Rádio Online
 
 
pub
Home > Rede Apostólica > Como Funciona a Cobertura Através da Rede Apostólica Cristã?

Rede Apostólica

Como Funciona a Cobertura Através da Rede Apostólica Cristã?
 

A cobertura apostólica consiste em colocar em segurança e preparar para desenvolver de forma sadia uma organização ou ministério eclesiástico.
A base da cobertura apostólica está no relacionamento e na transferência de visão e unção para o sucesso daqueles que pertencem àquela rede.
Um ministério apostólico nunca anda sozinho, mas em equipe, para que todas as necessidades das comunidades e organizações pertencentes àquela rede sejam supridas através dos diversos dons de cada membro da equipe apostólica. Assim uma comunidade que pertence a Rede Apostólica Cristã terá a sua disposição vários ministérios especializados de acordo com sua necessidade para o desenvolvimento de suas atividades e programas.

Existem várias modalidades em como uma comunidade local ou uma organização eclesiástica ou para-eclesiástica pode receber cobertura apostólica dentro da RAC.

A. COBERTURA APOSTÓLICA ECLESIÁSTICA
Cobertura apostólica eclesiástica significa que a comunidade/organização local está debaixo da orientação e cuidado da RAC. Esta cobertura poderá ser aplicada em três dimensões:
a. Dimensão Estrutural - Estrutura física e organizacional tal como nome da comunidade local (Comunidade Cristã), estatutos, logomarca, terminologias, cores, etc.
b. Dimensão Sistemática - Valores, sistemas organizacionais, práticas (como discipulado, células, trilha de treinamento).
c. Dimensão Espiritual - Estruturação de autoridades (5 ministérios mestres, pastores, evangelistas, profetas e apóstolos), ensinamentos básicos e transferência de unção.

Com base nestas 3 dimensões, a cobertura apostólica eclesiástica sobre uma comunidade/organização local poderá ser dividida em 3 modalidades:

1. Modalidade Integral (Estrutural, Sistemática e Espiritual)
Nesta modalidade uma igreja se une a RAC usando toda as estruturas, métodos, sistemas e práticas orientados pela RAC, inclusive o próprio nome "Comunidade Cristã" para identificar a igreja local. As igrejas implantadas pela RAC automaticamente se enquadrarão nesta modalidade. Uma vez que uma comunidade local decida por esta modalidade, a RAC se compromete com o total sucesso da mesma, com apoio em todas as áreas para o bom desenvolvimento da igreja local.

2. Modalidade Intermediária (Sistemática e Espiritual)
Nesta modalidade uma igreja se liga a RAC absorvendo os valores e usando os métodos e sistemas orientados pela rede, porém permanece com algumas características peculiares desenvolvidas anteriormente ao se unir a rede. Algumas igrejas locais que desejam se unir com a RAC, mas preferem continuar com algum outro nome diferente de "Comunidade Cristã" ou possuem alguma outra estrutura, ensinamento ou prática que não faz parte das orientações básicas da RAC, mas que não comprometa com o sucesso da igreja local, se enquadra nesta modalidade de cobertura. O nível de compromisso da RAC com o sucesso destas comunidades locais é diretamente proporcional ao compromisso que elas tem com os valores e práticas orientados pela rede.

3. Modalidade Básica (Espiritual)
Nesta modalidade se enquadram as igrejas que querem permanecer com suas estruturas e com seus valores e métodos, mas une-se a RAC para receber cobertura espiritual. É a forma mais básica de cobertura apostólica a uma comunidade local, porém com poucas mudanças e conseqüentemente poucas diferenças nas práticas e desempenho de uma igreja local, após esta se unir a rede. O comprometimento da RAC com estas igrejas locais está ligada ao âmbito espiritual.

Além da cobertura apostólica onde a RAC assume compromisso com a comunidade e/ou organização local existe a possibilidade de igrejas e organizações quererem orientações estruturais, sistemáticas e espirituais esporádicas e descomprometidas, uma vez que estão debaixo de outra linha de autoridade. A RAC está aberta a compartilhar tudo o que for necessário para o crescimento e estabelecimento do Reino de Deus, porém uma vez não estando debaixo da cobertura da RAC, não existe compromisso da rede com o sucesso em estabelecer qualquer prática na comunidade local.

B. COBERTURA APOSTÓLICA FUNCIONAL
Existem certas facetas do ministério que necessitam de apoio por especialistas no assunto.
Dentro da equipe apostólica da RAC, existem ministérios especialistas em determinadas funções que podem dar apoio apostólico funcional a determinadas comunidades e organizações que necessitem de cobertura em áreas específicas, uma vez que a linha de autoridade sobre aquela determinada comunidade ou organização assim o permita.
Algumas áreas de cobertura apostólica funcional que a RAC pode exercer:
Conquista e Transformação de Comunidades
Ministério de Libertação
Sistema Celular
Sistema de Formação de Liderança

Restauração da Igreja

 

Ricardo Wagner, apóstolo

16/08/2004

Veja Mais...