Rádio Online
 
 
pub
Home > Estudos > Estudos da Célula > A VERDADE É QUE LIBERTA!

Estudos da Célula

A VERDADE É QUE LIBERTA!
 

A Verdade é Que Liberta (Ricardo Wagner, ap.)

Jesus quando estava em seu ministério terreno, por falar e demonstrar coisas que os religiosos da época não gostavam, estes o condenavam e queriam mata-lo. De fato, foram justamente estes, os religiosos da época, que entregaram Jesus para ser crucificado. No meio de uma conversa de Jesus com os fariseus (religiosos da época), no momento em que Ele justamente estava desvendando publicamente seus planos para o matarem, foi quando Ele nos trouxe um ensinamento precioso.

Jesus nos apresenta a importância de termos os conceitos mentais corretos, pois justamente mostrava aos fariseus que ao contrário que eles pensavam, estes não tinham seus pensamentos alinhados com Moisés, Abraão e com o próprio Deus. Os fariseus pensavam que tinham idéias que eram da parte de Deus, mas estavam completamente enganados, a ponto de estarem se organizando para matarem a Jesus.

Os judeus disseram: “Somos descendência de Abraão ... 34 Replicou-lhes Jesus: ... 37 Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós... 40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.” (Jo 8:33,34,37,40) Depois eles afirmavam que eram filhos do Pai (Deus), dizendo: “temos um pai, que é Deus. 42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. 44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.” (Jo 8:41-44) Jesus continua falando e deixa claro que apesar deles pensarem que tinham a mentalidade de Abraão e do Pai (Deus), de fato estavam pensando e agindo como o diabo: “44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” (Jo 8:44-47)

Neste texto Jesus mostra claramente o engano em que eles se encontravam. Pensavam estar certos, mas de fato estavam seguindo pensamentos e idéias diabólicas.

Mesmo que isto tenha acontecido a quase 2.000 anos atrás, a realidade parece que se repete hoje. Muitos estão defendendo idéias equivocadas como se fossem a verdade. Levantam e defendem bandeiras com todo seu vigor, sem, todavia, confrontarem com aquilo que Deus diz. Estas pessoas se fazem como que detentores da verdade, como que suas verdades, suas idéias e seus pensamentos fossem a palavra final. Cada dia vemos mais pessoas, não apenas defendendo idéias e pensamentos para si, dizendo que isto que pensam e fazem as deixam felizes como, muitas vezes, querendo incutir em outras pessoas, que aceitem e sigam idéias sem fundamentos da revelação de Deus, da história ou da ciência.

PERGUNTAS: Você já teve algumas idéias e as defendeu fervorosamente e depois percebeu que não eram corretas? Conte! Diante desta conversa de Jesus com os fariseus, Ele falou uma palavra que ressoou tão fortemente que ainda hoje está em todos os lugares: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Jo 8:32 Jesus estava afirmando que a única coisa que daria verdadeira liberdade para as pessoas seria a “verdade”! Justamente aí é que está o grande desafio! O que é a Verdade? Há uma verdade para cada pessoa? Cada pessoa tem a sua verdade? Há diversos pontos de vista e em função disto há muitas verdades?

O falecido Dr. Alfred Jepsen, ex-professor de Antigo Testamento na Universidade de Greisfwald, nos dá uma definição acurada sobre a verdade, colocando desta forma: “A verdade é aquilo que é constante e imutável. . . algo em que alguém pode confiar, que será verdade no futuro”. Aqui temos 4 características da verdade.

1. A verdade é constante. Esta característica fecha exatamente com Palavra de Deus: “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40:8).

2. A verdade é imutável. Esta igualmente: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Lc 21:33).

3. A verdade é algo em que se pode confiar. “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação” (I Tm 4:9).

4. A verdade será verdade no futuro. “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.” (Sl 119:89)

Portanto, dentro desta definição a Palavra de Deus é objetivamente a verdade. Apesar que o Pós-Modernismo exalta o relativismo e a ausência de verdades absolutas, a Bíblia diz que há uma verdade: a Palavra de Deus. Em Jo 17:17, Jesus disse em oração ao Pai: “a tua palavra é a verdade”. Sempre quando queremos ter uma “palavra final”sobre qualquer assunto, precisamos consultar a Palavra de Deus. Ela é a Verdade e jamais será substituída.

A Verdade é que liberta. O amor não liberta. A amizade não liberta. A complacência não liberta. A aceitação não liberta. A única coisa que liberta é a Verdade. Sempre precisamos falar a verdade em amor! Ef 4:15 – “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

PERGUNTAS: Mesmo que tenhamos crescido aprendendo certos conceitos como sendo verdadeiros, quando nos deparamos com a Palavra de Deus percebemos que precisamos renovar nossa mente. Como este processo acontece?

Reunião da Célula

1. Encontro

a. Enquanto as pessoas forem chegando, você pode deixar uma música de fundo rodando no ambiente. Isto ajuda a preparar o ambiente para célula e deixa mais descontraído.

b. Nunca deixe de dar muita atenção para os novos na célula. Eles precisam se sentir especiais (como são).

c. Peça para as pessoas que trouxeram os visitantes, apresentarem estas pessoas. Receba a todos com muita expectativa e amor.

d. Quebra Gelo: Pergunta: Quem você julga ser a pessoa que mais o influenciou em sua forma de pensar, que não seja papai ou mamãe?

2. Exaltação

a. Se houver possibilidade, cante dois cânticos bem alegres. Se não há quem toque um instrumento, seria interessante que se tenha um aparelho de som e se colocasse uma música pré-selecionada que todos possam cantar juntos. Pode ser até um celular.

b. A presença de Deus é que faz com que as pessoas sejam transformadas na célula. Então valorize este momento para todos entenderem que sobretudo a presença de Deus deve ser valorizada e desejada.

c. Ore pelo andamento da célula e por cada pessoa!

3. Edificação

a. Estamos sendo bombardeados atualmente por uma pressão imensurável de idéias que estão espraiadas por toda sociedade. Estão nos forçando a aceitarmos aquilo que não tem base alguma na ciência, razão, lógica ou sequer na tradição ou na ética. Muitos conceitos sociais consagrados pela história estão sendo colocados no lixo com tanta facilidade que nos espanta. A verdade está se tornando mentira e a mentira, verdade. O certo se tornou errado para muitos e o errado tem se tornado o correto. Como cristão, não podemos apenas ficar olhando a mentira prevalecer sem ao menos nos posicionarmos. Sabemos que somos mais que vencedores, mas precisamos ser os proclamadores da verdade que é a palavra de Deus e sempre nos alinharmos a esta Palavra, independente das pressões e conceitos que o mundo tem aceitado e aplaudido.

b. Esta ministração tem o objetivo de levar os membros de nossa célula a firmarem seus pensamentos e conceitos de vida sobre a Palavra de Deus. Precisamos orar para que jamais nosso povo seja enganado pelas mentiras proclamadas como padrões para este mundo.

4. Evangelismo

a. Ore para que cada pessoa em sua célula tenha os pensamentos alinhados com Deus e com sua Palavra. Que a vida das pessoas não estejam fundamentadas pelos preceitos proclamados neste mundo, mas por aquilo que Deus fala em sua Palavra.

b. Ore sempre pelas necessidades das pessoas (pode fazer uso da cadeira da bênção para esta oração).

c. Aproveite para levar as pessoas que ainda não conhecem a Jesus a se entregarem a ele.

d. Ore pelas pessoas que estão na lista de oração. Faça algo criativo para elas sentirem verdadeiramente que esta lista é muito importante.

e. Dê os avisos necessários.

f. Orem pela liderança da sua igreja e da Rede Apostólica.

g. NUNCA deixe de compartilhar os objetivos da célula, discutir como estão avançando nestes objetivos, estabelecer estratégias e orar por eles. Faça SEMPRE isto.

h. Não esqueça de fazer mensalmente a REUNIÃO FESTIVA para facilitar trazer novas pessoas para a célula.

10/05/2021

Veja Mais...

26/abr/2021

SINERGIA.

 
19/abr/2021

METANÓIA.

 
05/abr/2021

FILHOS VERDADEIROS.