Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > MUITO ALÉM DAS NECESSIDADES

Estudos da Célula

MUITO ALÉM DAS NECESSIDADES
 

Muito Além das Necessidades (Ricardo Wagner, ap.)

Cada uma das histórias registradas na Bíblia tem um objetivo. A própria Palavra nos diz que haviam muitas outras coisas que Jesus fez que poderiam ser escritas, mas cada evento que foi registrado foi escrito para nos ensinar algo importante.

Jo 20:30-31 – “30 Fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”

A história que Jesus multiplicou os cinco pães e os dois peixinhos alimentando uma multidão de cinco mil homens (fora mulheres e crianças) foi registrado em 2 evangelhos que sobraram 12 cestos cheio de alimentos.

Mt 14:20-21 – “20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.”

Mc 6:42-44 – “42 Todos comeram e se fartaram; 43 e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. 44 Os que comeram dos pães eram cinco mil homens.”

Esta referência de que sobraram doze cestos cheios de pães e peixes nos mostra que Deus não deu apenas aquilo que eles necessitavam, mas Ele deu muito mais, pois todos haviam se “fartado” e ainda sobrou muito. Deus tinha mais e deu mais que eles necessitavam.

A Bíblia nos dá um verso que reforça esta idéia:

Ef 3:20 – “20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.”

PERGUNTAS: As vezes quando passamos por uma situação de “penúria” só pensamos em ter o mínimo necessário para solucionar os problemas e isto já seria o suficiente. Você já se encontrou numa situação assim? Conte esta experiência.

Vemos muitos outros exemplos na Bíblia que pessoas pediram algo e Deus deu a elas muito mais:

a. Ana pediu um filho e teve muitos. Ana, esposa de Elcana, era uma mulher atribulada. Não tinha filhos e por isto era desprezada. Ela ia ao templo anualmente “e fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (I Sm 1:11). “Lembrando-se dela o SENHOR, 20 ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do SENHOR o pedi” (I Sm 1:19b-20). Este não foi apenas um filho, foi o profeta Samuel e posteriormente “abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR” (I Sm 2:21).

b. Salomão pediu sabedoria e recebeu riquezas. “7 Apareceu Deus a Salomão e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te dê. 8 Respondeu-lhe Salomão: De grande benevolência usaste para com Davi, meu pai, e a mim me fizeste reinar em seu lugar. 9 Agora, pois, ó SENHOR Deus, cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque tu me constituíste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. 10 Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo? 11 Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, 12 sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual” (II Cr 1:7-12)

c. Jó recebeu o dobro de tudo o que possuía. Jó era um homem muito abastado em seu tempo “de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente” (Jó 1:3). Por um ataque de Satanás, Jó perdeu tudo que possuía. Mas, “mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jo 42:10).

Temos a ratificação que Deus tem planos muito maiores para nós que nós mesmos imaginamos. “8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:8-9).

Por isto podemos ter certeza que tudo o que imaginamos de forma saudável, há algo ainda maior que nos está preparado: “Como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Co 2:9).

PERGUNTAS: Você consegue se enxergar recebendo de Deus muito acima de suas necessidades? Este é o plano de Deus e precisamos crer para receber. Exercite sua fé para receber muito além de suas necessidades.

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: Qual foi o lugar mais distante que você já foi viajar?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Lembre-se que quem muda as pessoas é o Espírito Santo. Então, a presença do Espírito Santo precisa ser apreciada. Deixe claro isto para todos participantes, que o Espírito Santo é a pessoa mais especial na reunião. Orem para que ele seja bem-vindo e faça diferença na reunião. Mostre que você é apaixonado pelo Espírito Santo e sua presença.

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é levar as pessoas mais além que sua rotina e normalidade. É leva-las a sonhar sonhos maiores. Saber que é possível. É levar as pessoas a ter um pensamento que Deus quer mais para cada um dos membros da célula.

b. Durante a ministração sempre mostre que Deus quer nos levar mais além. Que um homem sem expectativa e sonhos é um homem sem Deus. Todas vezes que Deus se aproximou dos seus ele os levou a caminharem caminhos mais altos. Proíba negativismo na célula. Célula é lugar de sonhos, lugar de projetos. Lugar de esperança.

4. Evangelismo

a. Ore junto com as pessoas para ativá-las naquilo que Deus quer fazer em suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observações:

Muitos dizem que o lugar e as pessoas de sua região são difíceis e duros para com o evangelho. Entenda que estas pessoas são os filhos que Deus gerou e você está falando dos filhos do Senhor. Não despreze aqueles a quem Deus tanto ama e que pagou alto preço. Acredite neles. Deus fará o impossível por eles.

04/06/2019

Veja Mais...

14/Mai/2019

O DEUS VIVO.

 
07/Mai/2019

A GLÓRIA DE DEUS .

 
30/Abr/2019

OS INCONFORMADOS .