A Oração Perseverante
Diego Cunha, me.
MOMENTO DA VISÃO: Encontro com Deus. Em toda a nossa rede de igrejas temos a prática de um evento na modalidade de retiro, com o propósito de receber novas pessoas que desejem conhecer a Deus.
O Encontro com Deus tem sido praticado há mais de 10 anos na Rede Apostólica Cristã com milhares de pessoas tendo sido abençoadas e impactadas pela presença de Deus.
Como retiro, nos reunimos durante dois dias, normalmente sábado e domingo, começando pela manhã do primeiro dia e terminando após o almoço do segundo dia.
O slogan do evento é “A Sua Vida Nunca mais será a Mesma” e temos em nosso meio inúmeros testemunhos de transformação.
Se você já foi ao Encontro com Deus, faça parte da equipe de trabalho na próxima edição e se você ainda não foi, você é convidado especial aqui da nossa célula!
Quebra-Gelo: Em sua trajetória, quais conquistas importantes para você mais demoraram para se concretizar? Qual situação você mais destaca neste aspecto de precisar paciência e perseverança para alcançar?
INTRODUÇÃO: A oração é uma das ferramentas mais poderosas no relacionamento com Deus. Por meio dela, recebemos direção, enfrentamos batalhas espirituais e vencemos desafios diários. A Bíblia nos mostra muitos frutos da oração: vencer tentações (Lc 22:40), ativar o agir de Deus (Mt 21:22), receber paz (Fp 4:6-7) e sabedoria (Tg 1:5), cura e perdão (Tg 5:15), autoridade espiritual (Mc 9:39) e muitos outros benefícios (Salmo 103:2).
No entanto, uma das maiores estratégias do Diabo é nos distrair e fazer desanimar da oração. Jesus sabia disso, e por isso contou uma parábola, ensinando que devemos orar sempre e nunca desanimar: leia Lucas 18:1-5.
1. A ORAÇÃO PERSEVERANTE PRODUZ JUSTIÇA DE DEUS
Lucas 18:7a (NVI): Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite?
Quando persistimos em oração com fé em nome de Jesus, a justiça de Deus se estabelece. Nem sempre nossas orações são respondidas imediatamente, mas podem requerer perseverança.
Perseverar é continuar no propósito mesmo quando parece que nada muda. A oração perseverante ativa a intervenção de Deus para remover todo desequilíbrio ou influência maligna em nossa realidade, causando a Sua justiça.
Assim como Ana, que orou insistentemente até vencer a esterilidade (1Samuel 1:12,15), muitas situações em nossa realidade espiritual requerem perseverança e constância em oração.
PERGUNTA: Quem pode compartilhar um testemunho de alguma situação que foi transformada por meio da oração?
PERGUNTA: Há algo em sua vida que precisa de oração para que Deus opere a fim de que o que é justo se estabeleça?
2. A ORAÇÃO PERSEVERANTE ACELERA RESPOSTAS
Lucas 18:7b-8a (NVI): [...] Continuará fazendo-os esperar? 8 Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa.
Embora algumas respostas pareçam demoradas, Deus é um Pai atento e agindo constantemente (João 5:17). Às vezes, certas coisas precisam ser realinhadas para que a resposta venha.
Elias, por exemplo, orou sete vezes até que a chuva caísse sobre a terra (1Reis 18:44). Isso nos ensina a não desistir logo após a primeira oração — há um mover invisível acontecendo, e a perseverança acelera a manifestação visível da resposta (veja Daniel 10:12-14).
PERGUNTA: Há algo que você tem buscado há tempo em Deus e ainda não obteve o fruto esperado?
A oração perseverante tem uma possibilidade de ser interrompida: quando percebemos o “não” do Senhor. Seja por algo fora de sua vontade (1João 5:14) ou por compreender que nossas intenções estão equivocadas (Tiago 4:3).
3. A ORAÇÃO PERSEVERANTE DEMONSTRA A FÉ
Lucas 18:8 (NVI): Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?
A perseverança na oração é uma expressão poderosa de fé genuína — aquela que não se abala diante do silêncio, mas continua crendo na bondade e no poder de Deus. A mulher cananeia, mesmo sendo ignorada e até rejeitada num primeiro momento, insistiu com humildade e fé, até ouvir de Jesus: “Grande é a tua fé!” — e viu sua filha ser libertada (Mateus 15:25,28).
Da mesma forma, Bartimeu, o cego à beira do caminho, clamou com insistência, mesmo sendo repreendido pela multidão, e por causa da sua perseverança, teve os olhos abertos (Marcos 10:46-52). Por vezes, não teremos a resposta que queremos em nossas orações, tendo que lidar com perdas e até mesmo perseguições; por outro lado, certamente em muitas ocasiões seremos surpreendidos por Deus se não desistirmos de orar e confiar no Senhor.
PERGUNTA: O que nos motiva a continuar orando quando não vemos nada mudar na realidade visível?
CONCLUSÃO: A oração perseverante é uma expressão de fé viva. Ela nos conecta à justiça de Deus, movimenta os céus em nosso favor e revela o quanto confiamos Nele. Não se trata apenas de repetir palavras, mas de manter o coração firme, sabendo que Deus ouve cada clamor. Jesus mesmo nos incentivou: “Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta” (Mateus 7:7-8). A oração que persiste é a oração que transforma.
DESAFIO: Separe um horário fixo todos os dias desta semana para orar por uma causa específica. Anote seus propósitos de oração, orando diariamente e monitorando as circunstâncias, fazendo sua parte de crer e agir biblicamente.
Reunião da Célula
1. Encontro
a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.
b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).
c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.
d. Quebra Gelo é uma sugestão. Os quebra-gelos podem ser feitos no início da Palavra ou antes do louvor ou como início da célula. Outra possibilidade é fazer uma dinâmica adicional para o início da célula.
2. Exaltação
a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.
b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.
c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!
3. Edificação
a. O Momento da Visão é uma oportunidade de estabelecer a cultura da igreja. Pode ser delegado para que um líder em treinamento conduza. Como sugestão, faça entre o louvor e a palavra.
b. Compartilhe a palavra de modo que estimule um ambiente participativo, respeitoso e cheio da presença de Deus.
4. Evangelismo
a. Ore para que cada pessoa da sua célula coloque o foco no propósito de Deus para suas vidas e não duvide que o impossível irá acontecer para que se cumpra o plano de Deus.
b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).
c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.
d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.
e. Dê os avisos necessários.
f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.
g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.
h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.