Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM

Estudos da Célula

TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM
 

Todas as Coisas Cooperam para o Bem (Ricardo Wagner, ap.)

Neemias foi um verdadeiro líder e herói no meio do povo de Israel. Neemias foi comovido pela descrição da situação de completa desolação, decadência e desgraça que tinha caído Jerusalém em função da conquista por Nabucodonossor, levando cativa a população com saúde e condições de trabalhar, deixando em Jerusalém apenas os velhos, doentes e incapacitados. Diante desta situação Neemias foi impelido a ir para Jerusalém, com a permissão e favor do Rei, e junto com uma equipe que havia vindo com ele reconstruíram os muros da cidade num tempo recorde, 52 dias (Ne 6:15).

Neemias permaneceu na Judéia por doze anos atuando como governador (Ne 5:14), realizando diversas reformas, apesar da oposição que encontrou (Ne 13:11). Construiu o Estado seguindo o que vinha sendo feito, "implementando e complementado a obra de Esdras", e fazendo todos os arranjos visando a segurança e o bom governo da cidade. Ao fim deste período importante de sua vida pública, retornou à Pérsia a serviço de seu senhor real em Susã.

Quando Neemias novamente retornou da Pérsia, após uma ausência de cerca de dois anos, sofreu profundamente com a degeneração moral que havia se instaurado enquanto estivera fora. Empenhou-se com vigor para retificar os abusos flagrantes que haviam surgido, e restaurou a administração ordenada dos cultos públicos e a observância da Lei de Moisés.

Uma das coisas que havia acontecido é que os levitas, que deveriam fazer o serviço do Templo segundo a direção de Deus desde os tempos de Moisés, terceirizaram os serviços para empregados amonitas e moabitas, povos que adoravam outros deuses e estavam introduzindo a idolatria novamente em Israel. Ainda mais, no passado os Moabitas contrataram Balaão para amaldiçoar Israel quando em sua peregrinação no deserto. Então Neemias fez ler as Escrituras:

Ne 13:1-2 NVI – “1 Naquele dia o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus, 2 pois eles, em vez de darem água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar maldição sobre eles. O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção.

Durante este episódio quando Balaão foi contratado para amaldiçoar a Israel, vimos uma poderosa atuação de Deus, através, inclusive, de um burro que falou, fazendo com que Balaão, ao invés de amaldiçoar Israel, teve que proferir bênção. É isto que Neemias está se referindo neste episódio: Deus transforma maldição em bênção.

Muitas vezes não entendemos porque algumas coisas ruins e negativas acontecem conosco. Somos seres emocionais e muitas vezes estamos focados apenas nas circunstâncias do momento e não vemos a mão de Deus atrás do cenário.

Outro episódio da história de Israel nos conta algo parecido. Jacó com sua família estava habitando no deserto de Canaã. Não tinham a menor idéia que alguns anos a frente viria uma grande fome. Neste tempo os filhos de Jacó venderam seu irmão José para os midianitas que o levaram para o Egito. José foi feito escravo, foi acusado injustamente pela esposa de Potifar, foi preso injustamente, esquecido e abandonado pelos seus amigos. Mas Deus fez com que José decifrasse um sonho do Rei e posteriormente tornou-se o segundo homem mais importante do Egito guardando alimento, não apenas para os Egípcios, mas também para seus próprios irmãos que o venderam. Deus transformou o mal em bem. José disse a seus irmãos: “20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.” (Gn 50:20)

PERGUNTAS: Como normalmente as pessoas se comportam frente a momentos de dificuldade? E você como enfrenta?

Precisamos aprender a enfrentar as dificuldades da vida com um olhar positivo. Aqueles que não tem um Deus zelando por eles e transformando circunstâncias negativas em positivas, com razão se apavoram quando coisas ruins acontecem em suas vidas. Mas para nós que temos um Deus que cuida e zela pelo seu povo, e tem poder para transformar o mal em bem, podemos enfrentar as dificuldades da vida de uma perspectiva positiva. O apóstolo Paulo sabia disto e disse que as tribulações e dificuldades, são aquelas que dão início as histórias de maiores bênçãos que podemos viver. Ele disse:

II Co 4:17-18 – “17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

Apesar de o apóstolo Paulo ter sofrido de forma que jamais podemos pensar, passando por prisões, açoites, surras, apedrejamentos, naufrágios, etc. (II Co 11:23-33) ele dizia repetidamente: “Entretanto, mesmo que eu seja oferecido como libação sobre o sacrifício e serviço da fé que vocês têm, fico contente e me alegro com todos vocês.” (Fp 2:17)

Temos que ter consciência que quando Paulo diz “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28) ele não estava falando apenas das coisas boas, estava falando de coisas boas e ruins, TODAS cooperam para nosso bem, para o bem daqueles que amam a Deus.

PERGUNTAS: Qual o comportamento que um cristão precisa ter diante das dificuldades? Como desenvolver isto?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você já passou por uma situação em sua vida que parecia que o mundo iria acabar e quando viu aquilo que parecia ser tão ruim transformou-se numa bênção?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. As dificuldades fazem parte de nossa vida. Algumas pessoas aprenderam a enfrentar as situações com otimismo e fé. Outros, todavia, veem em cada dificuldade, um motivo para murmurar, reclamar e desanimar. Como homens e mulheres de Deus, precisamos aprender a enfrentar cada circunstância em nossa vida com a perspectiva correta e mostrar que não importa o que estejamos vivendo, nosso Deus não muda e podemos confiar que ele irá fazer o que for necessário para o bem de seu povo.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a aprenderem a viver como verdadeiros cristãos, não apenas em momentos bons, mas sobretudo em momentos de dificuldades.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa em sua célula tenha a correta expectativa ao enfrentar qualquer circunstância em suas vidas, sejam boas ou ruins, tendo como perspectiva que nosso Deus é aquele que transforma o mal em bem!

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Comece a mobilizar sua célula desde agora com planos e projetos, não apenas uma vez por semana, mas algo intensivo por um curto perído quando haverá abertura para as pessoas começarem a se socializar depois da pandemia. Se nós não colhermos estes frutos que estão maduros para a ceifa, o mundo e o diabo colherão. Vamos aproveitar para fazermos a grande colheita profetizada por tantos anos na história contemporânea do cristianismo.

03/05/2021

Veja Mais...

26/abr/2021

SINERGIA.

 
19/abr/2021

METANÓIA.

 
05/abr/2021

FILHOS VERDADEIROS.