Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Profético > O Tempo de Deus

Ministério Profético

O Tempo de Deus
 

Tenho visto que enquanto alguns estão começando a perceber o que Deus está para fazer, muitos ainda estão céticos em relação aquilo que Deus destinou para que acontecesse. A noiva de Jesus está sendo preparada para o grande dia do encontro com seu Noivo. Coisas que ainda não vimos se tornarão realidade.

 

A partir desta edição gostaria de contribuir a fim de ajudar a alinhar a igreja com o vento de Deus destes tempos. De fato, estamos vivendo tempos de cumprimento profético, isto é, tempos que haviam sido profetizados a milhares de anos atrás e que estamos vivendo hoje.

Muitos estão percebendo que algo paira no ar em relação àquilo que está por vir. Muitos estão tentando fazer qualquer coisa para trazer esta unção para suas vidas e igrejas e não ficar fora deste novo mover de Deus. Muitos estão dizendo: O tempo do avivamento chegou!!! Mas a pergunta é: O que significa “o tempo chegou?

Existem três palavras na Bíblia que nos transferem a noção de tempo: “chronos, kairos e pleroma”.

Chronos se refere ao tempo de forma geral, ou seja, o tempo cronológico.

Kairos se refere ao tempo certo, o tempo oportuno ou estratégico, o tempo para as coisas acontecerem.

Pleroma se refere ao tempo da plenitude, onde as coisas já aconteceram.

Vamos entender um pouco mais sobre isto através de um exemplo.

Quando vamos pegar um ônibus, que a hora de sua partida está marcada para as 8:10 h, o tempo de espera até a partida é um tempo normal, cronológico, em que não acontece muita coisa. Apenas um tempo de espera, o tempo chronos. As 8:10 é o tempo kairos, o tempo do ônibus sair, o tempo determinado para as coisas acontecerem. Pleroma é o tempo em que o ônibus já saiu e estamos em viagem.

Mais um exemplo para ficar mais claro.

Uma mulher grávida espera 9 meses, período de gestação de seu filho. Este é um tempo de espera, o tempo chronos. Chega o dia do nascimento, quando as coisas acontecem, este é o tempo kairos. Então a criança desenvolve sua vida no tempo pleroma.

Quando alguém não percebe que o tempo está mudando, que a hora está chegando, não faz nada, continua vivendo da mesma forma e perde a oportunidade de desfrutas as coisas do novo tempo. Se não percebermos que o tempo da partida do ônibus chegou, continuamos sentados na sala de espera e perdemos o ônibus. Depois não adianta sair correndo atrás gritando, pois o tempo de pegar o ônibus passou. O próximo ônibus sairá só daqui a 6 horas. Teremos que esperar mais este período para pegarmos a próxima condução.

Se alguém não se dá conta que o tempo kainos está chegando e não se prepara para aquilo que vai acontecer, perde a oportunidade e depois não adianta “chorar o leite derramado”. Para a próxima oportunidade vir demorará um bom período de tempo.

O grande problema de muitas pessoas é que “não reconhecem o tempo da sua visitação” (Lc 19:44), o tempo em que as coisas deviam acontecer. Ficam sentadas esperando, reclamando e achando que existe um grande movimento sem razão.

Os israelitas perderam o tempo oportuno (kainos) que Deus lhes havia dado para entrarem em Canaã (Nm 13-14). Demorou 40 anos para que Deus abrisse a próxima porta de oportunidade para que entrassem na terra prometida. Alguns israelitas tentaram entrar e possuir a terra um dia depois de Deus ter falado que a oportunidade havia passado. O tempo estabelecido (kainos) para entrarem na terra já havia passado e conseqüentemente foram completamente derrotados pelo cananitas (Nm 14:39-45). “O ônibus já havia partido.”

“Há um tempo determinado para todas as coisas, e há um tempo estabelecido para todo propósito” (Ec 3:1). Daniel (Dn 2:20,21) diz que é Deus “quem muda os tempos e as estações” (épocas). Daniel não está se referindo as mudanças nas condições climáticas, nem as estações do ano. Está falando de tempos determinados para que as coisas aconteçam.

Davi agregou ao seu exército homens “conhecedores dos tempos, para saberem o que Israel deveria fazer” (I Cr 12:32). Quando não sabemos em que tempo vivemos não sabemos o que fazer.

Deus está definitivamente mudando os tempos diante de nossos olhos. Precisamos entender que a palavra para igreja de nossos dias não é mais “bênção”, mas “mudança”. Mudança para entrarmos em novos tempos, tempos para coisas novas. Tempos de não apenas sermos abençoados, mas tempos de todo povo de Deus se tornar abençoador.

 

Ricardo Wagner, apóstolo

 

14/02/2005

Veja Mais...