Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Cura Interior > O Desafio de Prosseguir (Parte 1)

Cura Interior

O Desafio de Prosseguir (Parte 1)
 

Introdução

Quando falamos em prosseguir na vida cristã não nos causa qualquer impacto, pois pensamos ser algo muito fácil e como se diz popularmente, “tiramos de letra”. Mas prosseguir na carreira cristã é um desafio diário. Por quê?

1. Tenho que lutar comigo mesmo e vencer para me manter na fé, pois muitas vezes, a fé é contrária a razão e temos que lutar contra nossos próprios pensamentos e sentimentos para nos sustentarmos nela. “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (I Co 2:14)

2. Tenho que lutar em relação às outras pessoas para crer, lutar para não deixar parentes nos influenciarem a desistirmos de seguirmos a Cristo da maneira bíblica. “Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2:9) Como a esposa de Jó tentou desesperadamente influenciá-lo a desistir de sua fé, assim também acontece com pessoas que nós amamos as quais se deixam usar pelo inimigo com este fim. Ainda, as pessoas podem nos chamar de loucos por nos dedicarmos á leitura e obediência da palavra de Deus, assim como aconteceu com Paulo. “Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!” (At 26:24)

3. Prosseguir na carreira cristã é um desafio tremendo, pois além de lutarmos contra nós, contra as argumentações contrárias de pessoas que amamos, temos, ainda, que lutar contra o inimigo de nossas almas. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (I Pe 5:8)

O que posso fazer para prosseguir na caminhada cristã de maneira vitoriosa?

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:12-14) Para prosseguir preciso saber o que fazer com o meu passado.

1. O sentimento de culpa em relação ao meu passado. Paulo dá uma dica interressante, ele diz: “... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam....” Nosso passado não pode determinar nosso presente nem nosso futuro. Todos nós temos coisas do passado que nos machucaram, que marcaram, que temos até vergonha, mas precisamos deixar no passado. O inimigo é como um advogado de acusação e fica sempre jogando na cara nosso passado. “0 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” (Ap 12:1) Sabendo que a acusação vem dele, então você deve se defender e não aceitar, pois a culpa foi expiada por Jesus.

2. Compreendendo o perdão aos que me machucaram no passado. Quando pensamos no perdão e absolvição, logo relacionamos com o benefício gerado, isto é, que a pessoa perdoada absolvida é beneficiada, quando muitas vezes não merece a absolvição, pois de fato é culpada. Aqui reside a dificuldade de perdoar. O principal beneficiado no processo da liberação de perdão é o próprio ofendido, pois perdoando o ofensor receberá o perdão de Deus (Mt 6:14-15). Perdoando se livra de amarras espirituais. “A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” (II Co 2:10-11) É preciso resolver o passado para deixá-lo no passado e prosseguir, para que o inimigo não alcance vantagem em nós.

3. Se!!!! Deixar de lado a expressão se. Muitos ficam remoendo o passado e dizendo: se tivéssemos feito o que a mãe falou não estaríamos nesta situação. Se você tivesse me escutado... Se não tivesse feito este negócio... Se tivesse casado com a mariazinha... Deus não pode construir nada sobre o “se”, Deus não pode construir nada em cima das mazelas do passado, Deus não pode construir nada sobre suas lamentações, quem constrói sobre as murmurações é o diabo, é um produto dele, não é de Deus.

Aplicação

Deus não constrói sobre sentimentos negativos, Deus constrói sobre a fé. Deus constrói sobre a visão de possibilidades, certa vez Jesus estava no meio de pessoas negativas na Galiléia, veja o que a bíblia descreve sobre o assunto. “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mt 13:58). Ficar ligado ao passado, argumentando coisas negativas limita Deus em nossas vidas. Por isto, olhe para o futuro acreditando que Deus fará o milagre necessário para você prosseguir na careira da fé. Lute com você mesmo e vença, lute contra os argumentos negativos das pessoas, lute contra Satanás, aprenda a se desprender do passado e caminhe em direção a vitória.

Vanderlei Cardoso, pastor

 

12/07/2006

Veja Mais...