Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > O Capacete da Esperança

Estudos da Célula

O Capacete da Esperança
 

O Capacete da Esperança (Ricardo Wagner, ap.)

Pv 23:7 – “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.”

A Bíblia nos ensina que o homem é conforme aquilo que está dentro dele. Tudo começa em nosso interior. Tudo que vemos exteriormente na vida de uma pessoa, foi inicialmente concebido em seu coração.Por isto a Bíblia é clara em dizer:

Pv 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Por outro lado, estamos vivendo momentos de confusão na humanidade. Pandemia, escândalos, corrupção, lutas ideológicas, doenças estranhas, traições e tantas outras coisas com que diariamente somos bombardeados pelos noticiários.

Se não bastasse estas situações que vivenciamos, ainda temos os “profetas do caos” que aproveitam o momento para pintarem um cenário ainda mais desolador. Tudo isto causa apreensão, ansiedade, medo e pavor.

Sabendo disto, o inimigo faz com que as pessoas de uma forma geral sejam contaminadas em suas mentes pelas más notícias (gerando medo, pavor e desânimo) o que impedirá o homem de viver sua vida na plenitude. Sabemos também que Satanás tem capacidade de plantar maus pensamentos nas pessoas, e estes pensamentos penetram no coração do homem:

Jo 13:2 – “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus.”

At 5:3 – “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?”

Quando o diabo tenta gerar maus pensamentos, ele faz isto de fora para dentro. Ele não está dentro do homem liberto para poder agir. O Espírito Santo é que está vivendo no cristão.

Tendo em vista esta verdade, precisamos blindar nossos pensamentos para evitar que eles sejam contaminados pelo inimigo e venhamos a perder a alegria da vida.

PERGUNTAS: Temos como evitar de ouvir coisas negativas? Como podemos blindar nossa mente de sermos influenciados pelas más notícias?

A Bíblia nos dá um exemplo muito vívido para mostrar como podemos proteger nossa mente destes ataques inimigos. Ela usa a metáfora de um capacete de um guerreiro para evitar as investidas inimigas sobre nossa mente:

I Ts 5:8-9 – “8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.”

Os capacetes mencionados na Bíblia são para proteção dos soldados em batalhas mortais. Um golpe na cabeça com um peso ou um cacetete esmagaria o crânio e mataria o soldado. Numa batalha, golpes são quase que inevitáveis. Capacetes não evitam golpes. Eles apenas os impedem de nos destruir.

Então, quando Paulo diz que devemos colocar “como capacete a esperança da salvação” ele quer dizer que há golpes que surgem em nossa vida espiritual que podem nos destruir, se não formos protegidos pela esperança da salvação. A esperança da salvação absorve o golpe e evita que estes golpes nos imobilizem.

Quais são os golpes que recebemos diariamente em nossa vida? As notícias negativas que incitam dúvida sobre o futuro. Isto gera ansiedade, medo e temor. Ansiedade abate e paralisa o homem, enquanto boas palavras geram alegria e ânimo.

Pv 12:25 – “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”

O capacete que devemos sempre ter sobre nós é a ESPERANÇA da salvação. Salvação não significa apenas o perdão dos pecados para vida eterna. Salvação significa que temos sempre ao nosso lado alguém que vai nos estender a mão, nos ajudar contra todo inimigo e vai cuidar de nós. Jeremias já dizia:

Lm 3:21 – “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

A Bíblia nos fala que aqueles que andam nos conselhos de Deus podem ter grandes expectativas para seu futuro:

Pv 4:18 – “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Não esqueça que na guerra que estamos, sempre nosso Deus será o vencedor. Não há inimigo, não há força, não há qualquer circunstância que possam frustrar a vitória de nosso Deus.

PERGUNTAS: O que significa usarmos o capacete da esperança? Como podemos fazer isto no dia a dia?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Você tinha um sonho quando criança e viu este sonho se realizar? Conte!

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos escutando tantas coisas negativas ao nosso derredor. Parece que a imprensa inda quer piorar aquilo que já está ruim. Temos visto muitas pessoas quase que imobilizadas diante das circunstâncias, por medo e pavor. Precisamos nos levantar para brilharmos assim como Deus projetou para seu povo.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a estarem sempre olhando para aquilo que lhes traz esperança. Ou seja, a Palavra de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula tenham em sua mente sempre o poder das promessas de Deus diante de seus olhos para nunca esmorecerem.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção  para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

14/09/2020

Veja Mais...

10/Ago/2020

FIXAR OS OLHOS EM JESUS.