Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > COMO AGRADAR A DEUS

Estudos da Célula

COMO AGRADAR A DEUS
 

Como Agradar a Deus (Ricardo Wagner, ap.)

A Bíblia fala objetivamente de apenas um homem que tenha agradado a Deus. O nome dele era Enoque. A Bíblia diz que Enoque “obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hb 11:5b). Como galardão de ter Enoque agradado a Deus “foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara” (Hb 11:5a).

Enoque era a sétima geração depois de Adão. Na época de Enoque, a humanidade não estava nada bem. Ainda preservavam certa perfeição física que Adão e Eva tinham no paraíso; por isso eles viviam muito tempo. O filho de Enoque, Matusalém foi o homem que temos registro que mais viveu na história da humanidade, 969 anos (Gn 5:27). Mas, em sentido moral e espiritual, a situação da humanidade na época era péssima. O mundo estava cheio de violência e corrompido pelo pecado. Essa violência tinha começado na segunda geração, quando Caim matou seu irmão, Abel. Parece que um dos descendentes de Caim até se gabava de ter sido mais violento e vingativo do que o próprio Caim (Gn 4:23). Deus estava tão decepcionado que, algum tempo depois da vida de Enoque, enviou um dilúvio que destruiu quase toda a humanidade. Apenas Noé, bisneto de Enoque, e sua família sobreviveram.

O livro de Judas nos dá uma idéia de que o ambiente espiritual na época de Enoque era completamente ímpio, ou seja, pessoas sem fé e que não temiam e não reverenciavam a Deus.

Jd 1:14-15 – “14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”

Em meio a tanta corrupção, Enoque se destacou por andar com Deus.

Gn 5:22-24 – “22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Por ter andado Enoque com Deus, Deus se agradou dele. Vimos também que Noé andava com Deus e também foi agraciado.

Gn 6:8-9 – “8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR. 9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.”

Na época de Noé, assim como na época de Enoque, “a terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência” (Gn 6:11). Com o dilúvio “foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca” (Gn 7:23).

PERGUNTAS: Em tempos como de Enoque e Noé há uma grande pressão da sociedade para vivermos no padrão do mundo. Como podemos agradar a Deus no meio de um mundo corrompido?

Mas, por que objetivamente Enoque agradou a Deus? A resposta está no mesmo texto de Hebreus 11:5:

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:5-6a).

Na tradução da Bíblia A Mensagem diz assim: “É impossível agradar a Deus a não ser pela fé.”

Então, como podemos agradar a Deus? Apenas através da fé. Quando cremos, ou seja, alinhamos nossos pensamentos e nossas ações a palavra de Deus, aí o agradamos.

Não há nada que podemos fazer para agradá-lo. Tudo que fizermos não seria possível afastar a ira de Deus sobre o mal que fizemos. Nada anularia os pecados e o mal que fizemos. Mas através de Jesus, que pagou o preço pelo nosso mal, podemos agora chegar diante de Deus. Então, a única forma de agradar a Deus não são coisas que fizemos, mas no que cremos. Não há outra maneira.

Cada vez que em nossa vida, por algum motivo não cremos na palavra de Deus, em sua fidelidade, em seu cuidado, em seu poder para conosco, estamos colocando em dúvida a Deus e não o agradamos. Mas quando cremos na sua Palavra e descansamos naquilo que Ele faz por nós por intermédio de Jesus, estamos agradando a Deus. Andar com Deus é crer na sua Palavra e viver de acordo com aquilo que ele diz!

PERGUNTAS: Em sua vida, você está agradando a Deus? Lembre que se agrada a Deus pela fé! Por quê da sua resposta?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Nunca deixe que dar uma grande importância para os visitantes. Mostre isto na prática. Eles precisam perceber que são bem-vindos e queridos em nosso meio.

b. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

c. Quebra Gelo. Pergunta: O que você mais aprecia que as pessoas façam para você?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há que toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. Este é um momento para criar um ambiente onde o Espírito Santo se sinta a vontade. Então, não leve esta parte da célula com leviandade. Deste momento depende o agir de Deus durante a reunião.

c. Orem para que nesta reunião milagres sejam liberados sobre a vida das pessoas.

3. Edificação

a. O objetivo desta ministração é mostrar que nada que fizemos pode agradar a Deus. A única forma de agradar a Deus é pela fé. A fé é o que agrada a Deus.

b. Mostre claramente que todas obras que fizermos são como trapos de imundícia diante de Deus (Is 64:6). As nossas obras não nos credenciam diante de Deus. O que nos credencia é nossa fé.

4. Evangelismo

a. Provavelmente durante a ministração as pessoas tenham expressado que pensavam que através de suas ações poderiam agradar a Deus. Agora, ore por elas para que creiam e vivam esta fé que agrada a Deus.

b. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

c. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para as pessoas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

d. Dê os avisos necessários.

e. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

f. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

Observações:

A célula é a verdadeira igreja. As relações de fortalecimento mútuo são a base para confiança e crescimento. Construam oportunidades para criar relacionamentos mais consistentes entre os membros da célula.

08/04/2019

Veja Mais...

18/mar/2019

AÍ VEM O SONHADOR.

 
12/mar/2019

O DEUS QUE PREPARA TUDO.