Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Apostólico > Diferenças Apostólicas

Ministério Apostólico

Diferenças Apostólicas
 

Logo quando pensamos sobre um apóstolo lembramos de Paulo, Pedro ou João. Pensamos na grande obra que fizeram e no que legaram para nós. Nos lembramos dos seus ensinamentos e das cartas que escreveram que se transformaram na Palavra de Deus, a Bíblia, e nos servem de base doutrinária infalível.

Assim, o estereótipo de apóstolo para nós são pessoas quase que infalíveis e de uma revelação a tal ponto de poderem redigir a Palavra de Deus. Imaginamos que os apóstolos serviram para colocar o fundamento doutrinário da teologia cristã deixando as Escrituras como legado de suas revelações. Como o cannon bíblico está completo, se concebe que não são mais necessários os apóstolos, pois as doutrinas cristãs já estão estabelecidas e tudo que vier após é heresia.

Então pergunto: que legado de Escrituras Sagradas deixaram Junias e Andrônico? Ou ao menos o que fizeram? Quem eram? Qual a influência deles na configuração do cristianismo? Todavia as escrituras nos revelam que também eram apóstolos (Rm 16:7).

O problema é que a mente da maioria dos cristãos se fixou em alguns estereótipos o faz com que pensem que todos os apóstolos devem ser iguais a eles.

É como se olhássemos para Billy Grahan e pensássemos que todos evangelistas deveriam ser iguais a ele. Ou quem sabe iguais a T.L. Osborn. Sabemos que existem vários tipos de evangelistas que atuam em várias dimensões diferentes. Evangelistas de multidões, evangelistas de crianças, evangelistas operadores de milagres e evangelistas pessoais. Todos são evangelistas, porém atuam em dimensões e de formas diferentes. Assim também existem vários tipos de pastores, mestres, profetas e apóstolos. Atuam em dimensões e de formas muito diferentes.

Nem todos apóstolos são iguais a Paulo, Pedro ou João. Na verdade eles foram apóstolos sui generis e todos outros foram e serão diferentes deles. Eles tinham uma missão específica como apóstolos em seu devido tempo. É como Moisés. Foi considerado um profeta para uma missão específica (Dt 24:10). Todos outros profetas foram muito diferentes dele, mas nem por isso deixaram de ser profetas.

A bíblias nos fala de muitos apóstolos além dos doze de Jesus.

- Matias, que substituiu a Judas Iscariotes (At 1:26).

- Paulo, apóstolo para os gentios e que recebeu a revelação do mistério da igreja (Rm 1:1).

- Barnabé, que levantou Paulo (At 14:1-4, 14).

- Timóteo, companheiro de Paulo (At 19:22, I Ts 1:1, 2:6).

- Silas ou Silvano, também companheiro de Paulo e profeta (At 15:22-32, I Ts 1:1, 2:6).

- Tito, também membro da equipe apostólica de Paulo (II Co 8:23) (onde mensageiro é apostolo).

- Tiago, irmão de Jesus (Gl 1:19).

- Apolo, pregador itinerante (I Co 3:22, 4:6-9)

- Epafrodito, chamado de mensageiro, que tem a mesma raiz de apóstolo no grego (Fp 2:25-30)

- Andrônico, apóstolo de Roma (Rm 16:7).

- Junias, provavelmente uma mulher apóstola (Rm 16:7).

- Tíquico (II Tm 4:12).

- Judas (At 15:22).

- Erasto (At 19:22).

- Dois apóstolos sem nome (II Co 8:18-23).

Ao todo foram 28 apóstolos citados no Novo Testamento.

Enquanto Paulo tinha a responsabilidade de trazer a luz o mistério da igreja, ser o apóstolo para os gentios e fundar muitas igrejas locais, Tiago, irmão de Jesus e apóstolo (Gl 1:19), tinha a responsabilidade de presidir o presbitério da igreja de Jerusalém e Apolo, apóstolo itinerante (I Co 3:22, 4:6-9), tinha a função de fortalecer as igrejas.

Assim, podemos concluir que existem vários tipos de apóstolos que atuam em dimensões diferentes, possuem um ranking diferenciado - inclusive entre os próprios apóstolos – e atuam em funções diferentes. Isto significa que nem todos apóstolos são como Paulo, Pedro e João, o que nos leva a afirmar que o estereotipo que temos de apóstolo precisa ser mudado.

 

Ricardo Wagner, apóstolo

 

27/10/2004

Veja Mais...