Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Apostólico > Confiança Abalada

Ministério Apostólico

Confiança Abalada
 

Há alguns anos atrás fiz uma dissertação em um de meus cursos de Pós Graduação que entitulei "O Segredo dos Grandes Homens". Foi uma tarefa de muita leitura e pesquisa que gerou um trabalho de mais de 200 páginas. Em certo ponto da dissertação assim escrevi: "Se existe alguma coisa em que devesse aconselhar um líder para desenvolver uma boa liderança seria a dedicação para desenvolver a credibilidade. Nenhuma outra característica em um líder tem mais impacto e a capacidade de fazer tanta coisa como a credibilidade. Essa característica existe quando as pessoas colocam confiança naquele que as lidera."

A coisa que mais me marcou depois de tanto estudar e pesquisar sobre a essência da liderança foi a necessidade do líder ser alguém de extrema credibilidade, isto é, ser alguém em quem as pessoas possam confiar e conseqüentemente seguir.

Na última semana um de meus líderes me contou que havia feito a seguinte pergunta a uma pessoa de outra igreja: "Em quem você confia em sua igreja a ponto de segui-lo?" Por incrível que pareça, a resposta foi: "Em ninguém."

O apóstolo Paulo disse: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Co 11:1). Ele nos ensinou que deveríamos ser tão dignos de confiança a tal ponto de todos terem confiança em nos seguir.

Recentemente um líder de uma igreja unida a Rede Apostólica me relatou algo que impactou sua vida. Foi em um de nossos treinamentos quando disse aos líderes que eles podiam olhar para mim e fazer o que eu faço e que se assim fizessem eu garantia que eles seriam bem sucedidos. Ele nunca tinha ouvido alguém dizer algo assim. Normalmente o que muitos dirigentes deixam a entender é o conhecido refrão: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." Esta é exatamente a expressão que destrói qualquer liderança.

De todos experts em liderança, James Kouzes e Barry Posner são os autores que mais admiro. Eles entrevistaram mais de 50.000 líderes ao redor do mundo para entenderem os meandros da liderança e posteriormente escreveram um livro entitulado "O Desafio da Liderança". Depois de tanto estudarem sobre liderança concluíram sobre a existência de um fator chave da liderança e escreveram o segundo livro entitulado "Credibilidade". Para eles a credibilidade é a qualidade essencial a ser desenvolvida em qualquer pessoa para que ela se transforme em um líder.

Infelizmente a igreja evangélica no Brasil não tem tido a credibilidade que gera a confiança para ser seguida. Na recente pesquisa do Ibope realizada de 18 a 22 de agosto de 2005 vimos que a Igreja Evangélica está em 8º lugar no índice de confiança dos brasileiros alcançando apenas 53% de confiança. Em 1º lugar estão os Médicos (81%), em 2º lugar a Igreja Católica (71%), em 3º lugar as Forças Armadas (69%), em 4º lugar os Jornais (63%), em 5% lugar os Engenheiro (61%), em 6º lugar a Televisão, em 7º lugar as Rádios e só então a Igreja Evangélica.

E depois perguntamos: Por que a Igreja não cresce mais e por que não influenciamos mais nossa sociedade? Deixe-me responder a esta pergunta com outra: "Você tem coragem de dizer a alguém para que seja seu imitador? E se alguém for seu imitador esta pessoa será feliz?" Se você não tiver credibilidade suficiente para ter coragem para dizer isto, porque alguém lhe ouviria sobre Jesus e o seguiria?

Está na hora desta situação mudar e a igreja cristã começar a ser a instituição de maior credibilidade neste país. E isto começa com você. Para finalizar, só mais uma pergunta: "Quem você seguiria de sua igreja?"

Ricardo Wagner, apóstolo

 

 

29/09/2005

Veja Mais...