Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO RECEBER AUMENTO DE DEUS

Estudos da Célula

COMO RECEBER AUMENTO DE DEUS
 

Como Receber Aumento de Deus (Ricardo Wagner, ap.)

Gn 1:22 – “E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos.”

Gn 1:28 – “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a.”

Gn 9:1 – “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.”

Gn 9:7 – “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela.”

Vemos desde o início da história do homem que Deus nos criou para que crescêssemos e para que tivéssemos em abundância. O crescimento e a multiplicação é a característica daqueles que estão alinhados com a vontade de Deus.

Todos nós temos que desejar e trabalhar para crescer e multiplicar em todas as coisas boas. Não crescer e não multiplicar é característica daqueles que não estão alinhados com aquilo que Deus deseja ao homem.

A expectativa de Deus para com o homem é que cresça e multiplique. Na parábola dos talentos, fica claro qual o pensamento de Deus referente àquilo que ele nos deixou. (Leia Mt 25:14-30).

O homem na parábola representa o Senhor. Os servos somos nós e os talentos é aquilo que Deus colocou em nossas mãos. 

Quando o Senhor voltou, fica claro que a expectativa era que cada um que recebeu os talentos os multiplicasse. Quando aqueles que multiplicaram seus talentos apresentarem seus frutos, o senhor exclamou:

Mt 25:21a – “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel.”

Mas quando aquele que não multiplicou o que havia recebido veio dar suas justificativas (não entendendo que a prioridade do senhor era o crescimento e multiplicação), o senhor exclamou:

Mt 25:26,30 – “Servo mau e negligente ...30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

Além de muitas outras coisas que nos ensina esta parábola, podemos entender nela que aquilo que Deus colocou em nossas mãos, independentemente o que seja, o objetivo é que façamos crescer e multiplicar. Quando não estamos fazendo isto, quando usamos as coisas apenas para satisfazer nossos desejos, quando não nos preocupamos em fazer crescer aquilo que Deus nos deu, ele nos chama de “servos maus, negligentes e inúteis”.

Veja mais o que o senhor disse aos servos que multiplicaram:

Mt 25:21 – “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Esta parábola também nos ensina que a chave para termos aumento em nossas vidas, a chave para nosso crescimentoestá em nossas mãos, naquilo que Deus já tem nos dado, naquilo que já temos agora. Para entender melhor este princípio de crescimento vamos ver outra parábola:

Lc 16:10-12 – “10 Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. 11Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza? 12 Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?”

O verdadeiro teste de aumento é o que está em suas mãos agora. O que fizemos com aquilo que Deus colocou a nossa disposição neste momento é aquilo que define se vamos crescer, aumentar e desenvolver. Jesus continua a dizer que, se você não tiver sido fiel com as riquezas injustas, quem lhe confiará as verdadeiras riquezas. Isso significa que você nunca pode ir para o próximo nível de aumento até que se prove fiel em seu nível atual. Se você quer ver um aumento, prove que é fiel no seu nível atual. A bíblia continua a dizer que se você não for fiel com o que pertence aos outros, você não receberá aquilo que devia lhe pertencer. As chaves nesses três versículos são instrutivas. A fidelidade em multiplicar o que você tem atualmente é o que lhe trará aumento. Tome muito cuidado e aumente, desenvolva, faça crescer o que você tem atualmente. É aí que começa o seu aumento. Seu próximo nível está no nível atual. Sua fidelidade com a semente é o que produzirá o fruto. Seu futuro está em seu presente. É como você trata o seu presente que determina o seu futuro.

Se Deus deu talentos, capacidades, recursos, inteligência, habilidades atualmente, preocupe-se em usar e multiplicar em sua vida e na vida de outras pessoas aquilo que Deus lhe deu. Não seja egoísta. Não use tudo para seu prazer. Não se faça indiferente com o que você tem hoje, não pense que aquilo que você tem é nada a ponto de não poder contribuir com nada. Seja fiel com aquilo que Deus lhe deu e ele lhe fará cresce, aumentar e estar por cima.

PERGUNTAS: Quais as capacidades únicas que Deus lhe deu e que você pode multiplicar. O que você tem multiplicado e o que você não tem utilizado e multiplicado? Que atitude você deve ter a partir deste entendimento?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual um talento, habilidade ou capacidade diferenciado que você tem comparado com outras pessoas?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Deus está buscando pessoas fiéis a sua palavra para os abençoar, para demonstrar sua fidelidade a eles. Para isto precisamos entender a fórmula de Deus para o crescimento e nos alinharmos a ela.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a desenvolverem ao máximo tudo aquilo que Deus já lhes deu, a fim de Deus lhes colocarem em posições diferenciadas.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula a desenvolverem o máximo seus talentos, habilidades e capacidades para que usando o máximo Deus lhes coloque em posições privilegiadas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: Com o conhecimento de cada pessoa que está em sua célula, distribua tarefas para que eles venham a crescer naquilo de especial que Deus colocou em suas mãos. O segredo de fazer crescer sua célula está em mobilizar todos participantes naquilo que melhor eles tem.

Corrigido por Prfta Eneida Wagner

04/01/2022

Veja Mais...

30/Dez/2021

2022 - ANO PARA BRILHAR.

 
13/Dez/2021

A INCREDULIDADE .

 
06/Dez/2021

O REI UZIAS.

 
29/Nov/2021

AGIR PELA FÉ .

 
23/Nov/2021

MULTIPLICAÇÃO .