Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO PROSPERAR EM MEIO AO CAOS

Estudos da Célula

COMO PROSPERAR EM MEIO AO CAOS
 

Como Prosperar em Meio ao Caos (Ricardo Wagner, ap.)

A Bíblia tem instrução para nossas vidas independentemente da situação ou momento em que estejamos vivendo. Nosso Deus é um deus que diz: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século... De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Mt 28:20, Hb 13:5).

Percebemos que Deus demonstra quem Ele é exatamente nos tempos de crise e caos. Quanto mais conhecermos a Deus, mais confiantes e seguros podemos andar diante de qualquer circunstância, certos que Ele proverá a sua bênção e “completará o número dos nossos dias.” (Ex 23:26). Isaque, filho de Abraão, passou por uma experiência muito desafiadora num momento de caos.

Gn 26:1-6, 12-14 – “1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai... 6 Isaque, pois, ficou em Gerar... 12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja”.

Quando a seca e consequente fome abateu-se sobre a terra de Canaã, Isaque, seguindo o exemplo de seu pai Abraão decidiu descer ao Egito, onde normalmente havia provisão de alimentos em função do Rio Nilo que nunca secava. No meio da jornada, ao chegar em Gerar (terra dos filisteus), caminho para o Egito, Deus disse para que Isaque não descesse ao Egito, mas confiasse n’Ele para sua provisão em meio ao caos. Isaque não hesitou em ficar num lugar onde a seca estava devastando a terra, mas confiou em Deus no meio do caos. Por que Isaque estava tão seguro com respeito a provisão de Deus em meio a crise? Justamente porque ele já tinha tido uma experiência com seu pai, onde ele seria a oferta, mas de última hora, Deus providenciou um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar.

O Senhor ordenou a Abraão que fosse a terra de Moriá e lhe oferecesse em sacrifício o seu único filho Isaque (Gn 22.1-2). Então, Abraão não mede esforços para obedecer à voz de Deus. Sua submissão a Deus fez com que ele levantasse bem cedo, aprontasse seu jumento, tomasse consigo dois de seus moços e seu amado filho Isaque, apanhasse a lenha para o holocausto e seguisse para o local orientado por Deus, cumprindo sistematicamente as ordens do Senhor.

Durante a caminhada até o local do sacrifício, Isaque pergunta ao pai sobre o cordeiro que será oferecido. Abraão tinha plena certeza que existia uma esperança em meio ao caos que os aguardava. Olhando mais de perto a vida de Abraão, podemos dizer que são nos momentos de crise que a fé faz a diferença nas atitudes tomadas. Com sua atitude, Abraão ensina a Isaque que eles serviam a um Deus provedor de todas as coisas.

Sl 34:10 – “Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará.”

A resposta de Abraão neste momento foi uma das maiores provas de fé que as Escrituras mencionam (Gn 22.8). Quando Abraão mostrou que realmente estava disposto a fazer qualquer coisa para obedecer a Deus, o Senhor providenciou o cordeiro substituto que morreu no lugar de Isaque.

Esta experiência da confiança de seu pai Abraão no Deus a quem ele servia estava viva no coração de Isaque. Aquele lugar foi chamado de Yahweh Jiré, que significa: o Deus da provisão (Gn 22:1-19). Agora era a vez de Isaque mostrar que confiava no Deus de seu pai para a provisão no meio do caos.

Como Isaque conhecia que o seu Deus era o Deus da provisão, ele não hesitou em ficar na terra de Gerar, segundo Deus lhe havia ordenado. Ali ele preparou a terra, plantou, desentulhou os poços e o Senhor o abençoou grandemente o que Isaque fazia, a tal ponto do povo daquela terra invejar Isaque. Assim funciona as coisas para Deus. Ele não abençoa o preguiçoso. Deus abençoa aquilo que fizemos. Assim como aconteceu com José, aconteceu com Isaque: "porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” (Gn 39:23).

Deus não prosperava ele do nada, Deus prosperava aquilo que ele fazia. Nossas escolhas tem um grande peso em nossa vida, no presente e futuro. Precisamos entender que Deus permite que passemos por testes, para apreciar qual decisão iremos tomar. Não restam, aliás, exemplos de pessoas que foram testadas no quesito fé e foram aprovadas: Noé, Abraão, Moisés, Rute, Ester, Paulo, entre outros.

Isaque também pode ser incluído nesta galeria. Deus foi bem claro: ele não deveria descer ao Egito, deveria ficar em Gerar e ali ele seria abençoado. Com sua escolha em obedecer e permanecer em Gerar, Isaque nos faz ver que além de conhecer a Deus e sua vontade, é preciso decidir obedecer e agir.

PERGUNTAS: Que lições podemos tirar da experiência de Isaque quando passou por tempos de crise? Como estes ensinamentos aplicam-se a nossos tempos de crise que estamos vivendo? Como podemos aplicar estes princípios em nossas vidas exatamente neste tempo de caos?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: A Bíblia tem muitas histórias fantásticas. Certamente você conhece muitas dela. Qual das histórias bíblicas mais lhe impressiona?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Precisamos aprender a tirar proveito de todos momentos e situações que vivemos. Mesmo que neste momento de pandemia pareça que não podemos avançar, justamente nestas circunstâncias vemos as histórias mais tremendas da intervenção de Deus.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a aprender a tirar o maior proveito em qualquer circunstância, mesmo no meio do caos

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula aprendam a confiar em Deus e no seu suprimento justamente nestes momentos de caos que estamos vivendo.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Estamos num momento delicado de nossa história. A Bíblia diz: “A esperança que se adia faz adoecer o coração” (Pv 13:12). Muitas pessoas estavam muito esperançosas que este ano voltaríamos a normalidade e muitos dos projetos que tinham poderiam ser colocados em prática. Mas a pandemia está se prolongando e piorando. Neste momento é muito importante reafirmar as promessas de Deus, gerando esperança e fé, nos membros de nossa célula para não esmorecerem e entrarem num momento depressivo em suas vidas. (Corrigido por Prfta Eneida Wagner)

15/03/2021

Veja Mais...

01/mar/2021

DIA MAU.