Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Igreja no Propósito

Estudos / Liderança

Igreja no Propósito
 

Texto Base

(Efésios 1:9-10) - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.

Introdução

Paulo nos explica que o “mistério” descrito em Efésios 1:9, é que tudo que foi partido na rebelião de Adão, voltará a estar unido com Deus e em paz. Antes da criação, Deus pretendia que Cristo viesse e restaurasse todas as coisas para si mesmo. Isso acontecerá quando a criação, através de Cristo, se submeter aos propósitos, à vontade e ao governo dAquele que a fez.

(Efésios 1:22-23)Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é seu corpo a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

1.   Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés. Paulo confirmou a agenda de Deus para reconciliar “todas as coisas” através de Cristo. Todas as coisas são colocadas por Deus sob os pés de Jesus.

2.   Deus o designou cabeça de todas as coisas para a igreja. Cristo é a cabeça de tudo para a igreja. Podemos entender porque Deus colocaria tudo sob cristo e porque Ele designaria Cristo como cabeça sobre todas as coisas. Mas, por que Ele faria isso “para a igreja”? Que propósito maravilhoso Ele teria para a sua igreja?

Porque a igreja é o corpo de Cristo. Um corpo cumpre as intenções da cabeça. Claramente, a agenda de Cristo (a cabeça) também é a agenda do seu corpo (a igreja). A igreja tem que cumprir a agenda que Cristo, que tem a mesma agenda do seu Pai!

3.   A igreja é a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância. A bíblia diz que a igreja é a plenitude de Cristo. Entretanto, hoje muitas igrejas são boas ilustrações do mundo partido, sem a plenitude de Cristo. A igreja ainda não alcançou seu potencial. Quando ela alcançar, assim como Cristo “encherá todas as coisas, em toda e qualquer circunstância”.

4.   A igreja traz unidade a todos os povos. (Efésios 3:6) - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho. Os gentios que antes não eram aceitos no relacionamento com Deus, agora fazem parte do corpo de Cristo, mediante a pregação da igreja. É a igreja que tem a função de trazer paz a terra.

5.   A igreja é participante do mistério. (Efésios 3:9) - E demonstrar a todos qual seja a administração deste mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo. Administração vem de koinonia, o termo grego para participação. O mistério é Cristo, cujo sangue derramado reconciliou o mundo de Deus que fora partido. Assim a reconciliação de “todas as coisas” com Deus é administrada através da participação da igreja.

6.    A igreja é restauradora. (Efésios 3:10) - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus. O plano de Deus foi restaurar todas as coisas, e para isso, sua sabedoria é multiforme. Ela não é unidimensional. Ela é multidimensional. Ela é expansiva. A sua agenda não é apenas espiritual, mas inclui a restauração de tudo que foi partido na Queda. Quando a igreja obedece ao propósito de Cristo, ela administra o mistério e torna conhecida a multiforme agenda de Deus.

Conclusão

Através da igreja Deus mostrará sua multiforme e sabedoria. O plano de Deus e seu poder serão manifestos diante dos governantes e das autoridades do mundo espiritual. Eles verão a multiforme sabedoria de Deus, o seu impressionante plano para trazer a paz, acabar com as divisões, sarar o ferido e restaurar todas as coisas. Tudo isso será administrado através da igreja. (Romanos 16:20) - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Estevão e Marlise Wagner, pastores.

20/07/2011

Veja Mais...

29/Mar/2011

Unidade Gera Conquista.

 
04/Mar/2011

Getsêmani do Líder.

 
12/Jan/2011

Contraste de Líderes.