Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O SANTO SACERDÓCIO

Estudos da Célula

O SANTO SACERDÓCIO
 

 O Santo Sacerdócio (Ricardo Wagner, ap.)

Por toda história Deus busca se relacionar com o homem. Observamos Deus enviando homens falando de sua parte (profetas) e também estabelece homens que servem como uma ponte entre os homens e Deus (intercessores ou sacerdotes).

Em Israel Deus inicia o primeiro processo formal do estabelecimento de sacerdotes através do comissionamento de Arão e seus filhos e suas posteriores gerações para o sacerdócio (Ex 28:1). Posteriormente Deus diz que seu plano era que todo o Israel fosse uma nação de sacerdotes.

Ex 19:5-6 – “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.”

A palavra “sacerdote” significa “aproximar-se” o que denota a função sacerdotal de aproximar o homem de Deus!

Por exemplo, Abrão deu seu primeiro dízimo ao sacerdote Melquisedeque. Isto significava que ele estava levando seu dízimo a Deus, sendo o sacerdote Melquisedeque representante deste Deus!

Com a morte de Jesus dando acesso a todo homem a presença de Deus e com o derramamento do Espírito Santo, o privilégio de função sacerdotal, que era de poucos, tornou-se privilégio de todos os crentes.

Agora cada cristão tornou-se um sacerdote conforme Pedro relata:

I Pe 2:9-10 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”

PERGUNTAS: Se a Bíblia diz que agora todos aqueles que receberam a Cristo são sacerdotes, existe ainda motivo de termos alguém especial denominado sacerdote na igreja? Você se vê como sacerdote? O que na prática faz um sacerdote?

Percebemos que tanto no projeto de Deus com Israel para serem levarem o homem a Deus, como no NT quando Deus comissiona todos os cristãos a serem seus sacerdotes levando os homens a presença de Deus ele linca com a prerrogativa e necessidade de ser um povo santo.

Num terceiro texto novamente o conceito de sermos sacerdotes está ligado novamente com a prerrogativa de ser santo:

I Pe 2:5 – “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”

A palavra para santo tem um significado original um pouco diferente daquele que costumamos usar normalmente. Esta palavra (kadosh) significa algo distinto, separado e especial, em contra partida com as coisas que são comuns (halal).

Por exemplo, Israel foi kadosh, especial para Deus, porque eles foram separados das outras nações como servos do Senhor.

Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.” (Dt 7:6)

Os móveis do tabernáculo também eram kadosh, já que não deviam ser usados para nada, exceto para o trabalho no tabernáculo.

Então, tomarás o azeite da unção e ungirás o tabernáculo e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus móveis, e será santo.” (Ex 40:9)

Então, santo não tem o significado de algo religioso, mas sim de algo especial, algo distinto.

Nós fomos separados especialmente por Deus para sermos seus sacerdotes aqui na terra, pessoas que tem uma missão especial de levar os homens até Deus. Só nós, em toda terra, podemos fazer isto. Ninguém mais pode. Se nós não fizermos, ninguém fará.

Ser santo significa ser separado distinto. Se como cristãos formos como qualquer outra pessoa em nosso comportamento, não seremos santos. Somos santos porque Deus nos fez santos, mas precisamos agir como santos como a bíblia diz:

Ap 22:11b ARA – “O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.”

PERGUNTAS: Como você interpreta este verso acima. O significa para você que o “santo continue a santificar-se”?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você já falou de Jesus para uma pessoa? Qual foi o sentimento que tiveste ao falar?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é fazer com que cada pessoa que está conosco na célula entenda que todos têm a responsabilidade de levar as pessoas a conhecerem a Jesus. Levar todos a entenderem que são sacerdotes desde o dia que se entregaram a Jesus. A idéia que vem da velha religião que o líder religioso é o sacerdote e os outros são os leigos e apenas ouvintes precisa ser quebrada. Todos em nossa célula precisam estar conscientes que somos sacerdotes santos para levar os homens a presença deste Deus.

b. Quando as pessoas sabem o que são e o que Deus espera delas fica mais simples e direciona a pessoa para sua missão. Por isto todos devem ter clareza de sua chamada sacerdotal.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa torne-se um verdadeiro sacerdote, tornando-se líder de uma célula e sendo santo em seu viver diário..

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: As reuniões de célula precisam ser o máximo interativas possíveis. Quanto mais oportunizarmos as pessoas compartilharem, mas produtiva a reunião será. Isto pode levar àqueles que são falantes a tomar conta das reuniões, enquanto que aqueles que são mais tímidos a não falarem. Ajude para que todos possam contribuir. Eventualmente restrinja os mais falantes e direcione perguntas aos mais quietos.

27/01/2020

Veja Mais...

16/jan/2020

TEMPESTADE!.

 
02/jan/2020

A FORNALHA.

 
13/dez/2019

OS PLANOS DE DEUS.

 
18/dez/2019

PARA ONDE OLHAR?.