Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos / Liderança > Contraste de Líderes

Estudos / Liderança

Contraste de Líderes
 

Introdução

Vamos estudar a respeito do comportamento de dois líderes: Saul e Davi. Suas reações diante das situações que enfrentaram em suas vidas. Ambos viveram situações muito parecidas, mas agiram de forma diferente diante das adversidades. O que cada um fez como líder, o que deu credibilidade, e como cada agiu diante das situações. Diante dos problemas, diante dos gigantes que se levantaram.

1º) Rejeição: rejeição é a arma letal de satanás contra um líder. Líderes que não aprendem a lidar com a rejeição jamais conseguirão maximizar todo seu potencial.

Saul: foi rejeitado pelo seu pai. (I Samuel 9:3) - E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas. Qualquer empregado podia fazer este serviço, não era serviço dos filhos. O que gerou rejeição no coração de Saul. E isto foi demonstrado devido a que ele se dava melhor com o tio do que com o pai.

Davi: rejeitado pelo pai e pelos irmãos, devido a ser filho bastardo. (I Samuel 16:11) - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

2º) Auto-rejeição: a auto-rejeição se dá por não tratar da forma certa a rejeição que é impressa pelas pessoas, em especial pelos pais.

Saul: (I Samuel 9:7)- Então Saul disse ao seu moço: Eis, porém, se lá formos, que levaremos então àquele homem? Porque o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos? (I Samuel 9:21) - Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?

Saul aceitou a rejeição, e se auto-rejeitava.

Davi: (I Samuel 17:34) - Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

Davi nunca aceitou a rejeição. Trabalhou da forma certa com a rejeição.

3º) Enfrentar problemas: um líder tem que estar pronto pra enfrentar qualquer adversidade. Um líder é um solucionador de problemas.

Saul: se esconde diante do problema, e dos gigantes. (I Samuel 10:22) - Então tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem ainda viria ali. E disse o SENHOR: Eis que se escondeu entre a bagagem. O medo fazia com que Saul não agisse, ou quando agia era de forma errada. Saul vivia pelas circunstancias (I Sm 13:22). Indeciso e inseguro (I Sm 14:18,19).

Davi: tomava decisões e enfrentava com a unção de Deus os problemas. Enfrentava gigantes. Não vivia pelas circunstâncias. (I Samuel 17:32)- E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

4º) Credibilidade: toda liderança é pura credibilidade. Uma vez que liderança é influencia, uma pessoa só é influenciada por quem tem credibilidade.

Saul: não conquistou sua liderança, a impôs ( I Sm 11:07). (I Sm 14:24) ele colocava julgo pesado sobre o seu exército. Não ouvia conselhos. Agia precipitadamente (I Sm 14:45,46). Deixou de conquistar pelos seus erros. Agia para agradar ao povo e não por uma visão (I Sm 15:24). Orgulhoso e preocupado com sua imagem (I Sm 15:30).

Davi: conquistou sua liderança (I Sm 17:05,07,50).

5º) Formação dos discípulos: todo líder deve se reproduzir em outras pessoas.

Saul: não formava seus liderados (I Sm 14:52).

Davi: (I Sm 17:50). Davi era modelo para seus liderados.

6º) Intimidade com Deus: um líder que não tem comunhão com Deus, não terá as estratégias de Deus. Não terá êxito.

Saul: era desobediente a Deus (I Sm 13:8,9,13,14). Não se arrependeu de seus pecados.

Davi: tinha intimidade com Deus e vivia com sua presença (I Sm 16:18).

Conclusão

Com quais desses líderes tu queres te parecer? Qual tipo de liderança tu queres ter? Deus tem nos chamado para sermos a geração de Davi. Logo temos que viver princípios que Davi colocou em pratica na sua vida.

Estevão Wagner, pastor.

12/01/2011

Veja Mais...

05/Set/2008

A Arte de Saber Esperar.