Rádio Online
 
 
pub

Estudos da Célula

JESURUM
 

Jesurum (Ricardo Wagner, ap.)

Há uma expressão muito peculiar que é repetida somente 4 vezes na Bíblia. Esta expressão é “Jesurum”.

Dt 32:15 NVI – “Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de comida. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.”

Dt 33:5 NVI – “Ele era rei sobre Jesurum, quando os chefes do povo se reuniam, juntamente com as tribos de Israel.”

Dt 33:26 NVI – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade.”

Is 44:2 NVI – “Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi.”

Observação: Nas traduções NVI (Nova Versão Internacional), TB (Tradução Brasileira), ARC (Almeida Revista e Corrigida), NAA (Nova Almeida Atualizada), KJA (King James Atualizada) e NVT (Nova Versão Transformadora) esta palavra é traduzida como “Jesurum”. Apenas na versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) esta palavra está traduzida como “meu amado”.

A expressão Jesurum se refere a Israel. É como um apelido carinhoso que Deus deu para esta nação. É um nome afetuoso, especial para Israel, como um pai, que chama sua filha de princesa. É usado poeticamente quando Deus quer expressar sua afeição por Israel, querendo dizer “o querido povo reto”. Significa em linha reta ou na vertical. Tem a idéia de uma mente única com Deus. Este nome significa literalmente "íntegro”, mas pode derivar a interpretação para amado, justo, abençoado, próspero e alegre.

Esse nome aponta para uma nação ideal, santa em sua natureza e cônscia de seu alto chamamento. Conforme constatamos em Deuteronômio 32:15, ainda que a nação de Israel tenha se desvirtuado do plano e propósito do Senhor, Ele, gentilmente está chamando o povo de Jesurum (reto, íntegro, amado, querido), reafirmando Sua aliança e afirmando que cavalga sobre os céus para ajudá-los (Dt 33:26, Is 44:2).

Conhecendo a história vacilante de Israel, não parece um nome apropriado para este povo. Mas Israel era o ideal de Deus, quando honestamente intencionado em relação à observância da lei. Certamente, Deus nos vê como o produto final que Ele pretende nos fazer. E desta forma Ele nos chama. Mesmo quanto pecamos, Deus vê além do pecado, Ele vê um pecador perdoado que O glorifica.

PERGUNTAS: Se Deus viesse para você e o chamasse de Jesurum (reto, íntegro, amado, justo), este apelido estaria de acordo com a sua vida?

Temos outra história muito interessante na Bíblia semelhante a esta. Quando o povo de Israel estava rumando pelo deserto para a terra de Canaã, Balaque, o rei dos Moabitas e todo povo de Moabe, vendo a multidão dos filhos de Israel, “teve grande medo deste povo, porque era muito numeroso” (Nm 22:3-4). Balaque, então mandou chamar um vidente da época, chamado Balaão, para amaldiçoar a Israel, dizendo: “Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra.” (Nm 22:6) Balaque queria que Balaão amaldiçoasse Israel para vencê-los na guerra (Nm 22:11). Depois de Balaão recusar duas vezes, na terceira vez acabou indo, por orientação de Deus, mas ele deveria falar apenas aquilo que Deus o orientasse (Nm 22:20,35). Balaão ao invés de amaldiçoar Israel, os abençoou. Ao ver “2 o povo de Israel acampado de acordo com suas tribos ... o Espírito de Deus veio sobre Balaão, 3 e ele transmitiu a seguinte mensagem: ... “5 Como são belas suas tendas, ó Jacó! Como são lindas suas moradas, ó Israel! 6 Estendem-se diante de mim como palmeiras, como jardins à beira do rio. São como aloés plantados pelo SENHOR, como cedros junto às águas.” (Nm 24:2-6 NVT)

Balaão não teria dito isso a menos que visse Israel não no natural, mas como Deus o via. Naquela época, os israelitas estavam muito descontentes, sempre murmurando e reclamando no deserto. Um pouco antes vemos uma grande desordem em Israel. Houve a rebelião de Coré (Nm 16) e a incredulidade do povo (Nm 14). Mas quando Deus olhou para eles, viu-os como jardins florescentes plantados a beira dos rios, frutíferos e prósperos.

O apóstolo Paulo diz que somo como vasos de barro, frágeis e sem muito valor por si mesmo, mas dentro de nós há um grande tesouro (Jesus) que faz de nós pessoas preciosas e de grande valor. Nós, simplesmente olhando para nossa natureza, vemos o vaso de barro, sem valor, falho, e sem beleza, mas Deus vê o tesouro que está em nós.

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (II Co 4:7).

PERGUNTAS: Você percebe como Deus está o vê ou você tem vergonha daquilo que é e fez? O que você vê em si mesmo: o vaso de barro ou o tesouro. Se pararmos de olhar para o vaso e vermos o tesouro, o que mudaria em sua vida?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo. Pergunta: Você tem algum apelido? Qual é? Quem lhe deu? Por que recebeu este apelido?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Este é um ano de muita intensidade. Para alcançarmos tudo o que Deus quer nos dar, temos que ter a imagem certa de nós mesmos. A nossa verdadeira identidade em Deus. Para isto precisamos entender claramente a visão que Deus tem a nosso respeito. Qual a visão de Deus sobre nós. Este é o objetivo desta ministração. Abrir os olhos para nossa verdadeira identidade em Deus.

b. Deus nos olha e nos chama conforme a visão que ele tem a nosso respeito. Precisamos nos ver da mesma forma que Deus nos vê e agirmos desta maneira.

4. Evangelismo

a. A grande maioria das pessoas tem uma imagem negativa de si mesmos. Olham para seus defeitos e não para aquilo que foram chamadas para ser e fazer. É a oportunidade de levar as pessoas a alinharem a visão de si mesmos com a visão de Deus. Ore para que as pessoas reconheçam seu verdadeiro valor.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Todos os membros das células devem estar motivados com a célula e seu objetivo. Para que isto aconteça elas precisam participar ativamente dos objetivos e estratégias. NUNCA guarde os objetivos apenas para você. Sempre compartilhe com todos as metas e resultados alcançados. Festeje sempre os resultados alcançados.

30/01/2020

Veja Mais...

27/jan/2020

O SANTO SACERDÓCIO.

 
16/jan/2020

TEMPESTADE!.

 
02/jan/2020

A FORNALHA.

 
13/dez/2019

OS PLANOS DE DEUS.