Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > FÉ FORTE E FÉ FRACA

Estudos da Célula

FÉ FORTE E FÉ FRACA
 

Fé Forte e Fé Fraca (Ricardo Wagner, ap.)

Muitas vezes escutamos pessoas quando enfrentam uma situação difícil dizendo: “eu não tenho fé!”. Outros, quando a coisa está mal, acusam pessoas dizendo “você não tem fé!”. Todavia, estas expressões não estão corretas. A Bíblia nos diz que toda pessoa nascida de novo tem fé. Diz claramente que cada pessoa nascida de novo recebeu uma medida de fé:

Rm 12:3 TB – “Pela graça que me foi dada, digo a todo aquele que está entre vós que não pense de si mais do que convém, mas dirija a sua atenção para pensar sabiamente, conforme a medida da fé que Deus a cada um repartiu.”

Para experimentarmos as grandezas de Deus em nossas vidas, precisamos entender com muita clareza como funciona a “lei da fé” e assim tirarmos o máximo proveito deste fundamento tão precioso que Deus nos colocou à disposição. Para isto vamos começar olhando para definição que a Bíblia nos dá de fé:

Hb 11:1 TB – “Ora, a fé é a substância das coisas esperadas, a prova (ou evidência) das coisas não vistas.”

Como podemos perceber na definição bíblica, a fé é a evidência das coisas não vistas. Assim, a fé não funciona com evidências físicas. Funciona com evidências invisíveis. Quando um homem é um homem de fé, isso significa que ele está lidando principalmente com o invisível, com o espiritual. Isso significa que sua confiança está mais no invisível (espiritual) do que no visível (material). Há muitos casos em que as pessoas dizem que têm fé e, na verdade, estão baseando sua fé em evidências físicas (quando as coisas estão indo na direção que almejam dizem ter fé). Para crermos naquilo que vemos não é necessário fé. A fé não é baseada em evidências físicas. A fé é espiritual.

A fé é baseada naquilo que esperamos de Deus e naquilo que ainda não vemos. Estas coisas que esperamos de Deus e ainda não vemos estão na Palavra de Deus. A palavra de Deus são suas promessas. Não podemos ver com os olhos naturais suas promessas. Mas em todas suas palavras temos seu sim e seu amém. Temos a confirmação e a confiança (II Co 1:20)

Também não podemos ver sua palavra materialmente, pois ela é espiritual. Aquilo que Deus falou, não podemos ver, mas para nós é a evidência que se concretizará. As palavras que Ele fala são espírito e vida. Espírito não podemos ver e vida significa que tem poder para vir a se tornar realidade. (Jo 6:63 – As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.)

Para podermos identificar se a fé é forte ou fraca temos que observar certas características. A fé forte move coisas que a fé fraca não consegue. A fé forte traz resultados que a fé fraca não pode. Embora alguém tenha fé, sua fé pode ser fraca. Consideremos as características da fé fraca:

Rm 4:18-21 ACF – “17 (Como está escrito: (Abraão) Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. 18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele se tornou pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

A fé fraca é a fé que é operada considerando as circunstâncias físicas. Abraão não era fraco na fé. Ele não considerou seu próprio corpo que estava velho porque ele tinha cem anos. Ele também não considerou o fato de que o útero de sua esposa estava morto. Se ele tivesse considerado as limitações físicas, ele estaria operando com uma fé fraca. As circunstâncias enfraquecem a fé quando nós as consideramos. As circunstâncias colocam medo e introduzem dúvida, o que é um veneno quando estamos buscando resultados pela fé. A fé fraca considera as circunstâncias e limitações. Pedro começou a andar sobre as águas até começar a duvidar. Ele duvidou porque passou a considerar o vento e as ondas do mar. Quando ele duvidou, estava considerando suas circunstâncias, então começou a afundar (Mt 14:28-30).

Por outro lado, uma fé forte traz resultados. A fé forte desafia as probabilidades. Uma fé forte eleva-se acima das limitações e circunstâncias. Vamos considerar as características de uma fé forte.

Rm 4:20-21 ACF – “20 E (Abrãao) não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, 21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.”

A fé forte não vacila. Não oscila entre o que é possível ou não. Não oscila entre se Deus é capaz ou não. Mantém a confissão. Para homens de forte fé, nada muda sua fé ou crença em Deus. Eles não cambaleiam. A fé forte não dá margem para descrença. A fé forte lida com a incredulidade (que vem da atenção às coisas visíveis). Uma fé forte glorifica a Deus. Abraão foi forte na fé “dando glória a Deus”. Quando se sabe o que está disponível para você no mundo invisível, é fácil louvar a Deus e dar-lhe glória. De dar glória a Deus porque tem um catálogo de realidades espirituais à disposição. O que as pessoas não podem ver, também não é motivo de louvar a Deus. A razão é simples: uma fé forte dá glória a Deus porque vê o invisível. À medida que se entende o mundo invisível e a fé, você começa a produzir melhores resultados e a operar de maneira diferente como cristão.

PERGUNTAS: No que está alicerçada a fé? Como identificamos se a fé é forte ou fraca? Qual nossa experiência com a fé?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Do que você tem algum medo? (tipo: medo do escuro, medo de tempestades, medo de trovões e relâmpagos, medo de ventania, medo de andar de avião, medo de altura, medo de lugares fechados, etc).

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Nestes tempos em Deus chama homens de valor para enfrentarmos os grandes gigantes culturais que tentam assolar nossa sociedade. Precisamos estar preparados para vivermos pela fé e não por aquilo que vemos

(II Co 5:7 – “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”)

b. Esta ministração tem o objetivo de trazer o claro entendimento em como operar pela fé em nossa vida diante dos grandes desafios que estamos vivendo.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa em sua célula aprenda a viver pela fé, viver não baseado naquilo que veem, mas naquilo que Deus estabeleceu em sua palavra. Ore para que as pessoas confiem mais naquilo que Deus fala que nas circunstâncias e limitações.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

OBS.: Um bom líder precisa manter focado os membros de sua célula no objetivo da célula. Você tem compartilhado semanalmente o objetivo da célula com seus membros, tem orado por isto e tem estabelecido estratégias com todos para alcançarem estes objetivos?

Corrigido por Prfta Eneida

12/07/2021

Veja Mais...

05/jul/2021

OS GALILEUS.

 
21/jun/2021

A LEI DA TROCA.