Rádio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostólica > Escola de Ministérios

Rede Apostólica

Escola de Ministérios
 

Como era de nossa expectativa, no mês de Agosto estaremos iniciando nossa Escola de Ministérios. Nosso objetivo principal é preparar nossos líderes para serem futuros pastores e/ou estejam preparados para exercerem um ministério forte em suas atividades. Porém, no âmago de nossas intenções, está a meta principal de preparar pessoas para implantar novas igrejas e minar nosso território com igrejas que tenham a visão de estabelecer o Reino de Deus em cada comunidade.

Estamos vivendo em um novo tempo. Peter Wagner chama este tempo de "Segunda Era Apostólica". Este novo tempo é caracterizado por novos paradigmas que determinam as novas características desta era. Uma das coisas que estão em plena mudança é a forma de preparar pessoas para o exercício de seu ministério. Antes se tirava jovens de sua lida diária por alguns anos e depois se devolvia teólogos sem experiência para sociedade. Por outro lado, também muitos líderes foram formados a "facão" no exercício do ministério. Isto gerou líderes comprometidos, porém com pouca profundidade.

Hoje Deus está mudando este quadro. Não se retira mais meninos da sociedade confinando-os por anos num seminário, nem se joga homens comprometidos, porém despreparados no ministério. O que se está fazendo na educação cristã atualmente é pegar aquelas pessoas que mostraram seu comprometimento e, sem tirá-las de sua lida diária, prepará-las para assumirem maiores responsabilidades de forma comprometida e responsável.

Funcionamento da Escola

A Escola funcionará uma vez por mês em um fim de semana, de sexta a domingo. O início das atividades será as 20:30 h de sexta e o encerramento ao meio dia de domingo. Em cada final de semana será abordada uma questão específica tendo como objetivo cumprir com 15 horas de treinamento em cada disciplina.

Não será uma Escola normal, pois os ministradores estão sendo selecionados a dedo dentre os mais capacitados em sua área no Brasil. Assim, cada fim de semana será como um seminário de preparação em uma determinada área.

Todo curso terá 20 disciplinas numa duração total de 2 anos (Dezembro e Janeiro a Escola não funcionará). Como nenhuma disciplina é pré-requisito para outra, o aluno poderá iniciar a Escola em qualquer momento uma vez que funcionará como um sistema circular. Se o aluno participar efetivamente todos os meses, em dois anos ele estará preparado ministerialmente para implantar uma igreja, fazê-la crescer e conquistar seu território.

Os professores/ministros desenvolverão o tema a eles estabelecido e repartirão da unção que sobre eles está. Não podemos desperdiçar unção, por isso precisamos ter odres preparados para receber deste vinho novo.

Participantes

Os participantes deverão estar treinados antecipadamente nas questões básicas da vida de fé e deverão estar trabalhando ativamente na igreja. A Escola de Ministérios não visa preparar pessoas iniciantes na vida de fé ou que não estejam envolvidas no mistério. O objetivo é aperfeiçoar aqueles que já estejam comprometidos com o estabelecimento do Reino de Deus. Por isso, de alguma forma, os participantes deverão estar dirigindo uma célula, deverão estar envolvidos em alguma área ministerial da igreja ou possuir alguma responsabilidade eclesial. Deve ficar claro que a Escola não é para entreter os desocupados e descomprometidos, mas para preparar aqueles que estejam mostrando que possuem compromisso para com seu chamado.

Existe também a possibilidade de alguém que não esteja fazendo a Escola querer participar de um fim de semana especificamente. Por exemplo: O pastor gostaria que toda sua equipe de louvor participasse do final de semana que será ministrado o módulo sobre Adoração. Esta possibilidade é completamente viável, uma vez que o aluno esporádico pague o valor referente àquele mês.

Investimentos

Para possibilitar a participação do maior número de pessoas possível, queremos dividir apenas os custos diretos com os alunos. Pensando assim, gostaríamos de estabelecer inicialmente uma taxa de participação de R$ 30,00 por mês para os integrantes da Rede Apostólica Cristã e R$ 35,00 para aqueles que não são integrantes da Rede. Este custo apenas se refere à Escola. Nestes valores não estão incluídas a estadia e a alimentação.

Ênfase

A ênfase da Escola de Ministérios está em preparar líderes que tenham base e conheçam todas as áreas do ministério da igreja e assim estejam aptos a pastorear uma igreja. Nenhuma área será aprofundada demasiadamente. No decorrer das ministrações muitos descobrirão seu dom e ministério. Posteriormente cada pessoa poderá se aprofundar e se especializar em escolas específicas segundo seu ministério.

A Escola de Ministério será desenvolvida dentro de uma visão contemporânea e atualizada, com tendência ao preparo de homens para restauração da igreja. Sempre teremos uma intervenção referente ao viés das preleções. Se algum ministrador em algum momento direcionar algo que não esteja dentro de nossa visão, no final das preleções daremos nossa posição. Assim, a Escola de Ministérios terá um direcionamento para visão que a Rede Apostólica possui. Isto deve ficar claro para todos os alunos, para que os participantes de igrejas que não pertençam a Rede Apostólica não se constranjam uma vez que estamos trabalhando dentre do uma visão e objetivo.

Conteúdo e Disciplinas

As disciplinas abordadas na Escola de Ministérios são as seguintes:

1. Mapeamento Espiritual e Transformação de Comunidades

2. Libertação

3. Cura Interior

4. Adoração

5. Mover Profético

6. Intercessão e Guerra Espiritual

7. Curas, Milagres e Mover do Espírito

8. Apostolicismo, Restauração da Igreja e Implantação de Igrejas

9. Pastoreamento e Visão Celular

10. História de Israel

11. Evangelismo e Missiologia

12. Teologia do Velho Testamento

13. Teologia do Novo Testamento

14. Teologia Sistemática

15. Ética, Caráter e Integridade

16. Bibliologia e Geografia Bíblica

17. Ministério com Crianças, Jovens e Família

18. Português

19. Dispensacionalismo, História da Igreja e Escatologia

20. Crescimento da Igreja

Disciplinas já agendadas:

  • Agosto 2006 (25-27) - Mapeamento Espiritual e Transformação de Comunidades - Francisco Nicolau (apóstolo, pastor em Campinas, SP e escritor de livros sobre o tema)
  • Setembro 2006 (29/09-01/10) - Libertação - Ione de Moraes Antunes (pastora em Goiânia, escritora do livro Conhecendo para Guerrear) e José Eurípedes da Silva (pastor em Goiânia, escritor dos livros Dominação e Vencendo o Jugo)
  • Outubro 2006 (20-22) - Adoração - Mauro Alves (apóstolo, líder da Rede Apostólica de Ministérios Autônomos, fundador e pastor do Ministério Tabernáculos e escritor de vários livros)
  • Novembro 2006 (24-26) - Mover Profético - Guillermo Lossio (profeta com bases em toda América Latina, fundador da Rede Internacional de Conquistadores com sede em São Paulo, escreveu o livro Conquistando para Conquistar) - (www.redeconquistadores.com.br)
  • Março 2007 (23-25) - Curas, Milagre e Mover do Espírito – Irineu Grubert - (considerado um dos maiores operadores de milagres do Brasil) – (www.mig.org.br)

Ricardo Wagner, apóstolo

21/07/2006

Veja Mais...