Êxodo 17:15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.
Há várias maneiras de abordar certos assuntos e por vezes quando estes assuntos são abordados de diferentes formas, assimilamos mais seu conteúdo. Há várias maneiras de abordarmos sobre nossos maiores valores e analisar o que realmente é importante para nós, o que ocupa um lugar de honra em nossas vidas. Uma delas é respondendo a pergunta; qual é minha maior bandeira?
O que é uma bandeira? Neste caso significa aquilo que eu levanto em minha vida, o que mais exalto. Aquilo que representa meu maior valor. Lembrando que eu valorizo o que priorizo e priorizo o que valorizo. Sendo assim, minha bandeira é aquilo em que invisto tempo, invisto energia, invisto recursos financeiros, sacrifico outras coisas para priorizar esta. As pessoas geralmente não se dão conta de qual é sua verdadeira bandeira por não se questionarem sobre isto.
a) A bandeira do prazer. 2Tm 3: 1-5 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, ...desobedientes aos pais, ingratos... sem domínio de si, cruéis, ... mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.... Foge também destes.
Senti-me inspirado a desenvolver este assunto ao analisar alguns jovens em suas manifestações inconscientes de arvorar a bandeira do prazer. No período de uma hora em que os observei, verifiquei o quanto falavam sobre as festas, namoros, bebidas, como tentavam atrair a atenção de moças que passavam na rua. Certo rapaz disse: "um amigo de minha esposa mandou várias mensagens dizendo que eu estava em certo lugar de festas então minha esposa foi no posto de pedágio para ver se meu carro havia passado por lá"... Então, disse ele; “graças a Deus que neste dia resolvi ir de carona”. Imaginei o quão ridículo seria se estes jovens saíssem por aí com uma grande bandeira escrito; prazer. Quem sabe alguns carregariam uma bandeira que tivesse escrito; drogas, outros sexo, outros bebidas alcólicas. Nós conseguimos disfarçar estas bandeiras dos homens e não pagar este mico, mas Deus sabe qual é verdadeiramente nossa bandeira.
b) Uma pessoa pode ser minha maior bandeira. Isto quando esta pessoa se torna o centro da minha vida e minhas tomadas de decisões são quase sempre em função dela a fim de lhe agradar. Esta pessoa posso ser EU mesmo. Quando minhas decisões levam em consideração sempre meu bem estar, todos têm que se moldar conforme minha vontade ou no mínimo não me molestar e nem me questionar sobre minhas escolhas. Esta pessoa pode também ser o cônjuge; caso de Davi que tinha Bate-seba como sua bandeira por um tempo, a tal ponto que mandou matar seu marido para ficar com ela, 2Sm 12. Davi não levou em conta o que Deus pensava, pois neste momento de fraqueza em sua vida a sua maior bandeira era Bate-seba. Esta pessoa pode ser um filho como no caso de Abraão que tinha Isaque como sua bandeira, Gn 22.
c) Uma atividade pode ser minha maior bandeira. Quando me entrego a uma atividade de tal maneira que ela é sempre a prioridade e não negocio. Quando esta atividade ameaça muitas outras coisas como família, saúde, vida de fé, mas eu pago qualquer preço para exercer esta atividade, aí está minha maior bandeira. Pode ser o trabalho, um esporte, um clube ou time de futebol, freqüentar bares, etc...
d) Minha igreja, meu ministério pode ser minha maior bandeira. È muito claro que Deus e igreja não são a mesma coisa e que servir a igreja não é o mesmo que adorar a Deus. Muitos estão tão absorvidos pelo trabalho do ministério e pela agenda da igreja que não lhes sobra tempo para adorar a Deus como filhos e pensam que o devocional pode ser substituído pelo trabalho e se esquecem da lição de Marta e Maria, Lucas 10:41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Outros estão tão vislumbrados com o sucesso de seu ministério que falam mais deles do que do Senhor da igreja. Muitos ministros e líderes de sucesso deveriam meditar nas palavras; MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM, Daniel 5:25.
e) Deus pode e deve ser minha bandeira. Êxodo 17:15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira. Muitos têm medo de levantar a bandeira de Deus e serem confundidos com fanáticos, mas não tem medo de levantar outras bandeiras. Quando Jesus falou-nos sobre buscarmos em primeiro lugar o Reino Deus em Mt 6:33, é disto que estava falando.
Ex 17: 8-15 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.
A vitória vem quando levantamos a bandeira de Deus nas nossas vidas, assim como deu a vitória para Moisés e Josué.
Aplicação. Não precisamos preterir algo em relação a outro, o que precisamos fazer é equilibrar as coisas. Colocar cada coisa na sua ordem. Não devemos jogar fora a bandeira da família e sim deixar que a bandeira de Deus esteja mais alta do que esta. Há lugares para várias bandeiras nos mastros da nossa vida em nosso coração, todavia há uma escala de prioridades e devem estar no lugar e altura coerentes. A mais alta é a bandeira de Deus, após a nossa família, depois trabalho e outras atividades.
Vanderlei Cardoso, Pastor