Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Profético > O Bambu Chinês é Profético Sobre a Igreja

Ministério Profético

O Bambu Chinês é Profético Sobre a Igreja
 

Visão profética de crescimento rápido da igreja como o bambu chinês.

Depois de plantada a semente do bambu chinês não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante cinco anos todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Ocorre, então, que ao final do quinto ano, o bambu cresce até atingir uma altura de 25 metros.

"Muitas coisas na vida pessoal, profissional, ministerial são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, enfim, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento. Às vezes não vê nada por semanas, meses, ou mesmo, anos. Mas, se tiver paciência e perseverança para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo (seu esforço), seu quinto ano chegará, e, com ele, virá o crescimento e as mudanças que você jamais esperou..." Deus diz que conosco acontecerá assim. Se até agora a coisa foi devagar, se olhamos e não vemos a árvore que deveria estar lá, devemos perseverar o TEMPO está chegando. Uma palavra profética sobre nosso tempo está em Ageu.

 

1) Há algo que separa o passado improdutivo de um futuro abençoado:

Ag 2:19 19 Já não há semente no celeiro. Além disso, a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado os seus frutos; mas, desde este dia, vos abençoarei. Se até então tudo parecia devagar, os frutos não apareciam, ou eram pequenos, esta palavra deve ser nossa argumentação em nossas orações. Todavia precisamos entender algo antes de argumentarmos esta promessa para que se cumpra.

 

2) O cuidado com a casa do Senhor. Desde este dia, vos abençoarei... Que dia seria este? Veja no início deste livro;

Ag 1:2-9 Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada.  Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.  Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? —diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.

Este dia a que se refere a palavra que é o divisor de águas para o povo de Deus é o dia em que eles começaram a cuidar da casa de Deus. Este texto mostra que a causa das pessoas receberem seu salário e não render, a causa do sentimento de insatisfação de que falta algo, de não sentir vida plena está ligado a não investir no Reino de Deus, a não construir Sua casa.

Cuidado. Um dos segredos para sermos cuidados por Deus é não cuidar de nós mesmos. O segredo é cuidar das coisas de Deus. Nós cuidamos das dEle e Ele cuida das nossas coisas. Mt 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Nesta passagem Jesus está ensinando seus discípulos, portanto a nós também, o mesmo que Ageu estava ensinando ao povo de Israel, que se nós priorizamos e investimos no Reino de Deus, Deus investe em nossas vidas.

Nosso objetivo é cuidar dos negócios do Pai. 2Timóteo 2:4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Paulo também está ensinando estes princípios quando ele diz que o soldado não milita em causa própria e sim tem em vista totalmente a causa do exército que ele está servindo, com isto, ele nos diz que nossa preocupação e ocupação deve ser com o Reino de Deus, o exército em que nós servimos cujo General é o Senhor.

De coração para Coração. A bíblia sugere uma troca de coração para coração com Deus, não uma obrigatoriedade imposta. Deus se oferece para satisfazer o desejo do nosso coração. Salmos 37:4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Por outro lado Deus diz que tem um desejo em seu coração e que este desejo está em nosso alcance de satisfazê-lo. 1Timóteo 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Levar salvação através da pregação do evangelho, investir na casa de Deus, ajudar a ampliar as frentes de trabalho da igreja assim nós começamos a realizar o sonho de Deus. Você gostaria de ser usado para realizar um desejo do coração de Deus? Então invista no estabelecimento do Seu Reino.

 

O que nosso coração comunica em relação a edificarmos a casa de Deus?

Além de sermos agentes de Deus no estabelecimento do Seu Reino, também comunicamos algo importante para Deus quando investimos em sua casa. Filipenses 4:17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. O que é muito importante para nós quando investimos tempo, esforço e dinheiro para estabelecer o Reino de Deus, é que isto aumenta nosso crédito diante de Deus, significa que Deus pode confiar na gente, significa que assumimos responsabilidades e Deus pode contar conosco.

 

O crescimento rápido da igreja a semelhança do bambu no quinto ano tem razão de ser; É resultado de uma geração levantada por Deus com o coração queimando de zelos pela casa do Senhor, zelo este encontrado em Jesus, João 2:17  Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá. Deus está levantando uma geração muito interessada em cuidar das coisas dEle, uma geração que é responsável, se responsabiliza, uma geração na qual pode confiar. Imagine uma grande família onde o pai é um grande fazendeiro e ele tem dois filhos, um se demonstra muito preocupado com suas próprias coisas, sua casa, só faz aquilo que é sua obrigação, se isenta de outras responsabilidades, a hora que termina o expediente sai correndo e deixa tudo como está. Mas há um outro filho que chama a responsabilidade para si, que trabalha dando a vida para o reino de seu pai, após o horário verifica se tudo está bem, se as janelas estão bem fechadas, luzes desligadas para que não aconteça do pai ter algum prejuízo ou desperdício e só depois disso vai para suas coisas, em qual destes filhos o Pai irá confiar suas riquezas e seu reino quando viajar? No filho responsável! Deus quer que você seja este filho, em quem ele pode confiar suas riquezas.

 

Há muitas maneiras de cuidar da casa de Deus; prestando serviço através da liderança de células, evangelizando, intercedendo, guerreando, mas o livro de Ageu trata praticamente só sobre um assunto, trazendo a seguinte instrução. Ag 1:8 Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. Deus através de Ageu fala sobre providenciarmos meios, recursos para Sua casa, Deus nos ensina que se quisermos o cuidado completo dEle sobre nós, devemos cuidar da Sua casa providenciando recursos.

 

Não perca o foco, esta mensagem fala de como podemos receber o cuidado de Deus sobre nós para que venhamos a crescer como o bambu chinês. Qual é a resposta? Cuidar dos negócios de Deus. Assim Ele cuidará dos nossos negócios e fará a nossa vida desabrochar como o bambu, é promessa dEle; Mas desde este dia os abençoarei... Faça destes dias, dias históricos em sua vida, faça com que sejam dias onde ocorreu uma divisão em antes e depois, cuide bem dos negócios do Pai.

Estamos dando uma oportunidade especial para que nós venhamos a comunicar a Deus nossa preocupação e ocupação com a casa dEle. Estamos sendo motivados a ofertar especificamente para a reforma do nosso novo templo. Esta oferta é separada dos dízimos e ofertas cotidianos na igreja. Alguns ofertaram no último culto, você pode fazê-lo no próximo, ou dar sua oferta para o líder levar para a igreja. È TEMPO de cuidarmos da casa de Deus.

 

Vanderlei Cardoso, pastor

06/09/2005

Veja Mais...

11/mai/2005

Até Onde Você Vai?.

 
21/mar/2005

A Chave de Davi.

 
21/mar/2005

Coisas Novas.