Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Honrar a Homens ou a Deus?

Estudos / Liderança

Honrar a Homens ou a Deus?
 

Estamos vivendo um grande problema na sociedade atual que lentamente está destruindo toda estrutura social. A rebeldia tem se tornado um problema e tem sido aceita como algo muito natural e até, porque não dizer, almejado. A SBT está apresentando uma novela denominada "Rebeldes" que tem delineado o comportamento dos jovens. A candidata a presidente da Republica pelo PSOL, Heloisa Helena, encaminhou um projeto na Câmera de Deputados que faz com que qualquer pai ou mãe que der uma palmada numa criança perderá a guarda da criança (não se está falando de uma surra de vara, mas apenas uma palmada numa criança). Os Conselhos Tutelares tem visitado as escola e ensinado as crianças que os pais não podem discipliná-las e que se fizerem isto os filhos devem denunciar os pais que serão investigados e sofrerão as conseqüências penais.

Afinal, a sociedade está criando uma estrutura que permite que a rebeldia e a falta de limites sejam aceitas e praticadas quase que de forma inevitável. Por outro lado, a igreja precisa se posicionar frontalmente em relação a estas coisas. Na Bíblia a obediência aos líderes é algo tomado por certo. A Bíblia dá mais ênfase em cuidar para que os líderes não abusem desta autoridade que a obediência dos discípulos aos seus líderes, pois toma a submissão como uma condição "sine qua num" para o discipulado.

Na realidade, a atitude que temos em relação aos lideres que Deus estabeleceu na igreja indica a relação que temos em relação a Deus. De fato, alguém não honra mais a Deus que a honra que esta pessoa dá aos lideres estabelecidos por Deus. Vemos este principio no livro de Judas. Baraque foi chamado por Deus através da profetisa Débora, para libertar a nação de Israel de seus invasores. Baraque aceitou o desafio desde que Débora fosse com ele. Débora respondeu: "Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes." E Deus usou uma mulher, Jael, mulher de Héber, o queneu, para matar o líder dos inimigos (Jz 4:4-22).

Depois disso o livro de Juizes descreve o tão conhecido cântico que Débora cantou depois da vitória que inclui este verso: "Amaldiçoai a Meroz, diz o Anjo do SENHOR, amaldiçoai duramente os seus moradores, porque não vieram em socorro do SENHOR, em socorro do SENHOR e seus heróis." Esta foi uma palavra forte: "Amaldiçoai duramente a Meroz." Meroz era uma pequena cidade de Israel. Ter uma maldição pronunciada e registrada nas Escrituras sobre certa comunidade é uma coisa terrível. Porque esta maldição foi pronunciada? "Porque não vieram em Socorro do Senhor." Não é que os habitantes de Meroz não vieram em socorro a Baraque, eles não vieram em socorro do Senhor. Em outras palavras, o Senhor identifica-se ele mesmo com aqueles que o servem.

Aqueles que não responderam ao chamado de Baraque e não vieram a seu socorro, não falharam com Baraque, mas com o Senhor. Esta também é uma verdade para a igreja. Um homem chamado por Deus e trabalhando dentro de seu ministério dado por Deus é um representante do Senhor. A atitude dos cristãos em relação a seus líderes é o melhor indicativo de sua atitude em relação a Deus. Alguém pode usar uma linguagem muito piedosa em relação a Deus, mas sua verdadeira atitude em relação a Deus será vista em como ele trata com os ministros de Deus.

Tenha isto em mente. Para que você saiba a que nível você honra a Deus, analise suas atitudes e veja como você está honrando através da obediência e da resposta a solicitações de seu líder.

Ricardo Wagner, apóstolo

 

 

09/08/2006

Veja Mais...

07/dez/2005

A Marca de um Vencedor.

 
29/jul/2005

A Intimidade Gera Filhos.