Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Luta / Fuga

Estudos / Liderança

Luta / Fuga
 

Tempo de cair ou tempo de se levantar?

Sl 101:6-8, Is 60:1-4, Dn 12:1-4

 

Os próximos anos não serão anos fáceis. A Bíblia nos relata que quanto mais perto do fim dos tempos, haveria mais angústias e sofrimentos na terra. A terra seria encoberta pelas trevas. Os próximos anos serão anos de angústia e dor. Veremos muita depressão e desilusões por todos os cantos. Aqueles que ainda estavam conseguindo aparentar tranqüilidade serão atingidos pelo desespero.

Todavia, a Bíblia nos ensina que é justamente nesta situação que resplandecerá o povo de Deus. O povo de Deus vai ser percebido de forma muito distinta no meio desta situação. Será tão diferente que os povos correrão ao encontro dos homens e mulheres de Deus para pedir socorro.

Js 5:12 - Quando o povo de Israel entrou na terra prometida o maná parou. Quem não tem coragem de entrar na terra prometida ficará sem comida no deserto. Somente experimentarão os bons alimentos da terra prometida aqueles que se atreverem a crer nas promessas de Deus e se tornarem conquistadores.

Somos como trens. Só podemos andar nos trilhos que colocamos antes. Só poderemos experimentar aquelas coisas que nos prepararmos para experimentar. Estamos vivendo tempos de escolher nosso destino. Hoje é tempo de concepção. Amanhã será tempo de manifestar o que concebemos hoje.

Como poderemos experimentar aquilo que Deus tem preparado para nós:

1. Somente homens e mulheres de Deus extremamente confiantes e corajosos experimentarão o fruto da terra prometida. Quando alguém se levanta para conquistar, muitos inimigos aparecem. Pessoas vão contra. Ameaças. Dificuldades. O inimigo de nossas almas faz de tudo para impedir que cheguemos lá. Quando somos intimidados podemos ter 3 reações:

2. Fuga. A fuga se estabelece quando a pessoa se amedronta das dificuldades e “foge para sua caverna”. Estas pessoas diante das situações difíceis abrem mão dos seus planos e sonhos para dar lugar ao medo e a mediocridade. Ao invés de serem confiantes e consequentemente corajosas para avançar, se acomodam e “ficam no deserto”. Mal sabem que é tempo de conquistar e experimentar o fruto da terra prometida. Ao invés disso começam a passar ainda mais dificuldades, pois o tempo do maná passou. A pessoa que foge dos inimigos será desprezada eternamente.

3. Luta. Pessoas que entram em “luta”, são aquelas que diante das dificuldades se posicionam para lutar. Lutar não é errado, mas este tipo de pessoa apenas vê coisas ruins. Está sempre procurando o inimigo. Tem sempre a percepção de que alguma coisa ruim lhe irá acontecer. Nunca percebe as coisas boas, pois sempre está procurando por coisas ruins para se defender. É o tipo de pessoa que pensa que o mundo inteiro conspira contra ela. Não confia em ninguém, pois tem receio de tudo. Está sempre se defendendo. Para ela os outros estão sempre querendo fazer alguma coisa ruim contra elas. A pessoa que está sempre procurando problemas não consegue ver as coisas boas e suas forças se desfalecem. Rom Lippit percebeu em seus estudos sobre grupos que quando as pessoas discutiam sobre seus problemas saiam mais fracas e sem energia. Mas quando discutiam sobre seus futuros planos, saiam energizadas e muito motivadas. Quem olha para as coisas ruins perde suas forças. E desiste.

4. Confiante e Corajoso. O homem corajoso se levanta com firmeza. Não é seguro por confiar em si mesmo e na sua força. Sabe que os inimigos são grandes. Por isso confia no seu Deus. Sabe que vai vencer por causa do poder do seu Deus e não pela sua força. Aprendeu verdadeiramente a confiar em Deus e renova suas forças, sobe tão alto como as águias. Este é o tipo de reação correta para uma pessoa que quer resplandecer nos próximos anos. Como uma pessoa que não sofre picadas de mosquito por estar protegido com um repelente, ele sabe que está protegido contra os inimigos e maligno nenhum lhe toca. Ele luta, mas para crescer e alcançar o propósito para o qual nasceu. Não fica perdendo tempo em procurar inimigos. Sabe que na caminhada aquele inimigo que se levantar contra ele vai cair.

Perguntas. O que você já está vislumbrando no cenário mundial para os próximos anos? Tranqüilidade ou intranqüilidade? Como podemos colocar os trilhos para o “trem de nossa vida” poder andar sobre estes trilhos no futuro? Quando vem uma dificuldade qual sua reação? Luta, Fuga ou Confiança? Como sua confiança pode ser desenvolvida?

 

 Ricardo Wagner, apóstolo

16/02/2005

Veja Mais...