Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O REI UZIAS

Estudos da Célula

O REI UZIAS
 

O Rei Uzias (Ricardo Wagner, ap.)

Leia II Cr 26.

A história de Isaías começa exatamente quando da morte do Rei Uzias. O chamado de Isaías inicia assim: “No ano da morte do rei Uzias” (Is 6:1a). A grosso modo parece apenas uma referência à época em que estas coisas aconteceram, mas analisando mais profundamente tiramos desta história um ensinamento profundo para nossa vida! Para compreendermos bem este texto, precisamos nos aprofundar em quem foi o Rei Uzias.

Uzias foi rei de Judá, entre 792 e 740 a.C. Ele foi filho e sucessor de Amazias no trono do reino do sul. Foi durante o reinado de Uzias que o reino de Judá experimentou o maior período de prosperidade e poder desde a morte de Salomão.

O nome Uzias vem do hebraico uziyah e significa “Jeová é a minha força” ou “força de Jeová”. Muitos estudiosos acreditam que esse era o lema de seu governo. Uzias tinha apenas dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou durante um longo período de 52 anos. Quando Uzias subiu ao trono, ele reformou as defesas de Jerusalém e reorganizou o exército, trazendo novas tecnologias no rearmamento (II Cr 26:15).

Uzias consolidou a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais e reabriu portos e indústrias de Eziom-Geber (II Cr 26:7,8; II Rs 14:22). Com isso ele proporcionou grande prosperidade ao Reino de Judá. Uzias também realizou campanhas de sucesso contra os filisteus e contra os árabes, além de recolher tributos dos amonitas e de outros povos.

Uzias também construiu fortalezas em localizações estratégicas. Ele investia bastante na agricultura e na criação de gado. Sua reputação, devido às seguidas campanhas vitoriosas que empreendia, chegou até o Egito (II Cr 26:6-8). 

A Bíblia diz que Uzias iniciou seu reinado temendo, buscando e rendendo culto a Deus. Ele fazia o que era reto perante o Senhor, e Deus o abençoou (II Cr 26:5). Ele foi muito amado por seu povo, e reconhecido como um grande rei. Durante muito tempo ele se espelhou no sacerdote Zacarias. A fama de Uzias “divulgou-se ... até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte.” (II Cr 26:15)

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus” (II Cr 26:16). Em um determinado momento de sua vida, inflado pelo orgulho de seus triunfos que lhe renderam grande poder e riqueza, ele entrou arrogantemente no Templo e, contrariando os sacerdotes, tentou oferecer incenso no altar. Esse direito havia sido conferido por Deus apenas aos sacerdotes levitas, mas ele quis reivindicar para si.

Uzias ficou irado com os sacerdotes que tentaram lhe impedir, e, em meio sua fúria, foi ferido por Deus com lepra, que logo surgiu em sua testa. Por causa de sua doença, ele foi forçado a viver o restante de sua vida isolado (2 Reis 15:5), e passou a administração de seu reino a seu filho Jotão (II Cr 26:16-21).

Durante o período de seu reinado, houve um grande terremoto (Am 1:1; Zc 15:1). Esse acontecimento ficou marcado na memória do povo até o período pós-exílico (Zc 14:5). O historiador Flávio Josefo defendeu uma antiga tradição que atribui esse terremoto ao ato de sacrilégio cometido por Uzias.

Voltando ao texto de Isaías percebemos que justamente no ano em que Uzias morreu, Deus veio e se manifestou a Isaías.

Is 6:1-4 – “1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.”

Percebemos que as visões de Isaías começam justamente quando o orgulho, soberba, vaidade pessoal, que estavam figurativamente representadas pelo Rei Uzias, acabou pela morte do Rei.

Já Isaías, contrariamente ao posicionamento do Rei, reconheceu sua real situação e declarou: 

Is 6:5 – “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” E aí inicia a história do grande profeta Isaías.

Pv 16:18 – “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”

Pv 29:23 – “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.”

Ez 21:26 – “Assim diz o SENHOR Deus: ... será exaltado o humilde e abatido o soberbo.”

Tg 4:6 – “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

PERGUNTAS: Creio que através da experiência com Uzias, Isaías concluiu que Deus não reparte sua glória com ninguém (Is 42:8). Se quisermos subir um degrau em ser exaltado, precisamos antes descer 2 degraus de humildade. Se a exaltação vem pela humildade, como na prática podemos viver esta característica? Quais são as marcas de uma pessoa soberba e uma pessoa humilde? Como podemos conciliar a ordem de Deus de avançarmos e ao mesmo tempo sermos humildes?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você conhece uma pessoa humilde (não estamos falando aqui de humilde de posses e bens, mas sim de caráter)? Quem é e porque você julga que esta pessoa é humilde?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O tempo que estamos vivendo é de manifestarmos as grandezas de Deus! Cada cristão precisa carregar distintamente os atributos e caráter de Deus para que aqueles que nos veem consigam distinguir que não somos nós, mas é o grande Deus que está conosco e que nos capacita. Precisamos ter em mente o grande chamamento de Deus para avançarmos e tomarmos posições nestes dias de grandes incertezas, para que enquanto aqueles que vivem sem Deus estão tentando encontrar segurança em algo, nós, povo de Deus estejamos galgando postos e posições de destaque na sociedade. É tempo de BRILHAR. 

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a saberem qual o caminho a ser trilhado na caminhada para os grandes avanços.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula aprenda a ser humilde. Humildade é não confiar em sua própria força e capacidade, mas confiar plenamente no cuidado de Deus.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: O ultimo mês do ano de 2021 está aí. Normalmente em Dezembro as pessoas já começam a entrar em ritmo de férias. Não deixe que sua célula esmoreça. Pelo contrário. Faça alguma programação diferente (como reunião ao ar livre, reunião festiva, reunião em um lugar mais junto com a natureza) para atrair ainda mais pessoas em sua célula.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

06/12/2021

Veja Mais...

29/nov/2021

AGIR PELA FÉ .

 
23/nov/2021

MULTIPLICAÇÃO .

 
17/nov/2021

SURPREENDIDO POR DEUS.

 
12/nov/2021

ALEGRIA 2.

 
01/nov/2021

ALEGRIA.