Rádio Online
 
 
pub

Estudos da Célula

ANSIEDADE
 

Ansiedade (Ricardo Wagner, ap.)

Os tempos que estamos vivendo são tempos em que a ansiedade se multiplicou grandemente, principalmente por causa da Pandemia. Pelo motivo de os meios de comunicação enfatizarem continuamente de forma massiva, a respeito do Corona Vírus, as pessoas se sentem inseguras e amedrontadas em relação a sua saúde e seu futuro, gerando com isso, uma coisa que conhecemos como ansiedade! A Bíblia diz que a ansiedade abate o homem!

Pv 12:25 – “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”

Pv 12:25 – “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.”

Esta palavra abater significa paralisar, prostrar. Isto significa que a ansiedade paralisa as pessoas. Torna elas passivas. Sem reação, cansadas, depressivas, derrotadas. Pessoas ansiosas acabam não conseguindo avançar. Ficam estagnadas. Não conseguem encontrar motivação para irem em frente.

A palavra ansiedade (língua hebraica que foi escrito o Antigo Testamento), vem da palavra “peixe”. Tem esta raiz, pois assim como a cauda de um peixe se move de um lado e para outro a fim de impulsionar-se na água, uma pessoa ansiosa também se agita de um lado para outo. Por isto que a palavra peixe e ansiedade vem da mesma raiz no hebraico. Em outros momentos, o verbo oriundo da palavra ansiedade foi traduzido como agitado:

Jr 49:23 – “A respeito de Damasco, envergonhou-se Hamate e Arpade; e, tendo ouvido más novas, cambaleiam; são como o mar agitado, que não se pode sossegar.”

Jr 49:23 –Seu coração está agitado, como o mar numa tempestade.”

PERGUNTAS: Você percebe que uma passividade tomou conta de você neste período de pandemia? Uma espécie de medo! Como esta passividade se manifestou? (tipo não querer ir para o culto, pois fica mais fácil permanecer em casa olhando uma Live)

Jesus, em sua caminhada encontra uma pessoa assim e ensina algo muito importante. Em Betânia moravam 3 irmãos: Lázaro (aquele que Jesus ressuscitou, Marta e Maria). Provavelmente os pais deles já não viviam mais, pois a Bíblia não faz referência deles.

Quando Jesus ia a Jerusalém, fazia questão de passar na casa destes seus amigos de Betânia. Certa vez, quando Jesus encontrava-se na casa deles, a Bíblia nos conta de um evento muito interessante com o qual muito podemos aprender:

Lc 10:38-42 – “38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

A raiz da palavra grega para agitar-se de um lado para outro significa originalmente no grego dividir, separar em partes, cortar em pedaços.

O diabo tenta nos distrair hoje. Ele nos distrai com muitas coisas, assim como Martha se distraia com muitas coisas. O que o diabo tenta é dividir nossa atenção com coisas menos importantes, assim como Marta estava dividindo a atenção dela.

O que Jesus explica nesta história é que para evitarmos de ficar ansiosos precisamos focar numa só coisa: em Jesus, assim como fez Maria, irmã de Marta.

Há um belo exemplo que nos ilustra esta situação: o domador de leões em um circo. Durante o ato de circo, o "domador de leões" segura uma cadeira para o leão e a move constantemente de modo que a atenção do leão esteja na cadeira. O leão se distrai com as 4 pernas da cadeira, por isso não ataca o domador.

Uma vez que o leão fica atento aos pés da cadeira ele perde toda sua concentração, ele se paralisa diante de 4 pernas de uma cadeira. O leão é muito mais poderoso que o domador, mas está distraído e não pode usar seu poder.

Se seguirmos os conselhos de Jesus, vamos fazer como Maria. Nos concentrar em Jesus. Tudo o que for necessário ele nos suprirá. Não podemos deixar que o diabo nos distraia e nos deixe ansiosos. Precisamos nos focar em Jesus.

PERGUNTAS: Durante este tempo de pandemia você se sentiu ansioso? Muitas vezes sem saber o que fazer? Distraído? Quais as consequências que você percebeu em sua vida em função desta ansiedade/distração?

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como realmente são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: O que deixa você mais ansioso?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. A Pandemia criou uma passividade muito grande nas pessoas. As pessoas acostumaram-se com uma vida em marcha lenta. Ficaram com medo de sair de casa. O descanso do lar gerou uma inércia muito grande. Precisamos mobilizar as pessoas para saírem da passividade. Saírem da ansiedade. Voltarem a se concentrar nos seus planos, sonhos e em Jesus.

b. Esta ministração tem o objetivo de Levar as pessoas de nossas células a se levantarem e saírem desta inércia para avançarem nos projetos de Deus.

4. Evangelismo

a. Ore para que as pessoas de sua célula venham a se levantarem para não ficarem presas na passividade que a ansiedade criou em suas vidas.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Observação: Sua célula precisa estar sempre motivada. Nunca deixe cair na rotina. Mobilize a célula através da perseguição conjunta aos objetivos compartilhados com todos.

28/09/2020

Veja Mais...