumprirmos a tarefa. Você descobrirá o verdadeiro sentido da vida servindo ao Senhor! Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:23