Rdio Online
 
 
Home > Estudos > Estudos da Célula > OBEDIENCIA - PRINCÍPIOS DO REINO

Estudos da Célula

OBEDIENCIA - PRINCÍPIOS DO REINO
 

Série Princípios do Reino
Obediência

Diego Cunha, me. 

MOMENTO DA VISÃO: A reunião das células. A nossa célula é parte de algo maior: a Igreja de Cristo na localidade a que pertencemos!

Todos os domingos, temos a oportunidade de nos reunirmos como uma só família, unindo todas as células em um só coração, para celebrar juntos ao Senhor.

A celebração dominical é o momento em que frutos, testemunhos e palavras se conectam em oração, adoração, alinhamento e direção para a semana.

Você é parte de um corpo que celebra, se alimenta da Palavra e fortalece seus vínculos! Além disso, a igreja promove treinamentos e eventos que fortalecem a vida nas células e promovem o crescimento e maturidade de todos.

Não fique de fora deste mover de Deus! 

QUEBRA-GELO: Qual o professor que mais te marcou na escola em aprender uma matéria? Por quê? (após as respostas, pergunte: este professor(a) te desafiava a estudar e obedecer ou era mais liberal e não cobrava os alunos?)

INTRODUÇÃO: Nesta série, estamos falando sobre princípios importantes que regem o Reino de Deus. Uma vez que aprendemos sobre fé como uma das chaves do Reino dos Céus, um novo princípio emerge a partir do que cremos:

Romanos 1:5 (NVI): Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Tendo sido gerada fé em Jesus como Senhor, aprender a obedecer à sua Palavra torna-se alvo de todos que desejam viver os propósitos de Deus em sua realidade (Mt 28:19-20).

Quanto mais aprendemos a amar a Deus, mais nos importamos em pôr em prática a Sua Palavra. A chave que libera grande parte da vontade de Deus em nossas vidas é a obediência.

1. A OBEDIÊNCIA É UMA RESPOSTA À FÉ

Hebreus 11:8 (NVI): "Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo."

A primeira atitude de fé de Abraão foi obedecer a Deus, mesmo sem saber o destino final. Ele apenas confiou (veja Gn 12:1,4). Muitas vezes, Deus nos chama a dar passos assim, sem revelar todos os detalhes do caminho a ser trilhado.

A obediência mostra que confiamos em Sua direção e provisão. A obediência é a primeira evidência de uma fé genuína.

PERGUNTA: Por quais motivos a maioria das pessoas tem dificuldade em obedecer?

Normalmente, nossa dificuldade em obedecer a Deus reside em uma das duas alternativas: que Ele ainda não seja o nosso Deus e/ou não confiemos que Deus sempre queira o nosso melhor.

Foi por isso que Jesus revelou Deus como Pai perfeito (Mt 5:48). Nosso Deus sempre tem planos de bem e não de mal (Jr 29:11) e conhece o nosso coração (1Sm 16:7). Quando entendemos isto, obedecer à Palavra de Deus torna-se mais leve e desejoso, pois o Pai nos ama e quer o nosso melhor.

2. A OBEDIÊNCIA ATIVA O PODER DA PALAVRA DE DEUS

Lucas 5:5 (NAA): "Em resposta, Simão disse: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes."

Simão Pedro tinha justificativas reais para não obedecer: era um pescador experiente, já havia tentado a noite inteira e não tinha obtido nenhum resultado. Estava cansado, frustrado e, naturalmente, sem expectativa. Contudo, a Palavra de Jesus oportunizou algo: a esperança de um milagre. Assim, ele decidiu obedecer à palavra de Jesus: “sob esta sua palavra, lançarei as redes”.

Essa atitude simples, porém cheia de fé, foi o que liberou o milagre da pesca maravilhosa. A obediência, mesmo quando parece ilógica ou inconveniente, ativa o poder de Deus sobre circunstâncias naturais. O milagre que você já crê pode estar a um passo de acontecer: vencer suas justificativas e obedecer à Palavra do Senhor para este momento.

PERGUNTA: Quem pode compartilhar um testemunho da intervenção de Deus após um ato de obediência pela fé?

3. A OBEDIÊNCIA PRODUZ AUTORIDADE

Atos 13:22 (NVI): "Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’."

Assim como numa empresa preferimos promover quem obedece e executa bem as ordens, Deus também valoriza corações obedientes. Saul tinha aparência e posição (1Sm 9:1-2), mas não era fiel nos detalhes (1Sm 13:13-14). Já Davi foi escolhido por Deus porque tinha um coração disposto a obedecer.

A promoção no Reino de Deus não vem da aparência, mas da disposição em fazer a vontade do Senhor. Quando escolhemos fazer da obediência ao Senhor uma decisão de vida, não importando onde nem diante de quem, o Senhor nos promove a novos patamares de autoridade em tudo.

ATIVIDADE: Leia Dt 28:2-6. Cada participante leia um versículo e o grupo interprete cada bênção aplicada em nossos dias.

CONCLUSÃO: A obediência é uma chave do Reino dos Céus. Pela desobediência de Adão, a humanidade caiu. Mas pela obediência de Jesus, fomos reconciliados com Deus (Rm 5:19). A sua decisão de obedecer pode gerar transformação, não apenas para você, mas para muitos ao seu redor. Obedecer é um ato de fé, adoração e maturidade no Reino de Deus.

DESAFIO: Analise quais áreas de sua vida precisam de uma nova atitude com relação à obediência que vem da fé e reaja.
 

 

Reunião da Célula

 1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.

b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

25/06/2025

Veja Mais...

03/jun/2025

E COMO CRERÃO?.

 
28/mai/2025

COMPAIXÃO.

 
20/mai/2025

O VALOR DE CADA UM.