Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM JESUS?

Estudos da Célula

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM JESUS?
 

Você está Satisfeito com Jesus? (Ricardo Wagner, ap.)

(Leia Jo 14:1-11) - Filipe era de Betsaida, a mesma cidade de André e Pedro (Jo 1:44). A Bíblia registra que ele imediatamente respondeu ao chamado de Jesus: “No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me” (Jo 1:43). Ele foi um instrumento usado para trazer Natanael a Jesus (Jo 1:45). A posição que Filipe tinha entre os discípulos é notável. No contexto do milagre dos pães e dos peixes, João o destaca como o homem da logística a quem o Mestre, para prová-lo, pergunta: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” (Jo 6:5-7). O comentarista bíblico John MacArthur, em um estudo do caráter de Filipe, o definiu nestes termos: “Filipe, o analista clássico. Ele era um homem de fatos e números, um homem prático que era guiado pelas regras, e não era propenso a pensar sobre o que estava à frente. Ele era pessimista, às vezes incapaz de ver o quadro geral. Sua predisposição era ao pragmatismo e cinismo, e às vezes ao derrotismo em vez de ser um visionário”. Filipe, na última noite antes da crucificação de Jesus, pediu para que Jesus mostrasse o Pai para os discípulos, e isto faria com que estivessem satisfeitos.

Jo 14:8 NVT – “Filipe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos””. (Na ARA diz “e isso nos basta”).

Em outras palavras Filipe disse que não estava completamente satisfeito com Jesus. Ele queria mais. A palavra grega aqui usada para satisfeito é “arkeo” que significa ser suficiente, estar satisfeito, estar contente. De acordo com o dicionário, satisfazer significa “atender às expectativas, necessidades ou desejos de (alguém); cumprir (um desejo ou necessidade); fornecer (a alguém) informações ou provas adequadas para que se convença de algo.” Baseado nisto, para Filipe, Jesus não cumpriu todas as expectativas. Ele não havia atendido seus desejos. Ele não havia fornecido as provas adequadas.

Por que Filipe não ficou satisfeito com Jesus? A resposta é: Filipe só conhecia Jesus segundo a Sua carne (II Co 5:16). Quer dizer, Filipe não conhecia o verdadeiro Jesus. Ele não reconheceu totalmente quem Jesus era por causa de Seu corpo físico. A humanidade de Jesus escondeu Sua divindade.

II Co 5:16b – “Se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.”

Jesus era o Deus Todo-Poderoso desde Seu nascimento (Lc 2:11), mas essa glória estava envolvida na carne física. Sua carne não tinha pecado, mas ainda era carne. Isaías disse que não havia beleza na carne de Jesus.

Is 53:2 – “Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.”

Filipe viu Jesus em toda a Sua humanidade. Ele ficou cansado, com fome e sujo. Ele teve que comer, dormir e fazer todas as coisas que temos que fazer. Era difícil olhar para a humanidade de Jesus e pensar: Isto é Deus! Este é aquele que criou os céus e a terra (Gn 1:1). Este é aquele que pode caber todo o universo na palma da sua mão direita (Is 48:13).

O problema não era que Jesus não era o suficiente para satisfazer Filipe. O problema era que Filipe não olhou além da carne de Jesus para ver quem Jesus era no espírito. Deus é um espírito (Jo 4:24) e Jesus era totalmente Deus em Seu espírito, embora estivesse revestido de um corpo físico sem pecado.

Filipe estava apenas usando seus cinco sentidos naturais, e ele só podia perceber as coisas na dimensão física. Ele perdeu o verdadeiro tesouro de quem Jesus era no espírito porque foi dominado pelo que viu e sentiu. Isso cegou Filipe para quem Jesus realmente era.

Nossa carne é comparável ao veículo que dirigimos. Muitas pessoas me conhecem pelo carro que dirijo. Eles veem meu carro passar e dizem: "Lá vai o fulano". Mas esse não é o meu verdadeiro eu. Meu carro é como o corpo que me leva de um lado para outro. Infelizmente, normalmente somos mais dominados por nossa carne (sentidos) do que deveríamos. Ainda tentamos nos conectar com Jesus por meio de nossos sentidos, em vez de pela fé na Palavra revelada.

Isso é o que a Bíblia chama de andar na carne em vez de andar no espírito (Gl 5:16). Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8:8). Jesus disse em Jo 3:6: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. São duas dimensões diferentes, e para verdadeiramente adorar a Deus, temos que nos conectar com Ele por meio de nosso espírito (Jo 4:24). Ser carnal descreve justamente ser controlado pelos sentidos (carne).

Alguém pode dizer: “Não estou satisfeito. Estou desanimado. Estou deprimido. Estou com medo." E as descrições poderiam continuar. Você pode não perceber, mas está cometendo o mesmo erro que Filipe cometeu. Você está apenas fazendo um inventário do que tem no natural. Em seu espírito, você está completo (Cl 2:9-10). Precisamos ir além de nossos sentimentos e emoções e começar a andar no espírito.

Jo 6:63 diz: É o espírito que vivifica; a carne para nada aproveita: as palavras que eu (Jesus) vos disse são espírito e vida”.

Jesus está sempre conosco, mas muitas vezes somos mais controlados pelo que sentimos, que pelo que acreditamos.

PERGUNTAS: Filipe se deixou influenciar pelo que via. E nós somos mais influenciados pelas promessas da Palavra ou por aquilo que vemos (II Co 4:18)? Como podemos ser mais influenciados pelas Palavras que são espirito, que pelo que vemos?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual foi a experiência com Deus mais forte que você teve até hoje?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Vivemos numa sociedade materialista e hedonista que valoriza demasiadamente as coisas materiais e as coisas sentimentais, emocionais e sensitivas. Nesta perspectiva, muitas vezes deixamos passar as oportunidades que Deus nos proporciona, pois não estamos atentos e conectados as coisas espirituais e consequentemente perdemos muita coisa que poderíamos receber de Deus.

b. Esta ministração tem o objetivo de ativar nos membros de nossa célula a dar mais valor ao que Deus disse que aos nossos sentimentos ou as coisas que vemos ou percebemos.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa em sua célula viva uma vida espiritual e não carnal. Que cada membro de nossa célula viva pela fé em Deus e em Sua palavra e não em seus sentimentos.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

OBS.: Ainda estamos vivendo um momento confuso na história. Não voltamos a normalidade das atividades, nem tampouco estamos enclausurados nos escondendo do vírus. Neste momento as pessoas estão dispostas a se encontrarem com seus conhecidos, desde que não ofereça maiores risco. Aproveite este tempo para convidar novas pessoas para sua célula. Não esqueça. Estamos no momento mais propício de nossas vidas para fazermos uma grande colheita.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

26/07/2021

Veja Mais...

19/jul/2021

SANTIDADE.

 
12/jul/2021

FÉ FORTE E FÉ FRACA.

 
05/jul/2021

OS GALILEUS.

 
21/jun/2021

A LEI DA TROCA.