Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Apostólico > Conceito Pastoral e a Unção Apostólica

Ministério Apostólico

Conceito Pastoral e a Unção Apostólica
 

Diferenças entre o conceito pastoral de hoje e a unção apostólica do Novo Testamento

 Um pastor que toma a responsabilidade de mudar do paradigma pastoral contemporâneo para andar na unção apostólica neotestamentária precisa entender a diferença entre estes dois conceitos completamente diversos. A não ser que se entenda claramente os conceitos do paradigma pastoral e da visão apostólica, não será possível mudar de uma para outra.

Infelizmente muitos dos conceitos pastorais em operação hoje, estão longe de serem do Novo Testamento. Muitas das funções pastorais de hoje tem raízes em conceitos humanistas e psicológicos.

Vamos olhar para a diferença destes dois enfoques de forma que possamos fazer as mudanças necessárias para que os líderes se levantem numa unção apostólica em sua igreja local.

 

 1.       Concentração nas pessoas e suas carências X Concentração no chamado e propósito

O conceito pastoral de hoje está centrada em torno de pessoas e suas carências enquanto a unção apostólica leva as pessoas a se concentrarem no chamado e propósito de Deus para suas vidas.

A unção apostólica vai ao encontro das carências das pessoas de forma indireta, através de levá-las a possuírem o chamado e propósito de Deus para suas vidas. Isto faz com que se crie uma energia dentro das pessoas para vencer suas próprias carências através de sua fé. Esta ênfase apostólica está baseada no entendimento que Deus nos comprou e salvou com o preço de seu precioso sangue para que sejamos úteis para Ele e façamos sua vontade em nossas vidas. Esta visão leva os cristãos para longe de si mesmos direcionando-os para as prioridades e o estilo de vida do Reino de Deus enquanto Deus se ocupa com suas necessidades primárias (Sl 37:4, Mt 6:33).

 

2.       Carregar o peso das pessoas X Firmar as pessoas sobre seus pés

O conceito pastoral de hoje está baseada em amar, alimentar e levar o peso das pessoas enquanto que na unção apostólica se procura treinar as pessoas para que elas se firmem sobre seus pés.

A unção apostólica desafia as pessoas a viverem em seu potencial máximo e liberar a vontade de Deus em suas vidas. As pessoas que respondem a esta exortação elevam-se a uma posição de grande eficácia e utilidade. Eles desenvolvem “músculos espirituais” enquanto são treinados a se tornarem vasos úteis para o cumprimento do plano de Deus. A unção apostólica vai além da questão da segurança e caridade. Ela mexe com as pessoas admoestando cada homem a se tornar maduro e treinando cada homem em toda sabedoria até que todo homem seja capaz de ser apresentado perfeito em Cristo (Cl 1:28-29).

 

3.       Apresentar serviços para as pessoas X Demandar a manifestação das pessoas

O conceito pastoral de hoje tem sobre si a responsabilidade de apresentar serviços para as pessoas enquanto que a unção apostólica demanda a manifestação dos santos.

A visão apostólica desafia as pessoas a se responsabilizarem pelas suas próprias vidas e necessidades. As pessoas devem escolher seus próprios destinos decidindo em obedecer a Palavra de Deus. A unção apostólica leva as pessoas a fazerem coisas por e para elas mesmas. Os cristãos também aprendem a se levantar para trabalharem para o Reino tornando-se participantes funcionais.

 

4.       Treinar para suprir as necessidades das pessoas X Equipar as pessoas para o ministério

O conceito pastoral de hoje equipa o líder para agir como agente da graça de Deus para suprir as necessidades das pessoas enquanto que a unção apostólica equipa todo cristão a funcionar efetivamente no trabalho do ministério.

A unção apostólica provê a “palavra da graça”, a transferência de unção, dons e fé para os cristãos desempenharem seu chamado. Existe uma transferência apostólica que permite que novas sementes sejam implantadas nestas vidas e sejam mais produtivas. Isto faz com que destrezas, habilidades e talentos surjam de onde não havia nada. O manto apostólico permite um maior fluir de revelação para as pessoas, tornado-as capazes de fazer o que Deus deseja para elas.

“pois é Deus que efetua em vós tanto o querer como o realizar segundo a sua boa vontade” Fp 2:13

 

5.       Manutenção X Maturidade

A conceito pastoral de hoje tem a manutenção como seu objetivo enquanto que a unção apostólica tem como foco a maturidade.

O apóstolo Paulo sentiu dores de parto pela igreja da Galácia de forma que Cristo fosse formado dentro de cada um deles. Seu desejo era apresentá-los maduros e completos em Cristo. Mais, a unção apostólica tem a visão de firmar permanentemente o cristão ao invés de produzir um rápido ajuste a cristãos estagnados.

 

6.       Conceitos X Experiência

O conceito pastoral de hoje assegura ao cristão sua posição de honra em Cristo enquanto que a unção apostólica procura estabelecer a realidade experiencial de Cristo nos cristãos.

A ênfase apostólica aqui é que Deus quer nos mover do entendimento de ser santo para ser filho. O desejo apostólico é fazer que as verdades a respeito de nossa posição em Cristo descritas na Bíblia trabalhem até que elas se tornem uma realidade experiencial na vida das pessoas.

 

7.       Necessidades externa X Necessidades internas

O conceito pastoral de hoje vai ao encontro das carências externas das pessoas trazendo conforto e senso de alívio para os cristãos enquanto que a visão apostólica vai ao encontro das necessidades internas trazendo uma profunda satisfação e um grande senso de identidade.

A unção apostólica vai além das necessidades e carências externas do homem. Ela mobiliza interiormente o espírito do homem para se levantar diante das oportunidades e tomar os recursos espirituais em Cristo para destruir o jugo que aprisiona e limita o homem (Is 10:27). A unção apostólica leva as pessoas a um grande senso de satisfação e identidade quando vê a resposta do Senhor a sua fé através de milagres que acontecem diante de seus olhos.

 

8.       Sistema de comportamento X Sistema de credos

A função pastoral de hoje enfatiza a importância do sistema de comportamento dos santos enquanto que a unção apostólica enfatiza a importância do sistema de credos dos santos.

O ministério pastoral de hoje preocupa-se em ensinar princípios para aplicação da Palavra revelada de Deus para que o comportamento dos cristãos se assemelhe ao padrão de Deus. A unção apostólica trata com conceitos e sistemas de crenças dos discípulos a fim de que suas mentes sejam renovadas e suas vidas sejam transformadas a fim de experimentarem as maravilhas de Deus (Rm 12:1-2). A vida do homem é apenas transformada quando os conceitos mentais das pessoas são renovados pelo fluir do conhecimento revelado. A unção apostólica revela a essência para que os “mestres” as traduzam em princípios específicos para aplicação e prática diária. A doutrina apostólica mencionada em Atos 2 se refere aos conceitos enfatizados que estabelece os fundamentos para a vida em Cristo e vida do Reino para se tornar operativa e funcional em cada cristão.

Ricardo Wagner, apóstolo

 

30/09/2004

Veja Mais...