Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O PODER DA UNIDADE

Estudos da Célula

O PODER DA UNIDADE
 

O Poder da Unidade (Ricardo Wagner, ap.)

Gn 11:1-7 – “1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. 2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. 3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. 4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. 5 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; 6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. 7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entendam a linguagem de outro.”

Nesta história aprendemos que o povo estava unido no mesmo propósito e todos falavam a mesma coisa. Apesar de estarem unidos nesta iniciativa de construir a Torre de Babel, isto não era o que Deus queria. Deus havia dito para o povo se dispersar por toda terra (Gn 1:28, 9:1) e não para concentrar o poder nas mão de poucos (aqui no caso da Torre de Babel). Sabemos por outras fontes que Ninrode estava articulando para ser o primeiro imperador do mundo, concentrando o poder em torno dele. Mesmo com intenções errôneas vemos Deus vir e reconhecer “que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” (Gn 11:6). Deus nos mostra claramente que a unidade é fundamental para alcançarmos grandes coisas.

Existe um princípio por trás da unidade que se chama de sinergia. Sinergia significa que o resultado de trabalhar juntos é maior que a soma dos indivíduos. Exemplificando: um cavalo sozinho tem força para puxar até 2 toneladas. Se colocarmos dois cavalos trabalhando juntos, a lógica seria que puxassem até 4 toneladas. Mas em função de trabalharem em parelha (equipe, unidade) conseguem puxar até 29 toneladas. Isto é sinergia. Quando trabalhamos juntos em equipe a força se multiplica. A bíblia nos ensina isto da seguinte forma:

Dt 32:30 – “30 Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o SENHOR lhos não entregara?” (Veja a proporção neste verso: sozinho se vence 1 mil, em equipe cada um vence 10 mil).

Lv 26:8 – “Cinco de vós perseguirão um cento, e cem de vós perseguirão dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.” (Veja a proporção aqui: quando poucos estão juntos cada um vence 20. Quando muitos se unem cada um vence 100).

PERGUNTAS: Muita gente fala que podem viver sua vida com Deus sozinho! O que você pensa desta afirmação? A maioria das histórias dos grandes eventos na Bíblia não são histórias de um indivíduo isoladamente, mas histórias de equipes. Inicia lá no começo de tudo, quando “disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1:26).

Tudo começou quando o Deus triuno (um Deus que por si só é uma equipe) criou todas as coisas. Depois de ter criado Adão, disse “Deus: Não é bom que o homem esteja só” e por isso criou a Eva estabelecendo que esta deveria estar em submissão (debaixo da mesma missão) ao homem, sendo sua auxiliadora idônea (Gn 2:18). Desta forma Deus criou a primeira equipe na terra (a família). Posteriormente Noé, sua esposa, filhos e noras (uma equipe) impediram o desaparecimento da humanidade através da arca. De Abraão Deus formou uma equipe (os 12 filhos de Jacó) que formaram as 12 tribos de Israel donde surgiu quase toda história do Velho Testamento.

Moisés não foi chamado sozinho à missão de libertar os israelitas do Egito. Deus lhe deu uma equipe para auxiliá-lo em suas limitações como está escrito: “Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã” (Mq 6:4). Para vencer na batalha contra os amalequitas, Moisés teve que trabalhar em equipe. Enquanto Arão e Hur sustentavam suas mãos, Josué pelejava e prevalecia contra os inimigos (Ex 17:10-13).

O rei Davi possuía uma equipe de homens valentes que também mataram gigantes assim como seu líder havia feito (II Sm 17:10, II Sm 21:22, II Sm 23:8). Salomão liderava com sabedoria e tinha 12 intendentes (sua equipe) que o ajudava a governar (I Rs 4:7).

Jesus realizou sua missão aqui na terra e formou uma equipe de 12 homens que o acompanharam em toda sua caminhada. O apóstolo Paulo não trabalhava sozinho. Sempre saia para suas viagens missionárias com uma equipe apostólica através das quais estabelecia novas igrejas.

Existem certas bênçãos que Deus apenas manifesta quando estamos unidos. Isto aprendemos na história de Tomé (Leia Jo 20:19-29). Quando Jesus ressuscitou veio encontrar seus discípulos. Tomé, por algum motivo, não estava junto. Interessantemente que Jesus não foi visitar Tomé isoladamente. Ele apenas viu Jesus e foi abençoado na próxima vez que estando junto com os outros apóstolos, novamente Jesus apareceu a eles. Só quando estava reunido teve o privilégio de encontrar Jesus.

PERGUNTAS: A Bíblia diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25a). O que isto significa para nós na atualidade? Por que não podemos deixar de nos reunirmos com outros irmãos?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Quando você trabalha num grupo, você gosta de ser um participante ou gosta de liderar? O que normalmente acontece?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Com os eventos da Pandemia, muita gente aprendeu a viver isoladamente. Isto é um retrocesso na vida da igreja. Um dos princípios do cristianismo é a comunhão, e ela só acontece quando estamos juntos. Por isto precisamos estimular nosso povo e leva-los a entender que todos precisam participar das reuniões para que sejam mais fortes.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula não se acomodarem e por algum motivo não participarem das reuniões (células, reuniões, treinamentos e cultos)

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula vivam debaixo da inspiração profética para este tempo e avancem no estabelecimento de novas conquistas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Este é um momento muito especial para nossas células. Muitos começam a voltar de suas férias e de seu distanciamento das reuniões. Precisamos estimular ao máximo a participação de todos. Ligue e convide todas as pessoas que por algum motivo se afastaram e estão distantes da célula e os convide a retornarem a participar. (Corrigido Prfta Eneida Wagner)

01/02/2021

Veja Mais...

17/jan/2021

A VISÃO DE DEUS .

 
08/jan/2021

PRIMÃCIA.

 
01/jan/2021

O ANO DOS AVANÇOS!.

 
28/dez/2020

ESCOLHAS E DECISÕES.