Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > MULTIPLICAÇÃO

Estudos da Célula

MULTIPLICAÇÃO
 

Multiplicação (Ricardo Wagner, ap.)

Leia Mt 25:14-30 – “A parábola dos Talentos”

Jesus contou muitas parábolas, dentre tantas, a Parábola dos Talentos nos traz uma quantidade extraordinária de ensinamentos. Nesta parábola o homem que repartiu os talentos representa nosso Senhor Jesus, e a sua expectativa em relação aos seus servos quando Ele retornar. Os servos representam todos os homens. Os talentos referem-se àquilo que Ele nos deixou disponível para trabalharmos. Vamos a alguns ensinamentos preciosos nesta parábola:

1. Deus não trata todas as pessoas da mesma forma. Vemos isto através da expressão que fala nesta parábola: “A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade.”

a. Vemos aqui que cada um recebeu segundo sua capacidade. É desta forma que Deus nos trata. Ele nos mostra que devemos nos capacitar. Nos preparar. Devemos nos aperfeiçoar, capacitando-nos com conhecimento e desenvolvendo habilidades. Aqueles que se capacitam estão preparados para receberem mais. Muitas pessoas querem e pedem mais de Deus, mas nunca se capacitam. Quando o senhor vem repartir os Talentos, estas pessoas não estão capacitadas para receberem de Deus, assim sempre recebem pouco, pois não estão preparados para administrar muita coisa que Deus lhes deseja dar. Por outro lado, aqueles que se capacitam, logo receberão grandes oportunidades e bênçãos. O grande Rei Salomão escreveu em seus provérbios: “Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.” (Pv 22:29) O que ele descreve neste provérbio é que se quisermos estar por cima (com os reis) precisamos nos capacitar (ser perito no que fazemos).

b. Talentos naquele tempo se referia a uma quantidade financeira que equivalia a 58,9 kg de ouro. Se fôssemos calcular nos valores atuais, aquele que recebeu 1 Talento teria recebido hoje algo como R$ 18,1 milhões. Aquele que recebeu 2 Talentos receberia hoje o equivalente a R$ 36,2 milhões e o que recebeu 5 Talentos receberia hoje R$ 90,5 milhões. Poderíamos ficar com pena daquele que recebeu apenas 1 Talento. Mesmo assim 1 Talento era uma quantidade enorme. Um Talento refere-se atualmente a R$ 18,1 milhões. Não é pouco. Isto nos ensina que mesmo aqueles que não se capacitam, ainda assim Deus lhes dá muitos recursos. Estes Talentos são os recursos que Deus dá a cada um para desenvolver seu trabalho.

2. O objetivo final é a multiplicação. Este é um ponto fundamental que precisa ser compreendido.

a. Deus nos dá recursos com o objetivo de que multipliquemos aquilo que Deus nos deu. A mentalidade do mundo é trabalhar para viver. Mas aqueles que tem sua mente renovada pela Palavra de Deus, vivem num pensamento diferente. Quando o senhor voltou, ele pediu conta para cada um dos seus servos o que tinham feito com os recursos que haviam recebido. Aos dois que multiplicaram os recursos, o senhor disse: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 24:21). Esta expressão demonstra claramente qual era o objetivo que o senhor tinha para com seus servos: multiplicar. Pessoas descomprometidas, pessoas egocêntricas, pessoas que não creem no projeto de Deus, nunca pensam em multiplicar. Multiplicar exige esforço, exige abnegação, exigem dedicação. Como não estão dispostos a abrir mão de si mesmo, acabam enterrando seus talentos e não multiplicam aquilo que Deus colocou em suas mãos.

b. Percebemos na parábola que aquele que recebeu apenas 1 Talento, desde logo já não se dedicou para se capacitar e se aperfeiçoar, e por isto recebeu apenas 1 Talento (mas, como vimos, mesmo assim, não é pouca coisa). Com aquilo que havia recebido, poderia fazer muita coisa e ter multiplicado aquilo que recebeu. Este é o objetivo do senhor ao repartir habilidades, talentos, recursos para cada pessoa. Que usemos aquilo que Deus nos deu para multiplicarmos. Mas ele ao invés de usar aquilo que recebeu, ele enterrou seu talento, anulando toda possibilidade de multiplicação. Quando o senhor voltou disse: “26 Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.” (Mt 25:26- 28). Percebe-se nesta expressão do senhor que, mesmo que fosse pouco, (colocando os recursos no banco e obtendo juros) era melhor que não fazer nada. A este o senhor chamou de “Servo mau”. É claríssimo que a expectativa que Deus tem para conosco é que aquilo que Deus colocou em nossas mãos ele quer que multipliquemos. Se não fizermos somos considerados servos maus.

Além destes ensinamentos desta parábola ainda temos muitas outras riquezas para tirarmos desta simples estória. Mas estes dois pontos são fundamentais para aqueles que querem ser servos bons e “entrar no gozo do Senhor”, bem como para receberem ainda mais do que merecem, pois aquele que se capacitou e multiplicou foi agraciado com muito mais.

PERGUNTAS: Como podemos nos capacitar para estarmos preparados para receber muito do Senhor? Quais são os Talentos que cada um de nós claramente recebeu do Senhor? (Peça para cada membro da célula fale ao menos uma coisa em relação àquilo que percebe que cada participante recebeu como habilidade especial de Deus).

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual você considera ser uma habilidade distinta que você possui? (Não seja tímido ao reconhecer aquilo que Deus lhe deu como uma habilidade especial.)

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. O mundo e toda a sua filosofia de vida cada vez mais tenta afastar o homem dos princípios de Deus, para que estes, que foram criados a imagem e semelhança de Deus, não desenvolvam toda sua capacidade criativa. Satanás quer, de todas as formas, impedir que o homem desfrute do melhor para sua vida. Para isto coloca pensamentos que direcionam o homem para caminhos que a primeira vista pareçam direito, mas por fim, são caminhos de morte. Isto que tem acontecido nos tempos atuais. Pessoas são levadas a viverem apenas para seus prazeres, apenas para o necessário, sem preocuparem-se de multiplicar tudo o que Deus colocou em nossas mãos. Assim, acabem vivendo na miséria e não podem desfrutar do que Deus colocou a disposição do homem.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a criarem uma mentalidade de Deus de como direcionar suas vidas em seus planos e uso dos recursos que Deus disponibilizou a cada um.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula desenvolvam ao máximo seus talentos e estejam dispostos continuamente e se capacitarem para sempre estarem prontos a receberem o melhor de Deus para suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários. f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: O ano de 2021 é o “Ano do Avanços”. Ainda não terminou o ano. Ainda temos muito a avançar. Não pense que o ano já passou. Anime sua equipe a sempre convidarem novas pessoas para célula. Anime sua célula a todos terem uma mentalidade de usarem o máximo podencial de daquilo que Deus lhes deu para poderem desfrutar o melhor de Deus.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

23/11/2021

Veja Mais...

17/nov/2021

SURPREENDIDO POR DEUS.

 
12/nov/2021

ALEGRIA 2.

 
01/nov/2021

ALEGRIA.

 
25/out/2021

PROPÓSITOS.

 
18/out/2021

SACRIFÍCIOS .