E Como Crerão?
Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Leitura diária da Bíblia. A leitura diária da Bíblia é essencial para quem deseja crescer no relacionamento com Deus e viver segundo Seus princípios. Assim como o corpo precisa de alimento todos os dias para se manter forte, o espírito também necessita da Palavra para permanecer firme, discernir a vontade divina e vencer as tentações do dia a dia (Mt 4:4).
Ao dedicar um tempo diário à leitura bíblica, abrimos espaço para que Deus fale conosco, nos corrija, nos encoraje e nos direcione (2Tm 3:16). É na constância desse hábito que a fé é fortalecida, a mente é renovada e o coração se alinha ao propósito eterno do Pai. Por que é difícil ser constante na leitura da Bíblia?
QUEBRA-GELO: Quem foi a primeira pessoa que falou de Jesus para você? Você lembra qual reação/sentimento teve?
INTRODUÇÃO: O coração de Deus pulsa por salvação. Ele deseja que “todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2:4). No entanto, a fé para a salvação só nasce onde há contato com a verdade da Palavra. Romanos 10 nos revela que, para alguém ser salvo, é necessário invocar o nome do Senhor.
Mas, como farão isso se nunca ouviram? Como ouvirão, se ninguém pregar? Essa é grande parte da missão da igreja: tornar o evangelho conhecido. Cada cristão é um elo nessa cadeia de salvação. Deus conta com os seus filhos para levar Sua Palavra a quem ainda está distante.
Romanos 10:13 (NVI): porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Hoje falaremos sobre como somos parte do projeto de Deus para que outros também recebam salvação.
1. CRESCER NA PALAVRA
Antes de comunicar a outros, é necessário receber e crescer na Palavra. A fé que salva não nasce do nada – ela surge ao ouvir a mensagem de Cristo (leia Rm 10:17). Muitas vezes queremos ver pessoas sendo salvas, mas ainda não estamos cheios da Palavra que liberta. A Palavra é uma semente viva que transforma nosso coração e nos enche de fé.
Jesus disse: “Eu sou a verdade” (Jo 14:6). Isso significa que não podemos apenas falar sobre Ele — precisamos viver com Ele. Quando o evangelho é real em nós, ele se torna visível para os outros.
PERGUNTA: Qual a sua maior dificuldade em entender ou praticar a Palavra de Deus?
2. PREGAR A TODOS
A Bíblia pergunta: “Como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Rm 10:14). A fé precisa de uma ponte entre a pessoa e a mensagem — e essa ponte somos nós. Pregar não é só informar, mas compartilhar com paixão a verdade que transforma (Jo 14:6; Rm 12:2). Não pregamos uma filosofia, mas o caminho para a salvação da alma e a verdadeira vida.
Pregar é amar o suficiente para confrontar com verdade e resgatar com compaixão. A Bíblia afirma em 2Co 5:11 que “Uma vez que conhecemos o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens.” Isso exige coragem, zelo e sensibilidade. É um chamado para cada cristão, e não apenas para pregadores em púlpito. Persuadir à verdade é um ato de amor e demonstração que nos importamos em levar a outros a mensagem que tem nos feito salvos.
PERGUNTA: Você já recebeu “pregações” inapropriadas em relacionamentos cotidianos? O que são princípios importantes que devemos lembrar e cuidar ao falarmos de Jesus a quem ainda não conhece?
3. SER ENVIADO
“E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10:15). Jesus deixou claro que a missão de pregar é para todos os discípulos: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Mc 16:15). Ser enviado não significa viajar para longe — significa estar disponível onde Deus te plantou.
Todos os dias podemos ser enviados de Deus na vida de alguém. Há pessoas que só ouvirão falar de Jesus se nós abrirmos a boca. Não espere se sentir “pronto”; Deus envia pessoas comuns com uma mensagem extraordinária de salvação.
Deus confiou a cada um de nós o privilégio de representar Cristo no mundo. Onde quer que estejamos, somos portadores das boas-novas. Não se trata apenas de cumprir uma ordem, mas de corresponder ao amor que nos alcançou. O mesmo evangelho que um dia transformou a nossa vida agora deve fluir através de nós para alcançar outros. Ser enviado é viver com intencionalidade: acordar todos os dias sabendo que há alguém esperando por uma palavra de vida (Cl 1:27).
PERGUNTA: Você já percebeu que Deus criou situações para que você falasse sua Palavra no dia a dia? Como foi?
CONCLUSÃO: A pergunta que a Bíblia levanta em Romanos é um chamado à responsabilidade e à compaixão: “E como crerão?” A salvação está ao alcance de todos, mas ela começa com alguém que decide falar. Você foi salvo porque alguém pregou para você. Agora é sua vez de ser essa voz. Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (Jo 20:21). Se queremos ver pessoas crendo, precisamos crescer na Palavra, pregar com paixão e agir como enviados do Reino.
DESAFIO: Aprenda as 4 bases para falar sobre a salvação e compartilhe com alguém: 1. Deus te ama e tem um plano para sua vida (Jo 3:16 / Jr 29:11); 2. O pecado é o que nos separa de Deus (Rm 3:23); 3. Somente Jesus resolve este problema (Rm 6:23); 4. Para acessar a salvação, é preciso receber Jesus como Senhor com oração de coração (Rm 10:9-10).
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.