Rdio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > ALEGRIA 2

Estudos da Célula

ALEGRIA 2
 

ALEGRIA 2 (Ricardo Wagner, ap.)

I Ts 1:6 – “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.

A experiência bíblica dos primeiros cristãos nos causa espanto. Mesmo em meio a muita tribulação, Paulo escreve que os cristãos de Tessalônica estavam tendo um tempo de muita alegria. Da mesma forma, Paulo quando escreve aos Filipenses, ele igualmente estava a um bom tempo aprisionado e prestes a uma possível execução, E o mesmo escreve:

Fp 2:17-18 – “ 17 Contudo, me alegrarei mesmo se perder a vida, entregando-a a Deus como oferta derramada, da mesma forma que o serviço fiel de vocês é uma oferta a Deus. E quero que todos vocês participem dessa alegria. 18 Sim, alegrem- se, e eu me alegrarei com vocês.”

Os irmãos de Filipos sabiam que o apóstolo Paulo estava numa situação muito delicada, e que provavelmente sofreria a pena capital. Nesta carta, o apóstolo Paulo nos ensina, porque podemos estar contentes em qualquer circunstância, inclusive no meio de muitas tribulações e problemas.

Primeiro, neste contexto, Paulo queria garantir aos filipenses que tudo estava bem com ele. Como ele fez isso? Ele disse a eles que todo o seu sofrimento havia promovido o reino de Deus.

Fp 1:12-18 NVT– “ 12 Quero que saibam, irmãos, que tudo que me aconteceu tem ajudado a propagar as boas-novas. 13 Pois todos aqui, incluindo toda a guarda do palácio, sabem que estou preso por causa de Cristo. 14 E, por causa de minha prisão, a maioria dos irmãos daqui se tornou mais confiante no Senhor e anuncia a mensagem de Deus com determinação e sem temor. 15 É verdade que alguns anunciam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. 16 Estes pregam por amor, pois sabem que fui designado para defender as boas-novas. ... 18 Mas nada disso importa. Sejam as motivações deles falsas, sejam verdadeiras, a mensagem a respeito de Cristo está sendo anunciada, e isso me alegra. E continuarei a me alegrar.”

Isso diz muito! Paulo amava a Deus e o progresso do seu reino mais do que a si mesmo. Se o reino de Deus estava melhor por causa da prisão de Paulo, então tudo valeu a pena. Que atitude tremenda. Esta é exatamente a atitude que precisamos ter! Quando Deus, seu reino e eventualmente os outros são mais importantes do que nós mesmo, estamos no caminho certo para a alegria. Mas se estamos envoltos em nós mesmo e em nossos prazeres, aí que está o obstáculo número um para o contentamento e a alegria.

PERGUNTAS: Percebemos que a alegria de Paulo estava ligada ao sucesso da propagação do evangelho e a que muitas pessoas estavam conhecendo a Deus. Isto era mais importante para ele que sua própria vida. Nossa pergunta é: estamos mais comprometidos com nosso egoísmo ou o Reino de Deus vem antes de tudo?

Em segundo lugar, precisamos lidar com o que está fora de nós, ou seja, nossas circunstâncias. Paulo deu uma grande visão em como lidar com a circunstâncias que nos cercam.

II Co 4:17-18 – “ 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

Paulo disse que sua aflição era apenas leve. Ele não disse isso porque não tinha problemas. Podemos ler uma lista de suas “leves aflições” em II Co 11:23-30. A lista inclui surras com chicotes e varas, prisão, naufrágio, fome e sede por causa de seu trabalho apostólico e muito mais. Então, como podemos falar sobre o nosso fardo pesado quando Paulo chamou todos os seus problemas, que eram muito piores do que qualquer coisa que sofremos, apenas leves aflições?

Veja, não são as circunstâncias que são o problema; é a maneira como vemos as situações e o valor que atribuímos a elas que os torna um problema. Paulo disse que todas as suas aflições duraram apenas um momento. Isso significa que estas circunstâncias tiveram vida curta em comparação com a eternidade. Paulo colocou tudo na perspectiva da eternidade. Independentemente de quão ruins as coisas estejam nesta vida, temos uma eternidade tão maravilhosa prometida a cada um, de forma que todos os nossos problemas se tornam insignificantes comparados com a eternidade que teremos.

Rm 8:18 – “ 18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

PERGUNTAS: Estamos preparados para enfrentarmos qualquer coisa por amor a Deus ou estamos mais preocupados conosco mesmos e com nosso bem estar? Estamos prontos para, até, se preciso for, morrer por Jesus, ou nossos prazeres estão em primeiro lugar em nossas vidas. Veja que Paulo nos ensina que aquilo que enfrentamos hoje não é nada com a eternidade que está diante de nós.

 

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Qual a coisa que você dá mais valor em sua vida?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Os erros filosóficos que tem se inserido em nossa sociedade tem devastado muitas pessoas e destruído muitas famílias. Nossa sociedade se adoece a cada dia levando as novas gerações a uma completa perda de identidade e consequentemente uma completa anarquia e vida sem sentido. A alegria tem sido buscada em experiências e não em uma posição interior. As pessoas estão reféns das circunstâncias e tem entregue suas vidas àquilo que as manipula desde fora. Pessoas não tem mais controle sobre si, mas são reféns de nossa sociedade. Por outro lado, a Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4:4)

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossas células a entenderem que podemos viver alegres independentemente daquilo que acontece ao nosso redor. Nós é que controlamos nossa vida, não as circunstâncias.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa da sua célula aprenda a viver alegre, não por aquilo que acontece ao seu redor, mas por aquilo que cultivamos dentro de nosso coração.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a Ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

Obs: A célula é a coisa mais importante que temos na igreja. Nada é mais importante na estrutura da igreja que as células. A saúde das células define a saúde da igreja. Não procrastine em corrrigir alguma coisa que não está bem em sua célula. Se existem pecados, confronte-os logo antes que eles destruam sua célula. Se há algum mal entendido, junte logo todas as partes envolvidas e esclareça logo tudo. Se existe alguma disputa interna, resolva logo! Não pense que o tempo solucionará as coisas. O tempo somente faz com que o problema creça. Enfrente logo toda rebelião.

Corrigido por Profeta Eneida Wagner.

12/11/2021

Veja Mais...

01/nov/2021

ALEGRIA.

 
25/out/2021

PROPÓSITOS.

 
18/out/2021

SACRIFÍCIOS .

 
11/out/2021

OLHAR PARA JESUS (2).