Rádio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Alinhando Meu Sonho Com o Sonho de Deus

Estudos / Liderança

Alinhando Meu Sonho Com o Sonho de Deus
 

Muitas pessoas têm sonhos e não os realizam por não compreenderem alguns princípios de Deus. Quando a realização de nosso sonho é um fim em si mesmo, tem mais dificuldade para se realizar, porém se a realização do nosso sonho de alguma maneira contribuir para o Reino de Deus, acontecerá um mover de Deus na direção da realização do nosso sonho.
È preciso gerar o nosso sonho em oração e planejamento com Deus e administrar a realização do nosso sonho, isto é; fazer com que esta realização contribua com o Reino de Deus. Para compreendermos melhor esta exposição de idéias vamos analisar uma mulher que passou por este caminho na realização do seu sonho. Esta mulher é Ana. Esta história está descrita em 1Samuel 1 e 2.

1) O problema em contraste com o sonho de Ana. 1Sm 1: 2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha. O contexto social da época permitia ao marido cuja esposa fosse estéril, ter outra esposa para que tivesse descendência. Então Ana tinha que tolerar as gozações e as afrontas da outra esposa de seu marido. Ana tinha um grande problema, era estéril, sentia-se inferiorizada em relação a Penina, tinha um grande sonho que era ter filhos.

2) O problema em contraste com o sonho de Deus. 1Sm 2:12  Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus. 1Sm 1: 17  Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o SENHOR. E para o SENHOR o pecado desses moços era muito grave. Você já se perguntou; será que Deus tem problemas? Será que Deus tem sonhos a realizar? O que você responderia a estas perguntas? Logicamente que pessoalmente Deus não tem problemas, no terceiro céu lugar de sua habitação não tem problemas. Mas na igreja, que é o corpo de Cristo, que é a família de Deus, que é a noiva de Cristo, que é o exército de Deus na terra, a representação do Reino de Deus, nela há problemas que dizem respeito a Deus. Neste sentido, Deus têm problemas e sonhos em relação a um projeto dEle chamado igreja. 1Timóteo 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Aqui diz que Deus tem um desejo, o que poderia s! er traduzido também por sonho. E qual é? Que todos os homens sejam salvos. E este é o trabalho da igreja. Então, ao mesmo tempo em que nós temos problemas, necessidades e sonhos, Deus também os tem.

3) Alinhando meu sonho com o sonho de Deus. 1Sm 1: 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida...Deus tinha um problema que era; a falta de pessoas consagradas e santas para servirem a ele no templo que representa a igreja. Os filhos do sacerdote Eli eram muito maus, eles roubavam parte das ofertas que o povo trazia para a casa de Deus, eles não estavam nem aí com a obra de Deus, todavia Deus não tinha pessoas consagradas para substituí-los e resolver este problema. Quando Ana fez esta oração dizendo que se Deus lhe desse um filho consagraria ao Senhor e devolveria ao Senhor para que ele morasse no templo e fosse discipulado por Eli, Deus viu na realização do sonho de Ana, a e realização do seu sonho também, isto é; ter um homem de Deus que mudasse a adoração, o ser! viço ao Senhor, que gerasse mais fidelidade do povo a Deus. A resolução do meu problema pode também ser a solução de um problema de Deus na igreja. A realização de um sonho na minha vida pode representar também a realização do sonho de Deus na direção de pregar o evangelho a todos os homens.

4) Gerando meu sonho no mundo espiritual. 1Sm 1:8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Este era o estado de Ana antes de fazer a aliança de devolver ao Senhor o que Ele a desse, ela vivia triste, não comia, vivia um quadro depressivo. 1Sm 1:18  ...Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. Naquela oração Ana gerou no mundo espiritual seu sonho. Ela ficou grávida do seu sonho espiritualmente. Ela ajoelhou triste e com o problema, mas se levantou com alegria e solução. Quando compreendo isto e faço uma oração ligando a realização do meu sonho com um sonho de Deus, a minha oração será rapidamente respondida. Eu gero o meu sonho em oração, fico grávido do meu sonho. Você sabia que é possível ficar grávido de um projeto? De um carro? De um filho espiritual, mesmo antes de acontecer na prática? Este é o poder da oração feita com entendimento.

5) O sonho foi realizado, e agora? O que fazer com a bênção? 1Sm 1:27-28  Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR. Este é o momento de honrar o voto feito, de cumprir a aliança. Esta atitude que Ana teve é o verdadeiro significado de mordomia. Muitos são humildes enquanto na necessidade e no aperto, mas uma vez saciados e com os projetos realizados, agem como que se suas realizações fossem simplesmente resultados do seu braço, de sua sabedoria e usufruem do sonho realizado como querem e excluem Deus da sua conquista. Certa vez um jovem dizia; se Deus me der um carro, vou usá-lo para o Reino de Deus, vou dar caronas para os irmãos, vou usá-lo para pregar o evangelho e para a glória de Deus. Não demorou e ele teve um carro. Certo dia um pastor o visitou e na hora de ir embora havia uma treme! nda chuva; o pastor se despedia na esperança do rapaz se lembrar de seu voto com Deus, mas o rapaz enrolado num cobertor ficou acenando enquanto o pastor ia para casa debaixo de uma chuva torrencial com um guarda-chuva. Esta pessoa continua com muitos problemas até hoje. A administração do nosso sonho realizado é fundamental para que Deus nos leve a outras conquistas e realizações. Muitas interpretações podem ser feitas a respeito do pedido de Deus a Abraão com respeito ao sacrifício de Isaque, Gn 22. Creio que Abraão teve dificuldade de administrar a grande bênção que recebeu, a ponto de se envolver mais com a bênção e com o sonho realizado do que com o abençoador, este é um risco que corremos também.

6) Deus dá muito mais do que nossos sonhos. 1Sm 1:21  Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR. O sonho de Ana era ter um filho, mas Deus deu muito mais. Nós precisamos administrar bem o sonho realizado pois certamente precisaremos de mais realizações e mais soluções da parte de Deus.

Aplicação. Você tem problemas, necessidades e sonhos. Deus também tem seus desejos e sonhos em relação a igreja. Você tem necessidade financeira e a igreja de Deus também tem esta necessidade para se expandir e cumprir a grande comissão. Então uma oração sábia seria mais ou menos assim; Deus, eu já sou fiel ao Senhor nos dízimos e ofertas e se o Senhor me abençoar de maneira que prospere e dê certo este negócio, ou consiga aquele emprego, então abençoarei a tua obra e darei uma oferta considerável. Se você quer a casa de seus sonhos ore a Deus falando sobre sua intenção de usar a casa para o Reino de Deus, abrir para que aconteça uma célula onde o evangelho possa ser pregado. Se quiser um carro, fale com Deus sobre sua decisão de verdadeiramente usá-lo para abençoar pessoas e o Reino de Deus. Se seguirmos o padrão de Ana e alinharmos a realização do nosso sonho com o sonho de Deus, realizaremos nossos sonhos e projetos muito mais rápido que pensamos. 1 Co! ríntios 2:9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Vanderlei Cardoso, pastor.

03/11/2006

Veja Mais...

15/ago/2006

O Poder de Um Pai.