Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Ministério Apostólico > A Realidade do Sobrenatural

Ministério Apostólico

A Realidade do Sobrenatural
 

Quero neste texto dissertar sobre a realidade do mundo sobrenatural e como devemos andar e viver diariamente neste contexto. São fundamentos para temos os céus abertos sobre nossas vidas e fazer com que o sobrenatural seja natural e comum no dia a dia daqueles que tem fome e desejo profundo pelas coisas celestiais.

1. Jesus vivia no sobrenatural

"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu." (Jo 3:8-13)

Estas foram palavras proferidas por Jesus. Uma pergunta: Onde ele estava quando proferiu isto? Resposta: Ele estava aqui na terra. Mas enquanto ele estava aqui na terra ele também estava no céu conforme Ele mesmo declarou: "o Filho do Homem que está no céu Isto significa que enquanto Jesus estava na terra fisicamente Ele também estava espiritualmente no céu. Quando Jesus falou, Ele usou o verbo no presente afirmando claramente que Ele estava no céu. Ele estava dizendo que mesmo estando na terra fisicamente, Ele também estava no céu. Esta era a forma que Jesus vivia e ministrava.".

O mundo sobrenatural para Jesus era uma realidade diária. Ele subia e descia e os céus estavam abertos sobre Ele, como diz em Jo 1:51: "Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem."

2. O filho de Deus deve aprender a viver no sobrenatural

"e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." (Ef 2:5-6)

Jesus está assentado nos lugares celestiais a direita de Deus (Ef 1:19) e através de Jesus temos acesso ao trono de Deus nos lugares celestiais onde espiritualmente já estamos assentados (Ef 2:18; 3:10-12). Deus nos deu liberdade e acesso ao mundo espiritual, especialmente ao trono da graça (Hb 4:12). Toda sorte de bênçãos está nos lugares celestiais, e é deste lugar de onde somos abençoados (Ef 1:3), pois "o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada." (Jo 3:27) Quem não vive no céu não pode experimentar todas bênçãos e graça que Deus tem reservado.

Normalmente não entendemos esta questão de estarmos vivendo em dois lugares ao mesmo tempo pela nossa limitação física que nos impede de estarmos em dois lugares ao mesmo tempo. Porém, se o nosso corpo está em um local, não necessariamente nosso espírito terá que estar ligado àquele lugar. Quantas vezes estamos em um lugar mas nossa mente anda vagando por outros lugares a tal ponto de nem percebermos o que acontece em nossa volta. Estamos fisicamente em um lugar, porém nosso espírito está ligado em outras coisas.

3. Para viver no céu precisamos colocar nossa mente nas coisas do alto.

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." (Cl 3:1-3)

O apóstolo Paulo nos sugere que devemos colocar nossa mente onde Cristo está assentado. Colocar nossa mente no alto. Ter uma mente celestial. Dispor nossa mente nas coisas do alto significa que estas são mais importantes, reais e duradouras que as coisas daqui da terra onde vivemos.

É muito fácil sermos tomados pelas coisas temporais daqui da terra. Mas a Bíblia diz que devemos ter nossa mente no que é eterno. É fácil colocar nossa mente no que o médico diz, em nossas dores, em nossos compromissos financeiros ou em nossos problemas, pois estas coisas nos roubam a atenção e nos levam a estarmos constantemente ligados a elas.

Temos os nossos sentidos naturais: ouvir, falar, cheirar, ver e degustar. É o que vemos, sentimos e ouvimos no mundo natural. Se nossa mente estiver ligada apenas nestas coisas não estaremos com nosso espírito ligado no céu.

Deus nos encoraja a colocar nossa mente naquilo que é eterno, nas coisas lá do alto. "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). Os demônios são verdadeiros, são reais e querem nos roubar, matar e destruir (Jo 10:10). O mundo espiritual é tão real e verdadeiro que Paulo nos fala que nossas forças devem ser direcionadas para o mundo espiritual a fim de lutar contra nossos verdadeiros inimigos.

Durante os anos de nossa incredulidade apenas estávamos ligados com o mundo natural. Quando nos convertemos nos foi dado acesso ao trono de Deus, pois estamos assentados com Jesus a direita do Pai.

4. Os sentidos espirituais

"Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hb 5:14)(sensos ou sentidos)

Assim como temos percepções e entendimento pelas nossas faculdades e sentidos naturais, também temos percepções, compreensão e entendimento pelas nossas faculdades ou sentidos espirituais. Enquanto estávamos no mundo não exercitávamos estes membros espirituais. Porém desde o dia que recebemos a Jesus temos não apenas o direito, mas também o dever, de desenvolver este relacionamento espiritual e assim exercitar os nossos órgãos espirituais que nos dão a percepção das coisas celestiais.

Quando não exercitamos alguma parte de nosso corpo ele fica atrofiada e não funciona corretamente. Da mesma forma quando não exercitamos nossos órgãos de percepção espiritual, eles ficam atrofiados. Quando viemos a Jesus somos desafiados a desenvolver nossas faculdades espirituais que estavam adormecidas e consequentemente atrofiadas. Muitos não desenvolvem seus órgãos espirituais e por não conseguirem perceber coisas espirituais pensam que não possuem esta capacidade. Porém a questão é que seus sensores espirituais estão atrofiados.

Jesus via as coisas no mundo espiritual e estas coisas Ele reproduzia na terra. Ver é um sentido natural, mas também pode ser uma capacidade espiritual. Esta visão que Jesus tinha era um sentido (ou uma faculdade) espiritual.

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz." (Jo 5:19)

Jesus também falou que suas ovelhas o ouvirão e o seguirão. Jesus estava falando de um outro sentido. Da capacidade de ouvir. Esta também é uma capacidade natural. Um sentido natural. Mas neste ponto Jesus estava falando de uma capacidade ou sentido sobrenatural, uma capacidade espiritual de Lhe ouvir.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." (Jo 10:27)

5. Um novo modelo de vida

Este é o grande desafio que temos. Entrar no sobrenatural. Perceber, de todas as formas, o mundo espiritual. Viver no mundo sobrenatural, sem tirar os pés do chão. Quanto mais acessos tivermos às regiões celestiais mais experimentaremos as grandezas de Deus. Todas as bênçãos estão ali.

Este é um novo modelo de vida para aqueles que querem viver os milagres de Deus para os últimos dias. Somente quem entrar e viver continuamente no mundo espiritual diante do trono de Deus poderá cumprir com o destino de Deus para sua vida.

 

 

Ricardo Wagner, apóstolo

09/10/2005

Veja Mais...

29/set/2005

Confiança Abalada.