Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O TEMPO DA OPORTUNIDADE

Estudos da Célula

O TEMPO DA OPORTUNIDADE
 

O Tempo da Oportunidade (Ricardo Wagner, ap.)

O povo judeu, durante centenas de anos, recebeu profecias sobre a vinda do Messias. Havia entre os judeus homens que viviam só para estudar as profecias. Eles conheciam cada citação bíblica e sabiam de cor todos os sinais da vinda do Messias. O povo passou anos clamando pela sua vinda. Todavia, quando o Messias veio, eles não o reconheceram.

Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho e as pessoas se posicionavam ao longo da estrada, louvando a Deus, agitando galhos de palmeiras, dizendo: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” (Lc 19:37-38).

Os fariseus que estavam no meio da multidão disseram para Jesus: “Mestre manda calar os teus discípulos.” Mas Jesus responde a eles dizendo: “Se estes se calaram as próprias pedras clamarão.” Jesus continua sua entrada em Jerusalém, e de repente ele para e vendo a cidade começa a chorar, dizendo: “Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. 43 Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; 44 e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.” (Lc 19:42-44)

A multidão louvava a Deus com galhos de palmeiras, mas não entendiam o verdadeiro significado da entrada de Jesus naquela cidade. Eles pensavam que Jesus vinha para fazer uma revolução política e libertá-los do domínio do Império Romano. Perderam a oportunidade de contemplar o verdadeiro Deus no meio deles. Os fariseus não entenderam a entrada de Jesus em Jerusalém e perderam a oportunidade de desfrutar da presença do messias tão esperado.

A perda de uma oportunidade é um fato tão triste para Deus, que levou Jesus a chorar. Nesta ocasião, Jesus comoveu-se de tal forma que não resistiu às lágrimas ao prever que a cidade não aproveitaria a grande chance que estava diante deles. A Bíblia somente registra que Jesus chorou em outro momento: quando seu amigo Lázaro morreu (Jo 11:35). Isto nos dá a entender que a perda de uma oportunidade é tão chocante para Deus quanto a morte de um grande amigo.

O que é uma oportunidade? Uma oportunidade é uma ocasião favorável, quando temos a opção de tomar uma decisão que pode mudar os rumos da nossa vida para sempre. Momentos como esses são um presente do Senhor. Jesus chama este tempo de “a oportunidade da tua visitação”. Em outro lugar é chamado de “o tempo da oportunidade”:

II Co 6:1-2 – “1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).”

PERGUNTAS: Leia Lc 18:35-43 que nos relata a experiência do cego Bartimeu e façam o comparativo entre Jerusalém e Bartimeu de Jericó!

Houve outro momento extraordinário em que Deus visitou seu povo Israel, no tempo que Deus tirou Israel do Egito.

Ex 3:7-9 – “7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.”

Imagina, que tempo foi este. Deus desceu para livrar seu povo. Como consequência, o Egito foi exposto a uma vergonha completa a ponto de pedir para o povo de Israel sair, inclusive dando algumas de suas riquezas para eles. Deus abriu o mar e fez com que o exército do grande faraó fosse todo afogado no mar. Transformou águas amargas em doces, tirou água da pedra, deu maná novo a cada dia no deserto, fez com que codornizes caíssem no acampamento de Israel no meio do deserto, os israelitas eram curados das picadas de cobras mortíferas, os inimigos poderosos de Israel eram destruídos e nem sequer os sapatos e as roupas dos israelitas se envelheceram. Uma visitação simplesmente sobrenatural. Mas apesar de tudo isto quando chegaram em frente a terra de Canaã o povo vacilou, murmurou e perderam a oportunidade da visitação, assim como aconteceu em Jerusalém anos mais tarde.

Nm 13:31 – “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” No dia seguinte quando intentaram entrar na terra a oportunidade havia passado, mesmo que haviam se dispostos a batalhar pela terra. Mas foi tarde demais. A oportunidade havia passado. (Leia Nm 14:39-45).

PERGUNTAS: Existem janelas no tempo que Deus abre que são as grandes oportunidades de nossas vidas. Estamos exatamente vivento este período. Como você está e irá aproveitar esta oportunidade/visitação? Não esqueça, assim como foi com Israel, a oportunidade acabou e no próximo dia já não era mais possível que eles entrassem em Canaã.

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Quando você precisa falar em público, qual seu sentimento? Medo, pavor, alegria...?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Deus está abrindo uma grande janela de oportunidades para nossas vidas justamente nesta época que estamos vivendo. Não podemos perder esta oportunidade. É o tempo da colheita. Nunca vivemos um tempo como este e talvez nunca mais voltaremos a ter oportunidade como esta novamente.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a aproveitarem o momento que estamos vivendo tendo experiências sobrenaturais de uma colheita que jamais tivemos em nossas vidas. É O TEMPO! NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE! O TEMPO DE VISITAÇÃO DO NOSSO DEUS.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa em sua célula tenha uma experiência transcendente com Deus nestes dias. Ore para que milagres sejam tão corriqueiros que todos comecem a crer com uma naturalidade a tal ponto que o impossível se torne apenas uma palavra, não uma realidade.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

OBS.: A JANELA ESTÁ SE ABRINDO. Coloque toda sua célula em ação. Ore com ousadia. Veja os milagres acontecendo. Insista. As coisas acontecerão. Mobilise toda sua célula para a colheita. Tenha como objetivo dobrar o tamanho de sua célula nestes dias. Não se canse. Trabalhe como nunca antes para o Reino e verás os resultados. Coloque todas as pessoas a convidarem e todos a testemunharem por onde forem. É agora. É o tempo OPORTUNO.

25/05/2021

Veja Mais...

17/mai/2021

SOFISMAS.

 
26/abr/2021

SINERGIA.

 
19/abr/2021

METANÓIA.