Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > O Poder de Um Pai

Estudos / Liderança

O Poder de Um Pai
 

O pai Adão no jardim do Edem recebeu autoridade e poder para o perfeito andamento da vida familiar. Satanás estava por lá e incorporava numa serpente de vez em quando, para falar com Eva, mas não tinha poder para trazer qualquer mal à família de Adão, afinal era o paraíso, e, o fato de satanás estar por lá não implicava em qualquer problema, pois ele não tinha autoridade para nada, nem mesmo alterar uma célula, um vírus ou bactéria. Toda a autoridade estava com o papai Adão. Quando a família de Adão desobedeceu a Deus a autoridade e o poder foram abalados, Satanás passou a ter autoridade sobre a família de Adão e suas obras logo apareceram; o filho Caim matou o irmão Abel, sofrimento, doenças, morte vieram sobre eles. A fim de que o pai voltasse a ter esta autoridade para proteger a família, Deus fez um plano que consistia na obediência e morte de Jesus Cristo como pagamento pelo erro do pai Adão. O poder do pai é baseado na obra da cruz.

Quando se fala em pai na bíblia, logo nos vem a mente a figura de Abraão cujo nome significa Pai de uma Multidão. Em Abraão podemos ver o poder que Deus liberou sobre a figura de um pai. Abraão teve uma característica peculiar que o fez ser um grande pai, ele andou perto do seu Pai, o Pai Celestial, a ponto de ser chamado AMIGO DE DEUS. Tiago 2:23  e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.

 

1-     Em ti serão benditas ... as famílias... Gênesis 12:3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. O pai tem o poder de abençoar, amaldiçoar ou se isentar de usar este poder. Gênesis 22:18  nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. A obediência do pai a Deus gera mais autoridade e poder na transmissão da bênção. Adão desobedeceu a Deus e teve como conseqüência tragédias na família. Abraão obedeceu a Deus e teve como conseqüência família abençoada e grandes milagres em sua vida. Você quer sua família abençoada? Obedeça a Deus!

2-     O poder de lançar a flecha. Sl 127:4-5 Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava. O pai tem o poder de lançar seu filho para o futuro, para um destino. A flecha é um objeto inanimado e sua eficiência está diretamente ligada com a habilidade do flecheiro, assim como o filho. “Os filhos são como páginas em branco onde começamos escrever nossa história e imprimir nossos valores”. Papai; entenda que primeiro o Pai celestial te lançou como uma flecha na missão de ser pai e realizar seus projetos; segundo; você deve lançar seu filho para a vida e para o futuro como o flecheiro lança uma flecha. Para onde você está lançando suas flechas?

3-     O poder do elogio. Mateus 3:17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. O homem, em geral, tem dificuldade de expressar apreço, emoção, elogiar, mas é preciso e poderoso.

4-     O poder do Exemplo. 1Coríntios 11:1  Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Há pais que dizem faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Não fume como eu fumo! Não faça como eu!... Ora, mais do que falar eu preciso dar o exemplo. Eu preciso poder dizer para o meu filho; faça como eu faço e você será feliz. Você consegue dizer isto para seu filho? Se fossem colocadas câmeras 24 horas para seu filho acompanhar sua vida a fim de seguir seu exemplo em tudo; será que você precisaria mudar em algumas coisas? O exemplo é mais poderoso que muitas palavras.

5-     O poder do discipulado do pai. O rei mais sábio e mais rico da história de Israel, Salomão, teve um grande discipulador; o pai Davi. 1Reis 2:2-3 Está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem!  E faça aquilo que o SENHOR, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis... Ser homem corajoso para o pai Davi significava obedecer a Deus. O pai deve discipular o filho dia a dia ensinando estas coisas que o pai Davi ensinou para o filho Salomão.                                                                                                                                                                                                                       

6-     O poder da oração do Pai. O poder de profetizar coisas boas. Isaque orou pelo filho Jacó. Gn 27:28 Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. E se cumpriu esta oração. Jacó se tornou muito rico e abençoado.

7-     O poder do Perdão. Malaquias 4:6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais. O coração do Pai deve ser voltado para o filho e o do filho ao pai. Ele (o mover profético do Espírito Santo) fará com que pais e filhos façam as pazes. Uma característica da ação de Deus nos últimos dias é da reconciliação, como o exemplo em que o pai do filho pródigo tinha o poder de fazer do filho um escravo na sua casa, poderia deserdá-lo e mandá-lo embora, poderia aceitá-lo com reservas e frieza. Mas como ele procedeu? Com coração reconciliador. Poucas coisas amarram tanto a vida de uma pessoa como a falta de perdão entre familiares. Perdoe e peça perdão!

Aplicação.

O poder do pai tanto é verdadeiro para o pai natural como para o pai espiritual. Estes princípios são válidos para o líder de células e todos os pais espirituais. Então a pergunta é; você quer ver os seus filhos fazendo história? Você quer vê-los acertando o alvo que Deus lhes estabeleceu? Use o poder de um pai! Não se isente de usar estas ferramentas poderosas em Deus.

Vanderlei Cardoso, pastor.

15/08/2006

Veja Mais...

07/dez/2005

A Marca de um Vencedor.