Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > FIQUE DE PÉ

Estudos da Célula

FIQUE DE PÉ
 

FIQUE DE PÉ! – (Estevão S. Wagner, ap)

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. (Gálatas 6:9, ACF)

A palavra “desfalecido” no grego é “ekluo”, e significa: afrouxar; estar enfraquecido até a exaustão, tornar-se fraco, estar cansado; desanimar, perder a esperança.

Já, a palavra grega “anthropos”, que significa ser humano, ou “homem”, se divide em: ant – todo aquele; e tropos – o que cresce. Logo o significado estaria mais para “todo aquele que se propõe a crescer”. Ou ainda podemos dizer que significa: “Ficar de pé!”

Deus criou o homem na perspectiva de que ele se propusesse a crescer. Que não vivesse a vida prostrado, mas de pé. Isto é, posicionado para avançar e conquistar todas as promessas do Senhor. 

1. FIQUE DE PÉ. “Ele me disse: ‘Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você’. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava...” (Ezequiel 2:1-3, NVI).

Quando estamos vivendo momentos de abatimento em nossas vidas, o Senhor nos conforta, fortaleça, alimenta (leia 1 Rs 19:4-8). Porém, quando o Senhor quer trazer uma Palavra de direção, precisamos estar de pé, atentos a Sua direção. 

2. CUIDE PARA QUE NÃO CAIA. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria”. (1 Coríntios 10:12-14, NVI). 

Não deixe o pecado, as tentações, os desejos, o egoísmo, o emocional te dominarem para te derrubar. 

Tiago Brunet diz que 86% dos problemas do ministério são de cunho emocional e financeiro, somente 14% dos problemas são espirituais.

3. DIGA O FRACO EU SOU FORTE. “Forjem os seus arados, fazendo deles espadas; e de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: "Sou um guerreiro (eu sou forte)!" (Joel 3:10, NVI). 

A palavra guerreiro, ou forte, no hebraico original é “gibbor” e significa: homem forte, homem valente ou ainda guerreiro experiente (provado e aprovado), vitorioso, adestrado para enfrentar lutas e vencer.

Deus nos chama a sermos guerreiros treinados, prontos para vencer as batalhas.A raiz primitiva da palavra “guibor” é “gabar”, que significa: prevalecer, ter força, ser forte, ser poderoso, ser valente, ser grande, tornar forte, fortalecer, confirmar, mostrar-se valente. 

4. JESUS SEMPRE COLOCOU AS PESSOAS NA FORMA EM QUE ELAS DEVIAM ESTAR: DE PÉ. “Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra”. (Lucas 6:8-10, NVI). 

Jesus não estava preocupado se os religiosos estivessem perseguindo Ele. Curou aquele homem e o restaurou no destino vitorioso que Deus tinha para Ele. 

5. JOSÉ ALCANÇOU O SONHO QUE DEUS HAVIA DADO A ELE PORQUE PERMANECEU DE PÉ, PERSEVEROU NA VISÃO. "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele". (Gênesis 37:7). 

Quer alcançar teus sonhos, viver a visão que Deus tem para ti? Então permaneça de pé! 

Deus nos criou para crescermos, para estarmos de pé diante das adversidades. São dias que o Todo Poderoso quer nos posicionar no destino que Ele tem para as nossas vidas, e nos levar a avançar, romperem frutificação. Não desanimes! Fique de pé!

PERGUNTAS: O que te desanima? O que você faz para vencer o desânimo? Quais lições você tira desta ministração?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: O que te deixa muito animado? 

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobre tudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Vivemos dias onde muitas pessoas têm vivido suas vidas com desanimo, prostradas, sem esperança. Em contrapartida o evangelho significa boas novas, ou ainda boas notícias. Notícias essas que geram ânimo, vida, vigor, alegria, esperança...

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem que o Senhor os chamou para serem conquistadores. Homens e mulheres cheios de esperança e fé nas promessas de Deus. 

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula tenha a Jesus como centro e prioridade absoluta em tudo, em todas atividades e em todos os lugares na sua vida.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Um grande líder é um vendedor de sonhos. Um gerador de esperança. Um líder mobiliza seu povo pela sua proposta de um futuro melhor! Por isto é necessário que todo líder SEMPRE incentive os membros de sua célula mostrando que Deus SEMPRE tem algo melhor preparado para seu povo.

18/07/2022

Veja Mais...

04/Jul/2022

O PODER DA PAIXÃO .

 
13/Jun/2022

DE TODO CORAÇÃO .